6 de março de 2015

As Vantagens de ser Invisível por Stephen Chbosky

Autores: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
ISBN: 
9788532522337
Ano: 2007
Páginas: 224

Classificação: 
  
As Vantagens de Ser Invisível - Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.  

"Querido Charlie,

Foi um prazer te conhecer, adorei ler suas cartas e te conhecer um pouco melhor. Sua vida aparentemente monótona, vai encantando aos poucos o leitor de suas cartas. Foi realmente prazeroso ler sua história com Sam e seus novos amigos. Fico grato por me proporcionar essa brilhante leitura.

                                                                                                                                          Abraços, 
                                                                                                                                          Diego de Luca"

Como você pode perceber, comecei essa resenha em formato de carta, agradecendo Charlie por ter nos contado sua história. O motivo de eu ter feito isso, é que o livro todo é em forma de carta. 

Charlie é um jovem incompreendido, que perde seu melhor amigo muito cedo, pois o jovem cometeu suicídio. E além desse triste fato, ele sente uma profunda saudade de sua tia, que também morreu quando ele ainda era mais jovem. 
O livro vai nos relatando o dia-a-dia de Charlie, no seu pequeno e modesto mundo. É incrível conhecer a sua forma de ver as coisas, e como ele interpreta as pessoas e suas atitudes. 
Pelo simples fato de Charlie estar contando tudo para nós através de cartas, faz com que nós nos sintamos muito próximos do protagonista. É um livro muito sensível, que amolece o coração até dos mais durões. 
Charlie não era de ter muitos amigos, até que em sua escola ele conhece Patrick e Sam. Duas pessoas que mudam a vida do menino para sempre. Vemos claramente o carinho que ele fala de seus novos amigos, como os dois (Sam e Patrick) entram em sua vida e deixam marcas impressionantes. Um dos melhores momentos do livro, é ler os sentimentos dele pela Sam, a forma como ele nos conta é muito verdadeira e encantadora.
Além desses novos amigos, Charlie também conhece Bill, seu novo professor, que o incentiva bastante na leitura e o ajuda no sonho de se tornar um escritor. Graças a esse personagem (Bill), o livro fala uma das melhores frases que já li:

                                "A gente aceita o amor que a gente acha que merece"

Podem falar... É uma boa frase para fazer a gente pensar né? Sério, eu achei esse livro perfeito. Um dos melhores que eu já li. Entrou fácil na minha lista de favoritos e o filme é tão incrível quanto. 
Uma das coisas que mais gostei, é que esses dois amigos não são pessoas perfeitas. Todos tem seus problemas e cometem seus erros. Fazem Charlie fazer coisas das quais ele pensara que nunca fosse fazer. E preenchem um grande vazio que o jovem solitário sentia dentro dele. Com uma bela frase conseguimos perceber isso. Leia com atenção abaixo e reflita.

"Somos Infinitos"

A cena que Charlie fala estar se sentindo infinito é da fazer qualquer um sorrir, e ficar feliz por esse jovem que passou por tanto trauma na vida. É um momento de felicidade tão verdadeiro, que você embarca nessa felicidade junto com ele. Essas páginas fazem o leitor sentir todos os tipos de sentimentos existentes nesse mundo, rs. Uma verdadeira montanha-russa de emoções. 
Esse é um livro cheio de mensagens e metáforas que serve para todas as nossas vidas. Não é atoa que o livro é aclamado mundo afora. É muito fácil você se identificar com qualquer dos personagens, tanto com Charlie, ou com Sam, Patrick, a irmã de Charlie, e o resto de seus amigos. Todos passam por problemas muito comuns na adolescência, desde problemas em relacionamentos/sexualidade/e se auto conhecer/experiências com drogas e etc. 
Isso tudo sem mencionar aquele final surpreendente e de quebrar qualquer coração. Realmente deixa seu leitor bem surpreso e com muita pena de Charlie. Poucas vezes li histórias tão envolventes quanto esta. Se eu encontrasse com o autor na rua iria simplesmente bater palmas. SENSACIONAL, é o que define tudo nesse enredo. Quando eu acabei de ler, eu só queria deitar e ficar quieto na minha, refletindo sobre a vida e tudo. Eu obrigo todos vocês a lerem este livro. 



8 comentários

  1. Olá, Diego. Tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade quanto ao livro por causa do nome, que é bem subjetivo. Agora, sabendo que o livro é escrito em cartas, minha vontade só aumentou. E concordo com você: o gênero epistolar torna o leitor mais próximo do protagonista.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, confesso que nunca tive muito interesse nem no livro e nem no filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro e gostei, mas não tanto assim porque não achei o Charlie tão bem construído e estava com expectativas muito altas acerca do problema dele.Acho que o entrosamento vai de acordo com suas experiências e sentimentos.Porém, é um excelente livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro e nem li o filme, mas depois dessa resenha e a intimação no final, estou me sentindo obrigada mesmo. KKKKKKKK Parece ser muito bom, até porquê adoro leituras que me fazem refletir. Pena que o final quebra o coração, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que titulo mais legal é esse né. Gostei de desenrolar do filme tbm, me parece super original, posso estar engando, pq neste mundo das leitura nada é mais original e único hehe.
    Obrigada pela indicação. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, não sei porquê, mas este livro, e mesmo o filme não me interessaram, e olha que muitos falam muito bem dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá... Já assisti ao filme e achei muito bacana... Gostaria de ter a oportunidade de ler o livro também... e preciso confessar... A frase "A gente aceita o amor que a gente acha que merece" é sensacional...

    ResponderExcluir
  8. Achei o filme um pouco diferente do livro, mas gostei dos dois. A história é bem bonita e interessante que vale a pena.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥