23 de abril de 2015

A Formatura por Joelle Charbonneau

Livro III - Série O Teste 

Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
ISBN: 9788567028477
Ano: 2014
Páginas: 320

Classificação: 
O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos. A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

Essa, com certeza, foi uma das melhores séries distópicas que eu já li. Além do cenário pós apocalíptico sensacional que a série apresenta, com uma história muito bem amarrada para explicar como o nosso planeta chega ao estado que nos é apresentado no primeiro livro, esta série tem uma pegada política que não deixa a história cair na mesmice de todas as outras distopias que possuem muito ação, mas muitas vezes falta aquela moral da história, sabem?
Na série O Teste, nós somos o tempo todo impactados pelas ações do personagens que estão, literalmente, lutando para sobreviver as provas e descobrindo que no jogo do poder é matar ou morrer. E, é claro, você precisa escolher muito bem quem serão seus aliados...

No primeiro livro nós acompanhamos a personagem Malencia Vale no Teste de aptidão para a universidade. Um teste nem um pouco convencional e um bem mortal...

No segundo livro, Malencia descobre o que tem por trás do teste e percebe que nada é o que parece ser. Pessoas que ela confiava podem ser traidores; sua vida corre grande perigo e ela precisa aprender a lidar com as artimanhas do poder.

Neste terceiro livro, Malencia precisa tomar uma decisão que pode não só mudar o seu futuro, mas o de toda a Comunidade Unida...
Ninguém disse que o caminho rumo a liderança seria fácil. Mas ela nunca pensou que poderia ser tão difícil.

Eu não vou falar sobre a história deste livro, pois na minha opinião a sinopse já fala o suficiente. Eu vou falar sobre a série.
Sim! Essa série é sensacional! No primeiro livro você tem ação e desespero. Eu não conseguia parar de ler nem um minuto! No segundo livro começam as conspirações e o amadurecimento da personagem. Vemos a menina ingênua que saiu de uma colônia sonhando em transformar seu país em um lugar melhor, se transformar em uma guerreira e em uma estrategista. Uma verdadeira futura líder! No terceiro livro, temos a revolta e a questão moral: você iria até as últimas consequências para salvar o seu país e as pessoas que você ama?
E se para isso você precisasse matar várias pessoas? Um líder precisa ser capaz de tomar decisões que outras pessoas não teriam coragem para fazer...mas será que Cia esta preparada para isso. E será que ela conseguira´lidar com as consequências de suas escolhas?
Esse livro realmente faz você refletir sobre qual é o papel de um líder gente!!!

Essa distopia não se limita em apresentar uma história movimentada. Ela também te faz pensar em um intrincado jogo de poder, onde você precisa avaliar quem esta mentindo e em quem você pode confiar.
E quando você acha que sabe exatamente como o final irá terminar...a autora vai e lhe dá um tapa na cara! É isso mesmo! E eu adoro quando os autores me espancam gente! Por que eu gosto de ser surpreendida.

Estou encantada com essa autora e espero poder conferir outras obras dela. A diagramação está perfeita. Não tenho o que reclamar deste livro. A editora caprichou muito nas edições desta série desde o primeiro livro.
Deixo aqui o meu pedido. LEIAM ESSA SÉRIE!!!!
Vocês não vão se arrepender!!!

10 comentários

  1. Oi Natália!
    Já li várias resenhas positivas sobre a trilogia, mas não sei, ela não me cativa. Acho que é porque traumatizei de trilogias distópicas então estou dando um tempo no gênero, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália.
    Eu tenho muita curiosidade sobre essa série, principalmente porque ela possui uma pegada política que eu adoro demais! Sem falar que distopia é um prato cheio para reflexão e também um pouquinho de ação.
    E se o final é surpreendente, melhor ainda. Agora é que eu fico louco mesmo para ler essa série. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Trilogia O Teste <3 Ainda não li, mas to muito ansioso para conferir essa distopia que estou muito interessado em ler! A Formatura parece conter uma ótima conclusão para a trilogia, e isso é o que me deixa bastante feliz. Além disso, eu adoro essas reviravoltas que acontecem ao fim da trama. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. eu inda nao li nenhum livro da trilogia, mas ouvi dizer que é otima, adoro distopias e só leio resenhas com opinioes positivas por isso minhas expectativas sao altas.

    ResponderExcluir
  5. Distopia nunca foi o meu gênero favorito, mas já vi tanta gente falando bem dessa trilogia que agora estou tentada a fazer a leitura. Pode ser que eu acabe gostando, né? Nunca se sabe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Como eu sou apaixonada por distopias e já ouvi muita coisa boa sobre essa trilogia, estou com muita vontade de conferir por mim mesma. Eu confesso que não comecei nem o primeiro livro, por falta de oportunidade. Mas ainda pretendo muito ler, a história realmente me chama atenção, apesar de não ter uma premissa tão inusitada assim.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que você disse, essa trilogia merece ser inserida no gênero distopia. Ultimamente tenho ficado bem decepcionado com os rumos que elas estavam levando, pois tem mais romance do que as outras características inerentes ao gênero. E o que falar quando uma autora consegue surpreender positivamente os leitores?!?! Quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Distopias estão na moda, creio. Quando vi a sinopse desta eu não achei muito diferente das outras, porém com sua resenha eufórica quase nos obrigando a ler a série, eu mudei minha opinião. Talvez eu de uma chance para essa série, quem sabe haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Como ainda não iniciei a leitura do primeiro livro, dei apenas uma olhada rápida na resenha... Posso dizer, que estou louca para ler essa trilogia... Vi muitas críticas positivas quanto à ela, além disso estou viciada em distopias. Essa já está em meus planos para começar a ler depois que eu terminar minha atual leitura. Gosto bastante de livros desse gênero, e tenho lido um atrás do outro... Apesar de não conhecer o estilo de escrita da autora, já sei que vou gostar. Lindos!!! Necessito.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não li nem o primeiro livro, mas gostei da resenha, despertou a curiosidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥