23 de janeiro de 2015

Sementes no Gelo por André Vianco

Autor: André Vianco
Editora: Novo Século 
ISBN: 
9788588916098
Ano: 2002
Páginas: 174

Classificação: 

O leitor irá ingressar no território dos espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção ou cruzam seu caminho. Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno desses espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas e assustadoras entidades.




Eu comprei esse livro por puro marketing da editora. O stand dela na Bienal estava com trezentos e cinquenta milhões de  livro do André Vianco. Eu nunca tinha ouvido falar nesse autor, e lá descobri que ele é um dos grandes nomes do terror nacional, e como vocês sabem que tenho um ponto fraco com terror, tive que comprar!

Claro que eu não estava esperando ler um estilo Stephen King, mas eu estava com boas expectativas, afinal todos os vendedores elogiaram bastante o autor. (Ok, eles são vendedores, mas confiei em suas palavras). E vamos dizer que de certa forma eu me decepcionei. 
Uma coisa que me incomoda muito em livros nacionais são os nomes escolhidos para os personagens; Sério, os dois principais dessa narrativa se chamam Tânio e Lizete. Assim... Nada contra os dois nomes, mas porque não usar uns nomes mais comuns né? 
O livro consegue desde o início prender o interesse de seu leitor, acompanhamos nas primeiras páginas a estória de um pedófilo que está preso, e é morto dentro de sua cela. O grande X da questão é que o guarda que estava de plantão no horário, viu crianças entrando pela delegacia, e passando por portões trancados até chegarem na cela do tal criminoso, que após muitos gritos é encontrado morto, sem nenhuma criança por perto. E como explicar isso? Será possível que fosse ataque de fantasmas? Qual outra explicação teria o caso? É dessa forma que o livro é apresentado ao seu leitor, devo dizer que até tal ponto não tive do que reclamar. 
Após o caso do pedófilo, André Vianco narra a vida de seu personagem principal nesse livro, a de Tânio, que é um detetive particular, que paga suas contas resolvendo casos e mais casos. E o caso que aparece para Tânio resolver, é o de sua ex-paixão: Lizete. A mulher reclama de ouvir crianças gritando, conversando, brincando dentro de sua casa, e o pior de tudo é que ela jura que uma delas a chamou de mamãe. 
Paralelamente a história de Tânio, o livro mostra outros casos acontecendo na mesma cidade, e todos eles tem uma coisa em comum: crianças sempre são citadas em todos os casos. 
O livro é bem fininho, o que acho que pode ter atrapalhado o desenvolver da trama e acelerou demais os acontecimentos. Logo numa das primeiras pistas do que pode estar acontecendo, o leitor já mata fácil o X da questão. Ficando apenas na expectativa de como Tânio fará para resolver o problema, afinal a cidade estava sim sob ataque de crianças fantasmas, que estavam se vingando de todos adultos que faziam coisas ruins com crianças. 
O terror que eu estava procurando, não achei. Queria que o livro tivesse explorado mais o lado de fantasmas, e mais cenas de suspense. Muitas das passagens em que poderia acontecer algo mais de terror, sempre eram aliviadas. O drama que Lizete vivia, poderia ter sido MUITO melhor aproveitado se tivessem mais páginas. 
E o pior de tudo, é que todas as respostas que o livro dá, não me agradou. O título do livro faz sentido, quando você já está sabendo de tudo, mas eu achei meio bobo (completamente louco e criativo), porém não foi de meu agrado, estranhei bastante, pode ser por gosto pessoal. O livro não merece mais do que as estrelas dadas, porém não é uma total perda de tempo, pois você acompanha uma investigação policial, previsível e acelerada. Se você não tem nada melhor pra fazer, em uma tarde você conclui essa leitura.


13 comentários

  1. Olá, Diego.
    Eu, ao contrário de você ao comprar o livro, já ouvi falar bastante do autor. Aliás, ele é um dos autores nacionais mais conhecidos desse gênero.
    Quanto ao livro, ainda não li, mas achei a premissa interessante. Uma pena que você não gostou muito do desenvolvimento. Mas pretendo tirar minhas próprias conclusões.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Primeiro quero dizer que concordo contigo na parte de que os autores brasileiros deveriam escolher melhor o nome dos personagens. Algo mais comum é preferível do que algo estranho. Não conheço o autor e confesso que a capa não me agradou muito. Até que gosto de terror, mas gosto ainda mais quando a narrativa é conduzida aos poucos, e não de forma apressada. E qual a graça de matar a charada logo após as primeiras pistas? Não sei se irei lê-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha cadê o terro não é mesmo hahaha adorei saber a sua opinião, eu ainda não tinha ouvido falar do livro, é a primeira vez e já não me animei, acho que o autor poderia ter trabalho mais na trama não é mesmo, não pretendo ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Tenho uma grande curiosidade para ler os livros desse autor e ver se vou me identificar com a escrita dele. Gostei da sua resenha, bem detalhada, apresentou os pontos positivo e negativo na leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Eu li, gostei. Se fosse meu caso daria 3,5 de estrela. Eu achei bem diferente o enredo. Apesar de não assustar mesmo. Nunca vi um enredo do tipo. E isso que achei legal. A escrita dele é boa também. Eu comprei achando que viria a capa preta, e veio uma com uma mão num vidro embaçado,... Não liguei tanto, mas não era aquela que queria. Eu, quando comprei, nunca que iria comparar com King. Nem esperar nada igual. Mas tive um tanto de diversão lendo. O livro é bem fino mesmo, talvez se fosse maior, ficaria muito arrastada a leitura.
    Abraços Diego.

    ResponderExcluir
  6. Caramba a premissa do livro é muito boa, que pena que o autor não soube lidar com ela :/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diego. Uma pena que não foi tudo o que você esperava com grande dose de terror e afins.
    Eu leria esse livro só pela capa. Gente, ela é perfeita. Linda, linda e super chamativa.
    Como você disse, vou pegar uma tarde que não tiver muita coisa a fazer e lerei a obra. Quem sabe, né?!
    Adorei a sinceridade presente e mesmo assim fiquei desejando ler para saber o que acontece.

    ResponderExcluir
  8. Sempre leio bons comentários sobre o autor,mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dele.
    Bem...
    que pena que o livro não te conquistou! :/
    Se der ainda vou conferir esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Que pena, tão poucas estrelinhas! Eu leria mais pela capa do que pela história, haha' bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiee.
    Eu já havia lido um livro do autor e não tinha gostado. Pena esse também não ser tão melhor explorado.
    Eu não tenho o menor interesse nele, na verdade ele só serviu pra me afastar um pouco mais dos livros do André, uma pena, pois gosto de dar chance aos autores nacionais, mas fazer o que né, se os livros dele não me pegam melhor partir pra outra.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia esse autor, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele. Posso dizer que gostei bastante da trama, mas é uma pena que ele não conseguiu extrair tudo o que poderia. Particularmente gosto dessas narrativas mais aceleradas, mas elas devem ser muito bem embasadas, e acho que a falha ficou nesse ponto. Enfim, se tiver oportunidade, vou dar uma conferida. Afinal, o livro é bem curtinho, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego! Então, esse livro eu ainda não li, mas quanto ao autor eu o conheço, já li outras obras dele e admito que sou fã hahah. Ele tem uma forma bem interessante e fluida de escrever por isso normalmente gosto bastante dos livros dele, mas concordo com o fato de que as vezes ele corre demais com os acontecimentos e "faltam páginas" para uma melhor explicação. Pretendo ler esse muito em breve então poderei tirar minhas próprias conclusões, mas gostei bastante de saber a sua opinião sobre o livro.

    ResponderExcluir
  13. Não gostei muito do livro provavelmente por eu não ser muito fã de livros nacionais. E sim, uma coisa que também me incomoda neles são realmente os nomes escolhidos para os personagens. Pelo amor de Deus!!! Use a criatividade mais nem tanto...Também não conhecia o autor, então talvez eu der uma chance a algum livro dele no futuro. Boa leitura para quem gosta muito do gênero!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥