10 de abril de 2015

A Fazenda por Tom Rob Smith

Autor: Tom Rob Smith
Editora: Record
ISBN: 
9788501062017
Ano: 2015
Páginas: 332
Classificação: 

A Fazenda - Até o momento em que ele recebeu um telefonema desesperado de seu pai, Daniel acreditava que seus pais estavam indo para uma aposentadoria tranquila, bem merecida. Eles venderam sua casa de negócios em Londres e disseram "adeus para a Inglaterra" com uma festa alegre onde todos os seus amigos se reuniram para desejar-lhes bem para a grande aventura: sair para começar uma nova vida sem um controle remoto, numa fazenda bucólica na zona rural Suécia. Mas, com um telefonema, tudo muda. "Sua mãe não está bem" seu pai lhe diz., "Ela está imaginando coisas - terríveis, coisas terríveis. Ela teve um surto psicótico e foi internada em um hospital mental". Daniel se prepara para correr para a Suécia, no primeiro voo disponível para o dia seguinte. Antes que ele possa embarcar no avião, seu pai contatá-lo novamente com uma notícia mais assustadora: sua mãe foi liberada do hospital, e ele não sabe onde ela está. Em seguida , ele ouve de sua mãe: "Tenho certeza que seu pai falou com você. Tudo o que o homem lhe disse é uma mentira. Eu não sou louca. Eu não preciso de um médico. Preciso da polícia. Estou prestes a embarcar em um voo para Londres. Encontre-me no aeroporto de Heathrow". Pego entre seus pais, e não tem certeza de quem acreditar ou em quem confiar, Daniel torna-se juiz e o júri disposto de sua mãe quando ela diz-lhe um conto urgente de segredos, de mentiras, de um crime horrível e uma conspiração que implica o próprio pai.

Eu confesso que estava com muito medo desse livro. Apesar de uma sinopse promissora, algo me dizia que ele talvez não fosse tão bom quanto eu esperava. Só que como sempre, minha intuição e enganou. Ele é maravilhoso, e só não teve uma avaliação maior, porque o final me decepcionou um pouco.
A Fazenda nos conta a história de uma família aparentemente feliz e perfeita. O casal Tilde e Chis, se muda para uma fazenda, e o filho Daniel permanece em Londres. Essa família esta falida e os pais tomam a decisão de recomeçar na Suécia. Só que o que eles não imaginavam é que a comunidade onde se localiza essa fazenda, ao invés de ajudar o casal, acaba atrapalhando e transformando suas vidas para sempre.

Bem no início do livro, Chris liga para o filho, e diz que sua mãe estava muito doente, e estava internada num hospital, que ela estava delirando e inventando histórias doidas. O choque do rapaz é tão grande, que ele imediatamente decide visitar seus pais. Só que Daniel fica se sentindo culpado por não ter percebido que sua mãe estava precisando de ajuda. Eles conversavam por e-mail e o rapaz nunca suspeitara de nada. 

Quando Dan está no aeroporto e a caminho da Suécia, ele vê sua mãe, que supostamente estaria internada, bem a sua frente implorando para que o filho a ouvisse. Ela alegava que estava completamente sã, e teria sido liberada do hospital por médicos profissionais, que acreditaram na sua sanidade. O filho, não teve outra escolha a não ser conversar com sua mãe e tirar suas próprias conclusões. 

Tilde afirmava que a comunidade em volta da fazenda, era corrupta e que escondiam muitos segredos. Que seus vizinhos faziam parte de uma conspiração, e que até seu marido tinha se juntado a eles. Ela afirmava ter descoberto tudo e que agora estava em grande perigo, e que sua internação foi um plano de seus vizinhos e seu marido, para inválida-la como testemunha dos crimes ocorridos. Dan obviamente fica extremamente confuso e pedi uma explicação melhor do que aconteceu na Suécia, e o livro INTEIRO é Tilde contando sobre os acontecimentos ocorridos, e o sumiço de Mia (filha de Hakan, seu vizinho).

Eu devorei esse livro. Rob Smith envolve seu leitor desde a primeira página até o final. A narração é excelente, a cronologia da história é impecável. Não tem como você não se envolver. Ele é tenso, obscuro, pesado, e com uma construção narrativa excelente. No meio do livro já estamos sem fôlego e confuso, porque não sabemos se tudo que Tilde diz é verdade, e nos deixa cada vez mais curiosos. Palmas para o autor, até a página 280 eu estava apaixonado e hipnotizado por essa obra. 

Mas como infelizmente nem tudo são flores, tive uma gigantesca decepção ao chegar no final. Eu senti que esse autor estava indeciso na forma que ele iria finalizar o livro, e na pressa acabou indo pelo lado mais "fácil" e que eu menos gostei. Entendo que Rob queria surpreender seu leitor, mas se fosse para fazer isso, que surpreendesse de forma positiva, não negativa. Quando percebi o caminho que o livro estava tomando, tive vontade de parar de ler e criar o meu final alternativo. Com certeza estou muito mais feliz com minha versão. 



13 comentários

  1. Olá, Diego.
    A premissa do livro é realmente muito instigante e se você ficou grudado na leitura, tenho certeza que também ficarei.
    Quanto ao final, essas coisas acontecem. Fico na torcida para que ele me agrade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer leitor que gosta do gênero, com certeza vai ficar grudado na leitura!! Leia sim, gostaria de ler sua opinião sobre o final da história.

      Excluir
  2. Olha eu gostei bastante do desenvolvimento da sua resenha, mas eu não curto muito histórias pesadas. Eu gostei de saber que tem alguns mistérios durante a história, mas mesmo assim eu acho que não seria um livro que eu pegaria para ler no meu atual momento. Mas mesmo assim achei que você abordou muito bem sobre a história do livro e espero ter a oportunidade de ler ou até mesmo minhas colaboradoras para que possa ser resenhado em meu blog. Enfim...Parabéns pelo seu ponto de vista também, porque gostei bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-as-cores-do-entardecer.html

    ResponderExcluir
  3. a capa já dá um ar meio sombrio. O fato da leitura ser rápida e fácil é um bônus. Livros bem descritos ajudam muito a formar o cenário e também na hora de levar aquele susto no meio da leitura haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha achado a capa bem estranha, mas depois de terminar a leitura, achei bem coerente com o enredo haha

      Excluir
  4. Eu estou bastante interessado nesse livro, porque desde que o conheci, ele me atraiu por ter um conteúdo bem envolvente! Além disso, ele contém mistérios, um elemento que eu AMO em um livro. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Curiosa para fazer essa leitura por conta dos mistérios que a envolvem. Não tinha me chamado muita atenção na época do lançamento, mas agora, sim! A capa por si só já tem aquele ar diferente, né? Gostei muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro interessante, é estranho essa forma em que amamos e odiamos o livro ao mesmo tempo! Adoro esse tipo de reação que o livro causa na gente, uma pena que o final não tenha te agradado. Isso é muito frequente e também uma das piores dores para um leitor! haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem, a premissa me agrada, assim como o gênero também. Vi que um dos pontos fortes é a narrativa, e isso já é um grande passo para gostar de um livro. Uma pena que houve esse pequeno deslize no final, mas o bom é que não acabou desmerecendo todo o desenrolar da trama. Enfim, vou querer ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Fiquei completamente fascinada com a capa desse livro! Nunca li nada do autor mas gosto muito da premissa desse livro. A história me parece cheia de suspense e mistério, o que sempre me atrai. Além disso, a trama é bastante inusitada, e eu tenho muita curiosidade de ler e descobrir por mim mesma todos esses segredos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei!!! O livro parece ser bem interessante. Também gostei da sinopse e da capa bem dinâmica com o título do livro... Estou finalmente curiosa com relação a um livro, não conhecia esse autor o que é bom já que estou buscando novas vertentes ultimamente. Taí, um que vai para minha listinha de fututas leituras. Adorei!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥