21 de janeiro de 2015

Roleta Russa por Jason Matthews

Autora: Jason Matthews 
Editora: Arqueiro
ISBN: 
9788580412758
Ano: 2014
Páginas: 432

Classificação: 

Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Foi uma leitura demorada, enrolei bastante, sinceramente sem nenhum motivo especial, acho que foi preguiça. Quando terminei, me arrependi de ter enrolado tanto para ler esse livro. Jason Matthews nos conquista com uma obra muito bem detalhada, nos mostrando como é o cenário de espionagem mundial.

Você pode ter toda certeza do mundo que, a experiência do autor no ramo da espionagem foi essencial para a criação desse livro. Não lembro de ter lido, ou ouvido falar de outro título que retratasse tão bem esse ramo de espionagem. Na capa da obra tem os detalhes da vida do autor, que é um ex agente da CIA.
Como a sinopse já nos diz, Roleta Russa nos apresenta dois personagens: Nate e Dominika.
Nate é um agente recém  formado pela CIA, que tem a oportunidade de trabalhar em campo na Rússia; se encontrando com um informante russo sempre que possível para ter acesso a informações confidencias. Só que por uma infelicidade, seu primeiro contato com o informante não foi tudo perfeito e os dois quase foram pegos. O informante conseguiu fugir sem ser reconhecido, mas Nate não teve a mesma sorte. Apesar de ter fugido, ele agora já era carta marcada na inteligência Russa (SVR).
Já Dominika, é uma menina muito especial, que sofreu dois grandes traumas na sua vida: A perda de seu pai, e a torção de seu pé (que a retirou do ramo da dança, já que era bailarina). No enterro do pai, seu tio (Vanya Egorova), a recrutou e disse que tinha uma missão especial para a menina. Após o sucesso da missão, Dominika se torna uma agente da SVR. Só que a menina tem um dom especial, ela consegue ver cores em volta das pessoas, que indicam muito sobre a personalidade das mesmas. Com esse dom, Dominika tem facilidade na arte da sedução e a mando de seu tio, ela ainda visita um centro de treinamento de pardais (escola de ensinamentos de profissionais em sedução e sexo). Em pouco tempo como agente, a jovem se destaca dentre os demais.
O livro, como eu disse antes, se destaca pelos detalhes. A cada missão que os dois agentes recebem, a forma como nos é narrada cada momento é bastante interessante. No início confesso ter achado um pouco massante, mas depois entendo que foi necessário. A cada página nós somos imersos nessa vida de espião e pensamos junto com os dois. Na metade da estória, já quando estamos no encontro de Dominika e Nate, o nível da obra se eleva de forma brilhante.
Ambos os agentes foram mandados para outro país, ainda na Europa. Dominika já foi com a missão de descobrir quem era o informante de Nate. Enquanto Nate foi pelo ocorrido logo em sua primeira missão. Ele só foi ter a missão de recrutar Dominika, após conhecê-la na piscina de um clube onde ele costumava nadar, e pesquisou sobre a vida da jovem e descobriu seu parentesco com Vanya (tio da menina), homem que ocupava um cargo alto dentro do SVR.
Aí que o verdadeiro jogo começa, o livro simplesmente fica sensacional. Ambos se manipulando, jogando um contra o outro para arrancar informações, até que Dominika resolve parar de atualizar seu relatório para o chefe, omitindo informações e consequentemente "traindo" seu país. Chega de spoiler né? Só posso dizer que SIM, É F!@#$...
Eu ia dar 4 estrelas para o livro, mas depois parei e pensei, 5 era obrigatório. Mesmo com o encontro de ambos ser sido quase na página 200, todo o relatado anteriormente foi necessário. Literalmente um jogo de espionagem.
Jason Matthews ganhou um fã, e espero que vocês também virem.

12 comentários

  1. Olá, Diego. Tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade sobre esse livro, principalmente porque eu adoro livros de espionagem. E se o escritor é realmente um ex-agente da CIA, tenho certeza que ele sabe muito bem o que está falando.
    O enredo me ganhou. Certamente lerei a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Amei a resenha, estou curiosa para ler o livro, pelo visto ele é muito bom, gosto desses livros de espiões, com bastante mistério, eles sempre me prendem, espero ter a oportunidade de ler ele espero gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Diego.
    Sou apaixonada por obras que envolvam espionagens e afins.
    Adorei saber que o autor tem um vasto campo de conhecimento para poder ter escrito o livro, isso mostra que a obra tem tudo para nos conquistar.

    ResponderExcluir
  4. Oiee.
    Confesso que não botava tanta fé nesse livro, não sei se pela capa ou pela sinopse, ele (se eu não tivesse lido sua resenha) com certeza passaria despercebido por mim.
    Mas agora estou bem curiosa para lê-lo, espero gostar tanto quanto você.
    Já foi pra minha lista de 2015.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Desde o lançamento desse livro que tenho vontade de lê-lo. Confesso que esse início um pouco mais morno não me atrai muito, mas sei que em livros assim é necessário. Acho que quando um autor viveu aquilo o que está escrevendo, a trama só tende a ser ótima. Os detalhes das espionagens ficam muito mais verossímeis. Enfim, espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Sempre me interessei bastante por livros sobre espionagens,investigações...Enfim,
    sempre tive vontade de ler esse livro.
    E assim que der,vou conferir.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas como gosto muito desse estilo, ele me atraiu. Espero conseguir lê-lo o mais rápido possível. A resenha está ótima e a capa, linda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vi uma outra resenha esses dias e novamente com paus e pedras. E agora vejo as 5 estrelas aqui. Tem como ficar mais na dúvida? Tem livros no qual a gente demora mesmo, do meio pro fim fica pura loucura. Os detalhes que tu citou, deixa a gente bem curiosa. Principalmente eu que, em policiais, sou fissurada em detalhes. Gostei de ter bastante páginas também e a capa é linda. Estou de olho no livro tem um bom tempo.
    Abraços Diego.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser demais, com certeza a experiência do autor deu um toque a mais na obra. Tem cara de ser um pouquinho lento mesmo mas nada que não vá valer a pena né.

    ResponderExcluir
  10. Caraca! Esse livro parece ser perfeito! Além da capa ser linda! .... adicionando a lista de desejos!

    ResponderExcluir
  11. Parece ser bem interessante, mas acho que vou passar esse. Embora eu seja fã de espionagem não gosto dos que apelam para a 'atração' entre os personagens como foco... Na verdade, desgosto de romance e qualquer insinuação já me faz classificar o livro como boring, e você dizendo que ele demora para engrenar já me deixa com menos vontade de lê-lo rs.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do gênero, mas tenho muita vontade de ler esse livro em particular. Parece ser realmente muito bom. A capa é perfeita, e pela sua nota faz justiça ao conteúdo. Estou ansiosa para lê-lo!!! Também não conheço ou li outros livros desse autor, mas como você disse que a historia é bem detalhada já sei que vou gostar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥