8 de dezembro de 2014

Boneca de Ossos por Holly Black

Autora: Holly Black
Editora: Irado - Novo Conceito
ISBN: 9788581633916
Ano: 2014
Páginas: 221

Classificação: 
POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Poppy, Alice e Zach são melhores amigos desde sempre. Como cada um não possui uma estrutura familiar muito boa, acabam encontrando na brincadeira e na imaginação uma forma de tornar a vida mais fácil e divertida. Suas brincadeiras iam de vento em poupa quando o pai de Zach acaba jogando todos os brinquedos dele no lixo, com a justificativa de que o filho precisa crescer e se tornar um homem de verdade, e não ficar brincando com duas meninas. Zach, é claro, fica arrasado e mente para as meninas dizendo que não quer mais brincar, pois não tem coragem de contar à elas o que aconteceu, mas é claro que Poppy não aceita a desculpa, principalmente por ser a mais teimosa dos três e o pressiona a contar o que esta acontecendo. Poppy não tem sucesso na tentativa de descobrir o que houve e acaba tendo uma ideia de chamar sua atenção.

A mãe de Poppy possuía uma boneca que ficava guardada numa estante de vidro, e ela e seus amigos eram proibidos de sequer chegar perto dela que parecia ser feita da mais pura porcelana. Desta forma, como gostavam de imaginar coisas, eles incluíam ela em suas brincadeiras e a chamavam de A Rainha - que ficava em sua torre apenas observando todos os reinos e aguardando a oportunidade certa de sair. Eles sempre tiveram vontade de tirá-la de lá, mas além de serem proibidos, ela possuía uma aparência bem assustadora que sempre causava arrepios em Zach.

Porém, mesmo sem a autorização da mãe e sabendo que levaria uma bronca sem fim, Poppy retira a boneca da estante e chama Zach para participar de uma missão com ela e Alice, mesmo sabendo que ele teoricamente não quer mais brincar. Ele a principio, acha isso uma loucura, pois sabe que se a mãe dela descobrir que a boneca foi retirada da estante levará uma bronca, mas Poppy conta que na verdade a missão vai muito além de uma brincadeira. Ela conta à eles que sonhou que a Rainha - a boneca - na verdade, era feita de ossos humanos de uma menina chamada Eleonor e que ela queria ser enterrada de forma digna.

É claro que Alice e Zach não acreditam em Poppy, principalmente pelo fato dela sempre ter sido a que mais tinha uma imaginação fértil em suas brincadeiras, mas como sempre, ela os convenceu de que era verdade, mostrando para eles inclusive que haviam cinzas e pequenos pedaços de ossos dentro da boneca e assim, eles partem para East Liverpool, lugar no qual o espirito de Eleonor informou que eles deveriam enterrá-la, e é a partir deste momento que eles viverão as maiores aventuras de suas vidas na tentativa de completar essa missão.

Boneca de Ossos cumpre bem seu papel quando o assunto é entreter os  jovens. Além de uma leitura bem fácil, possui muitas brincadeiras e aventuras. Como os personagens tem em torno de doze e treze anos, é provável que os jovens dessa idade se identifiquem bastante com a história no todo. Além de toda a aventura, ainda é possível acompanhar o amadurecimento dos personagens, o que é bem legal também. Não posso negar que achei a história em si um pouquinho macabra, principalmente quando a ideia é que o público alvo do livro tenha mais ou menos essa faixa etária, mas achei que no geral foi bem legal e interessante, além de trazer várias lições sobre comportamento.

Para quem não é tão jovem, mas que deseja ler algo levinho e que distraia, Boneca de Ossos cumpre seu papel. Mas se você na verdade quer presentear algum irmão(a), sobrinho(a), primo(a)... Ou seja, alguém mais jovem da sua família com um livro bem legal, Boneca de Ossos também é indicado.

7 comentários

  1. a trama parece ser mais voltada para este público jovem mesmo, mas mesmo assim tenho curiosidade em ler hehe
    parece ser uma história divertida e leve...
    sabe, estava pensando em um livro para dar para meu primo (de 13 anos) no natal e acho que este será ótimo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Achei o pai de Zach um tremendo cruel, por tratar o garoto dessa forma e não deixar o ser livre. Poppy deve ter feito a escolha errada ao tirar essa boneca do lugar sem a permissão, Eleonor me assustou, imagine só? (não).
    Não curti tanto assim o enredo, achei que não é aquele tipo que me atrai sabe? Mas leria sem problemas caso tivesse.
    Abraços Laisy,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  3. confesso que boneca de ossos me deu medinho pq quando eu era criança imaginava as minhas bonecas se mexendo. claro que n é um livro mega incrível, mas é uma leitura bem legal.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser um livro direcionado para o público jovem,tenho vontade de ler.
    Para falar a verdade queria adquirir o livro principalmente pela capa. É uma graça!

    ResponderExcluir
  5. Olá Laisy,
    que mal esse pai do Zach! Se interessar pelo basquete não é tão mal assim, mas não precisava largar das brincadeiras né?! Poppy me parece bem atentada, até conseguiu convencer Zach...
    Uma boneca feita de ossos humanos que queria ser enterrada de forma digna? Assim como você, achei a história macabra feat. medonha, ainda mais que é para os jovens em torno de doze e treze anos. Mas mesmo assim, parece legal :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Laisy, também gostei deste livro e concordo que ele é bom para as crianças e para os jovens, mas não o achei assustador.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Achei bonitinho, é o tipo de presente que eu daria para a minha irmã ahaha Quando lançou eu estava meio que no frisson pra ler, mas depois de um tempo passou e agora acho que só vou comprar quando der na tenha. Já li algumas resenhas sobre ele e parece que todo mundo achou muito bom, mas muito infantil - embora seja um livro para criança, eles queriam o que? rs - como não ligo pra isso e me divirto de qualquer maneira acho que vai ser uma leitura gostosa de fazer :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥