7 de janeiro de 2015

A Escolhida por Lois Lowry

O doador de Memórias - livro II

Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413472
Ano: 2014
Páginas: 192

Classificação: 
Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

Atenção: Esta resenha pode conter spoilers. 

Quando li O Doador de Memórias, eu achei o enredo sensacional, pois tratava-se de uma distopia diferente de tudo que nós estamos acostumados a ler desse gênero, por ser uma história muito voltada para o lado psicológico.
Quando terminei o primeiro livro eu fiquei com aquele gostinho de "quero mais" porque a história terminou na melhor parte e o livro era muito fino. Com isso, eu estava ansiosa pelo segundo para saber a continuação das aventuras de Jonas.
Só que não foi com isso que eu me deparei neste segundo livro...

Em A Escolhida conhecemos a história de Kira, uma menina manca que tem um dom relacionado ao bordado. Ela vive em uma comunidade completamente diferente da apresentada em O Doador de Memórias (a comunidade de Jonas é extremamente organizada; a dela é formada por pessoas rudes e sem muita organização); tem uma forma completamente diferente de manter a memória do seu povo (na comunidade de Jonas existia O Doador, na dela é através de uma canção e uma túnica que ela deve restaurar com os bordados dela) e o Jonas , personagem do primeiro livro, não aparece em nenhum momento neste livro.

Resumindo: A Escolhida é uma história completamente diferente.

Obviamente, com o tempo, Kira - assim como o Jonas - percebe que a comunidade dela não é o que ela imaginava e descobre que os líderes da comunidade escondem muitos segredos e estão mentindo para ela. Como Kira é a bordadeira oficial da comunidade, ela precisa fazer suas próprias linhas de bordado e conseguir tingi-las para conseguir as diferentes cores para os bordados.
Pois é... eles veem cores normalmente, ao contrário da comunidade de Jonas onde só ele conseguia ver as cores... mais uma diferença entre os dois livros e as duas comunidades...
Enfim...
Ela precisa da cor azul, mas as plantas responsáveis por colorir os fios de azul ficam muito distantes da vila de Kira, por isso, um amigo dela - Matt - uma criança muito agitada, que vive suja e faz o que quer da vida porque a mãe dele não lhe dá a mínima, decide agradar a amiga bordadeira e viaja para os confins da vila atrás da tal planta que ela precisa para conseguir o azul.
E quando ele volta, traz muitas novidades ao mundo dela...

Bem... acho que eu provei que é um livro completamente diferente do primeiro, certo? E isso me incomodou MUITO!

Eu esperava a continuação de uma história, não uma NOVA história onde o personagem anterior nem dá as caras. Mas vocês devem estar pensando: "Natália... as histórias devem se encontrar no final do livro, né?". 
Não.
Se as histórias se encontram é no terceiro ou no quarto livro dessa série. Por que eu digo isso? Porque eu não aguentei e fui caçar informações sobre os outros livros da série; e o que eu descobri?
Descobri que o terceiro livro é focado em outro personagem, que no segundo livro é um secundário, e no quarto livro será introduzido mais um personagem. Ou seja, são quatro livros cada um focado em um personagem distinto.

A sensação que eu tive ao terminar este livro é que ele era só pra "encher linguiça", pois não acrescentou nada na história do primeiro livro. Ok... agora que eu sei o que acontece no terceiro e no quarto livro (mais ou menos...) eu entendo o por quê dessa história toda, mas tenho sérias dúvidas se a forma que a autora decidiu contar essa história é a melhor.

Primeiro porque ela te instiga com uma história no primeiro livro e quando você compra o segundo se depara com algo completamente diferente. Eu me senti enganada.
Segundo porque os livros são finos, ou seja, ela poderia muito bem ter divido um único livro em várias partes e aí sim, nós teríamos certeza que se trata de uma mesma história mas com perspectivas diferentes. Você só vai ter essa percepção se fizer como eu e procurar sobre o terceiro livro, que é onde as peças começam a se juntar. Do contrário, para você é uma história aleatória. Tanto que se você quiser ler esse livro sem ter lido o primeiro, não fará a menor diferença.

Além disso tudo que eu já falei (ou melhor... escrevi) essa história é mais lenta que a do primeiro livro. Mas mesmo assim a história flui, porque é pequena e porque não chega a ser chata. Só é menos emocionante que a de Jonas.

Eu poderia ter dado 2 estrelas, afinal, agora eu sei que o livro é uma ponte para o terceiro livro, que é onde realmente devemos começar a ver a continuação da história do primeiro, mas eu descobri isso depois de terminar a leitura  e por pesquisa. Quando eu terminei, minha vontade era de tacar o livro na parede tamanha era a minha frustração com uma história mais fraca e com o meu sentimento de ter sido enganada, Por isso, 2 estrelas não expressariam a minha revolta. Então vou manter 1 estrela, que era a nota que eu pretendia dar antes de fazer minha pesquisa. Se tivesse meia estrela eu dava, mas como não existe na classificação deste blog, vai ficar com 1 estrela mesmo.
#prontofalei

Eu pretendo continuar lendo a série se a editora decidir continuar a publicar os livros aqui no Brasil? Sim, porque não gosto de ficar com uma história pela metade e porque eu acredito que o terceiro livro melhore com a interligação das histórias. Mas eu realmente acho que os livros deveriam ter sido lançados em um volume único. E eu acho que a editora tem que lançar os outros livros mesmo que as vendas não sejam boas, porque senão caímos na mesma questão de outras séries que não vingaram no país, mas que bem ou mal tem seus fãs.
Como eu falei na resenha de "Ladrões de Elite", coloquem uma tiragem menor... coloquem um preço um pouco mais alto... mas lancem!!! Porque se vocês se comprometeram a trazer uma série, que tragam ela por inteiro! Seja ela boa ou ruim! E assim evitem as caixas de e-mail lotadas com reclamações e pedidos dos fãs e dos leitores que desejam simplesmente saber o final da história, como eu.




18 comentários

  1. Adorei a parte do "Pronto falei!" Rsrrsr.
    Não li o primeiro livro, mais ouvi muita gente comentando e estava pensando em comprar, mais agora depois da sua decepção com o segundo vou esperar o terceiro sair pra ver se a estória tem um desenrolar melhor.
    E mesmo não tendo o livro já concordo com você na parte da meia estrela. kkk (É muito chato a continuação do livro não ter nada a ver com o primeiro, nem um citação do personagem principal.) :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália.
    Eu até entendo quando os autores abordam histórias diferentes, com personagens diferentes, para interligá-las depois. Porém, o chato nesse caso é que o segundo livro, aparentemente, está bem abaixo do primeiro. É péssimo quando isso acontece, então entendo completamente a sua revolta.
    Vou ficar na torcida que o terceiro seja bem melhor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo séries e sagas! Claro, quando o livro faz meu gosto e é bom, pois do que adianta você comprar a coleção completa de terminado livro, sendo que você não gostou? Mas também tem o caso de você começar a gostar lá no segundo livro e coisas assim. Por isso gosto de ver as resenhas, sinopse e comentários de quem já leu pra me dar uma ajudinha.

    ResponderExcluir
  4. cara eu achei ruim, mas n tanto como vc. ainda gostei de algumas coisas e tals, mas o fato do livro ser diferente demais do primeiro me incomodou demais tbm.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Natália to me segurando pra não soltar um belo de um palavrão, sinceramente. Eu já tinha ouvido falar que o segundo livro era com uma personagem diferente mas não sabia que era TUDO diferente, que nem sequer tocava no assunto Jonas. Odiei saber disso, odiei mesmo porque eu adorei o primeiro livro e o final foi o final mais aberto que eu já vi na minha vida. Bela mancada da autora, mesmo juntando as histórias no terceiro livro, isso frustra nós leitores de uma maneira que não da nem pra falar.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem feia a capa, ainda mais com a do doador sendo bonita até. Essa classificação não me deu desanimo nenhum, já não tinha vontade D:'Além do mais de tu, achar o 1 sensacional, nem precisar ver que este foi decepcionante. Pelo jeito, é só pra encher linguiça mesmo e o 3° com certeza deve ser ainda mais. Ela queria acho que dinheiro, pois claro que os fãs, iriam achar que seria uma continuação. Mas já que acredita que possa melhorar, é bom dar uma chance.
    Abraços Natália,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  7. é bem chato quando nos decepcionamos com livros que poderiam ser tudo, me senti assim quando li o Resgate do Tigre, não que o livro seja horrível para ler, mas ficou faltando algo. Mas enfim só pela classificação já desanima!

    ResponderExcluir
  8. Oi, xará, eu nem li o primeiro ainda. Mas, geralmente, quando surge um segundo volume obviamente é para dar continuação no livro anterior, né. Não para vir com outra história. Fiquei completamente desgostosa em ler o livro depois de saber disso.

    ResponderExcluir
  9. Eu não li o livro anterior, acabei vendo apenas o filme que gostei, apesar de achar que algumas coisas não foram explicadas corretamente.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. sinceramente eu não tinha muito interesse em ler o primeiro.
    E agora então sabendo que o segundo não é uma sequência do primeiro, minha vontade se resume em zero.
    "Pronto falei!',rs

    ResponderExcluir
  11. Quanta revolta! kkkkkk
    Mas, eu te entendo. Vou contar minha experiência com esse quarteto.
    Li O Doador de Memórias antes de A Escolhida ter sido publicado por aqui, e, como amante de distopias, amei! E fiquei mega curiosa para saber mais dessa sociedade e do protagonista. Como eu me arrisco aqui e ali no inglês, baixei os outros três livros no ereader e comecei a ler.
    Na metade de A Escolhida, bateu aquela dúvida: "Tô lendo o livro certo? Tá muito estranho isso aqui." Também pesquise net afora e como você, descobri que as histórias se interligam no terceiro e quarto livros. Quando terminei, fiquei com aquela sensação de "OK. Não era isso que eu esperava". Mas, antes de sequer formar uma opinião sobre o livro, emendei o terceiro (que provavelmente vai se chamar O Mensageiro) e vi essas histórias se fundirem "levemente". O protagonista desse é o Matt, que apareceu em A Escolhida, se isso te conforta.
    E o terceiro também não me fez morrer de amores pela série. Mas, faltava só mais um, bora terminar essa bagaça.
    O último e mais grosso livro, Son (Filho), vai trazer dois protagonistas, um deles já apresentado nos outros livros. E, depois de O Doador de Memórias, foi o melhor dos quatro.
    A história se fecha, mas sem, em nenhum momento, dar qualquer tipo de explicação esperada em distopias sobre como tudo surgiu ou porque as coisas são como são. E o que mais me incomodou foi que essa história que começou como uma distopia no primeiro livro, acaba como uma fantasia. Das mágicas. E vou te deixar aqui, com essa revelação perturbadora.
    Vale a pena ler? Vale. É uma história interessante e que te prende. Mas, não é incrível.

    ResponderExcluir
  12. Nem acredito. Estou chocada. Eu não quis ler nenhuma resenha desse livro para evitar spoiler, não li nem a sinopse! Mas quando vi a sua classificação eu precisava entender o motivo! Eu completamente amei o primeiro livro, assim como amei o filme, e então estava louca para ler o segundo. Porém, acho que agora eu entendi porque a editora demorou tanto para lançá-lo. Se a continuação não é propriamente a continuação é obvio que esse esquema não faria boas vendas. :S
    Acho que vou acabar largando essa série e preservar meus bons sentimentos para com ela :(

    ResponderExcluir
  13. Nossa o livro deve ser muito ruim mesmo hein, eu ainda não li O doador de memorias e devo dizer que nem sinto muita vontade, agora que eu não pretendo ler o livro, sabendo que o segundo é muito ruim, gostei saber a sua opinião.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Como ainda não li o "O Doador de Memórias" (mas pretendo em breve), preferi pular para os últimos parágrafos dessa resenha. Me assustei ao ver seu desabafo. Entendo completamente o seu descontentamento com esse segundo volume. Essa sensação de estar sendo enganado é péssimo. E concordo com você em relação a publicação completa das séries que as Editoras trazem. Lancem os volumes nem que sejam em e-books, mas lancem.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Já vi alguns comentários bons e alguns negativos acerta dessa série. Talvez por isso que ainda não tenho nenhuma opinião formada e nem sei se quero realmente lê-la. Acho que irei continuar empurrando com a barriga por mais um tempo, ler os que tenho parados aqui na estante e depois repensar a decisão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Como ainda não li O Doador de Memórias dei apenas uma lida rápida na resenha para não pegar Spoiler. Comprei o primeiro livro por indicação, pois me disseram que o livro era ótimo. Além disso, vi muitas críticas positivas quanto a ele. Só ainda não iniciei sua leitura pois estou retomando a leitura de alguns livros que eu meio que tinha desistido de ler, mas espero conhecer em breve essa "distopia diferente" como você disse. Mas uma coisa é certa, pelo menos a capa desse segundo livro também continua linda.

    ResponderExcluir
  17. Oiee.
    Eu não tenho a pretensão de ler O Doador de Memórias, então esse também não está na minha lista de quero ler.
    Não curto muito o gênero, e apesar de ter lido algumas resenhas positivas ainda assim não me vi tentada a lê-lo.
    Melhor deixar pra quem se identifica com a leitura.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  18. Oiee.
    Não tenho interesse algum por esse livro, não li O Doador de Memórias nem o lerei.
    Então só posso falar que vou deixar essa leitura passar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥