18 de março de 2015

Um Passo em Falso por Harlan Coben

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413403
Ano: 2014
Páginas: 272
Classificação: 
Ainda jovem, Myron Bolitar contou com a ajuda do treinador Horace Slaughter para começar a jogar basquete. O relacionamento dos dois era como o de pai e filho, mas com o tempo eles perderam contato e Myron abandonou o esporte. Dez anos depois de ver Horace pela última vez, Myron conhece Brenda, filha do antigo amigo e uma bela estrela do basquete. Trabalhando como agente de atletas, ele poderá fechar um contrato valioso com a jogadora se descobrir o paradeiro de Horace, que sumiu repentinamente após agredi-la. Desde então, Brenda começou a receber ameaças por telefone e a ser seguida. Myron não acredita na culpa do amigo e resiste a ser guarda-costas da moça, mas acaba cedendo. Determinada a não fazer papel de donzela indefesa, Brenda provoca uma atração irresistível em Myron, que vive um relacionamento amoroso debilitado. Porém, existe entre eles um abismo de corrupção e mentiras, além de segredos pelos quais muitos arriscariam a vida. Mesmo contra o bom senso, Myron segue investigando o caso. Disposto a conquistar o coração de Brenda, ele está ciente de que um passo em falso pode acabar matando os dois. 

Se a história tem Mayron Bolitar, você pode ter certeza que será uma história muito boa, com personagens que irão conquistar você e que lhe farão rir com as piadas fora de hora de Myron e o jeito um tanto... peculiar de Win.
Como todos os outros livros do personagem mais famoso de Harlan Coben, esse livro tem todos os elementos citados acima, mas com uma diferença... Myron esta mais humano.
Estamos acostumados a ver os personagens sempre muito sagazes, resolvendo tudo; com tudo convergindo para um final feliz, certo? Ainda mais quando o livro aborda uma temática mais no estilo detetive. Porém, neste livro Harlan fez questão de mostrar que nem sempre o Myron esta certo e que ele passa por dificuldades nos relacionamentos e dúvidas como qualquer outro ser humano. Ou seja, Harlan conseguiu aproximar ainda mais o público de seu personagem sem perder o ritmo e o seu estilo de escrita.

Tudo começa quando Myron é convocado por um magnata da indústria de vestuários esportivos, que tem como principal estrela da marca a melhor jogadora de basquete feminino da liga, a proteger a menina. Proteger de quê? O pai e agente da garota esta desaparecido; a mãe sumiu há 20 anos atrás sem deixar vestígios e sem entrar em contato com a família; e a jogadora agora vem recebendo ameaças pelo telefone... sendo seguida... tudo muito estranho.
Como Myron tem um coração mole, ele não consegue negar o pedido e acaba envolvido em um quebra cabeça de mais de 20 anos envolvendo um poderoso político, mafiosos e pessoas de seu passado. Porém, ele não tem ideia do perigo que esta correndo ao remexer no passado de Brenda e em conviver com ela.

Esse é um livro muito bem elaborado, onde Harlan começa a sua narrativa pelo final. Eu amo isso!

Porque eu fico morrendo de curiosidade e acabo devorando o livro sem vergonha de ser feliz, ansiosa para chegar até o momento descrito no primeiro capítulo. O segundo ponto, como eu já disse, é a questão de que Myron esta mais humano. Ele tem os mesmos problemas com Jéssica (a namorada dele) que você tem com o seu namorado. Ele tem os mesmos problemas no trabalho que você tem ao lidar com amigos no ambiente de trabalho sem querer magoa-los. Por tudo isso, você acaba mais envolvida com ele.

O terceiro ponto é a questão social que esse livro aborda de forma sutil, mas que consegue passar sua mensagem perfeitamente. Ele fala sobre racismo; sobre os esteriótipos que nós fingimos que não vemos e que não fazem parte da nossa cultura, e faz você pensar sobre isso.
Ex:. Myron e Win, dois homens brancos, param em um bairro do subúrbio onde 99% da população é negra. Os moradores o olham com desconfiança e Myron fica intrigado. Mas logo ele se dá conta que se fosse o contrário - dois homens desconhecidos, negros, andando em um bairro dominado por brancos - os moradores provavelmente não estariam só encarando, mas sim, ligando para a polícia.
Percebem como a referência aos problemas sociais é sutil, mas existe?

Harlan continua se superando, mas a participação de Win ficou muito pequena... eu adoro o Myron, mas preciso do meu psicopata favorito. hehehe
O único motivo para dar 4 estrelas neste livro é porque eu já li obras melhores do autor, mais movimentadas e que não conseguia largar o livro. Essas eu dei 5 estrelas. Por isso, não poderia dar a mesma nota neste livro, mas ele é muitoooooo bom!
Super recomendo a leitura!



5 comentários

  1. é dificil a gente ler uma série e, por mais que a gente goste muito dela, gostar de todos os livros igualmente né kkkk
    desta série só li um livro até agora, e não foi o primeiro! hahahaha
    adoro os livros do autor, e preciso ler todos eles logo ;~~

    ResponderExcluir
  2. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros do Harlan Cobe, mas tenho bastante interesse, principalmente depois de ter comprado SEIS ANOS DEPOIS na Bienal de SP. Espero gostar bastante viu?! Mas olha pela sua resenha esse livro me pareceu ser muito bom e espero ter a oportunidade de ter toda coleção de seus livros em minha estante, porque com certeza irei gostar de todo suspense e mistério que o autor cria em suas histórias. Amei a sua resenha =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natália.
    Eu tenho que tomar vergonha na cara e ler um livro do Harlan. E eu tenho algumas obras dele, porque gosto dessa pegada de investigação.
    A premissa e o enredo parecem bons e gostei de saber que o Myron demonstra ser um detetive bem humano, até porque prefiro assim. E se possui, no livro, até mesmo uma leve crítica social, melhor ainda. O livro fica ainda mais completo.
    Excelente resenha e dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Os livros do Harlan são ótimos, é até difícil escolher um para dizer que gosto mais. Adorei a premissa desse desde que vi pela primeira vez e depois dessa resenha, fiquei ainda mais interessada. Parece ser tão bom quanto os outros. Já quero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do Harlan Coben... Mas várias resenhas já chamaram a minha atenção... Essa ficou sensacional... Tive vontade de ter o livro em mãos na hora para poder ler... Com certeza entrará para a minha listinha... ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥