3 de abril de 2015

A Mulher de Preto por Martyn Waites

Autor: Martyn Waites
Editora: Record
ISBN: 
9788501103215
Ano: 2015
Páginas: 304
Classificação: 

A Mulher de Preto 2 - Sequência do clássico livro de horror que deu origem ao filme. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha é devastada por bombas alemãs. Enquanto os desafortunados encontram seu fim em meio a escombros e explosões em uma Londres arruinada, os sobreviventes buscam proteção nas estações de metrô e as crianças são enviadas para a zona rural para fugir do horror da Blitz. A professora Eve Parkins é responsável por um desses grupos de crianças que segue para o campo. O destino: a Casa do Brejo da Enguia. A nova residência, localizada em um pântano e sempre encoberta por uma espessa bruma, agora está reformada e pronta para servir de escola e abrigo. Porém, existe algo na casa que deixa a jovem professora inquieta. Um mofo preto que parece se esgueirar pelas paredes, pesadelos angustiantes e um ruído aterrador vindo do porão à noite. Edward, uma das crianças do grupo, tem um passado trágico. Após testemunhar a morte da mãe em um ataque aéreo, ele se retrai completamente. Sempre afastado, busca consolo em um fantoche que encontra na casa. No entanto, longe de ser apenas um brinquedo, o boneco parece servir de instrumento para o menino conversar com alguém. Logo os novos residentes da Casa do Brejo da Enguia percebem que há mais uma pessoa entre eles. E ela parece ter planos para os visitantes.

Como vocês todos já estão cansados de saber, eu sou louco por terror né? E sempre que surge uma história nova, fico esperançoso e acho que vai ser algo muito bom. Conheci esse universo da "Mulher de Preto" assistindo o primeiro filme, e tinha gostado bastante. Dentro dos filmes de terror atuais, este poderia ser um achado. Não sabia da existência do livro, e quando o segundo livro lançou, fui logo querer lê-lo, para ver se o nível ficaria igual ou melhor que o primeiro filme. 
Confesso que as 304 páginas desse livro, passaram muito rápidas. Infelizmente, isso não ocorreu devido a qualidade da narrativa, que deixa a desejar. A leitura se torna rápida, por ser uma história simples, sem uma necessidade grande de compreensão do leitor, e pelos acontecimentos serem sempre muito próximos uns dos outros. Ele consegue te envolver, mas peca no quesito de assustar.

No início do livro acompanhamos o grande trauma do Edward. No meio de bombardeios, sua mãe morre, e o jovem desde então fica sem falar nada e com ninguém (lembrando que a história se passa durante a Segunda Guerra Mundial). A única pessoa que o menino agora sente uma pequena afeição, é sua professora Eva Parkins, que junto com a Jean Hogg, se mudam para a casa do brejo da enguia, com os seus alunos (para se protegerem de ataques inimigos) onde o menino passa a sofrer bullying em meio aos outras crianças, por ter se tornado tão individual após o grande trauma. 

A partir deste ponto, a parte terror começa a se desenrolar. A professora começa a ouvir barulhos durante a noite, sente umas presenças estranhas, tem sonhos esquisitos e até pensa ver um rosto de uma mulher em uma parte do livro. O grande problema é que nada surpreende! Todos os elementos utilizados nesse livro para tentar passar alguma tensão, são muito previsíveis. E para quem é fã de terror, e está acostumado com esse tipo de história, ler esses exageros de clichês chega a irritar, rs. Estamos precisando de diferenciais, e de histórias que realmente assustem. Ainda não vi o filme, mas acho que nas telas, TALVEZ essa história funcione melhor. 
O livro em si, não é ruim! Por isso as três estrelas. Ele consegue se desenvolver legal durante suas páginas. Em nenhum momento se torna chato ou maçante. Temos até a possibilidade de um romance no meio dessa história (da professora, com um soldado que ela conhece no caminho). Para passar o tempo, se torna uma leitura agradável, ele apenas não assusta e nem traz nada demais para o seu leitor. Sinceramente falando, achei bem desnecessária essa continuação. Como o primeiro livro e o primeiro filme tiveram uma grande aceitação, ficaram com um foguinho e fizeram uma continuação. Só que infelizmente, a qualidade caiu bastante. 

11 comentários

  1. Eu adorei o primeiro filme, então fui assistir o segundo no cinema! Eu gostei do primeiro filme, por causa da história que ele contém, portanto, não poderia deixar de assistir o segundo no cinema. Ambos com um enredo avassalador, fazendo com que o telespectador fique tenso e ansioso para saber o que irá acontecer! Eu adorei os dois filmes, mas, infelizmente, ainda não li os livros. Porém quero ler os dois livros para se profundar e conhecer um pouco mais da história!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o livro não assusta, por mais que não seja maçante. Aliás, isso já é um ponto válido, mesmo não cumprindo o objetivo principal. Já li vários desse gênero e apenas um deles me assustou de verdade (A Estrada da Noite), mas mesmo assim quero fazer essa leitura. E depois ver o filme, claro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a estrada da noite aqui na minha estante e até agora não peguei pra ler !! Pretendo fazer isso o mais rápido possível...

      Excluir
  3. Também sou muito fã de terror, embora eu assista mais filmes do que leio livros propriamente... e pelo que entendi da resenha o livro trata de muitos dos clichês do gênero, então presumo que deve ser bom para quem está começando ou só quer mesmo passar o tempo. Vou lê-lo, em breve espero, mas sem tantas expectativas ^^

    ResponderExcluir
  4. eu anida nao li o livro e nem o filme, pra falar a verdade ainda nao li nenhum livro de terror, esse parece ser bom, vou ler e ver se gosto.

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que a qualidade da narrativa não seja tão grande; é péssimo quando isso acontece. Mas se há muitos acontecimentos próximos dos outros, talvez isso me prenda ao livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que eu não sabia da existência desse segundo livro. Na realidade, eu nem sabia que o filme tinha sido baseado num livro. Mas a trama me chama muita atenção, e eu gosto bastante do gênero. Além disso, esse segundo volume parece ter ainda mais suspense que o anterior, e isso só me atrai ainda mais.

    ResponderExcluir
  7. Hey Diego, tudo bem?
    Ainda estou caminhando nas leituras de terror, eu odeio filme de terror mas creio que na leitura seja algo mais brando haha
    Já li a mulher de preto do Machado de Assis, e obviamente não tem muita semelhança senão o nome, mas é um conto que vale a pena ler!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li, nem assisti essa obra, e olha que sou fã de terror também. Uma pena que no quesito "assustar", esse livro fica a desejar. Então, sabendo disso, não sei se me arriscaria a lê-lo, uma vez que já sei que vai ficar uma lacuna enorme nessa leitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Tudo que faz sucesso o povo vai lá e sisma em fazer mais mesmo quando não precisa, normal. Olha, difícil alguma coisa de terror hoje em dia que eu ache realmente boa ou inovadora, é tudo sempre a mesma coisa então te entendo. Não vi o primeiro filme até hoje mas acho que seria legal ver e ler.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive medo de livros assim, esse em especial parece ser um "terror", tenho medo desse gênero de leitura vim a atrapalhar meu sono... Mas tenho muita curiosidade de ler algo do tipo... Vou me jogar de cabeça um dia desses e encara literalmente o medo. Cara, essa capa é... Sei lá, provavelmente vou ter pesadelos só com ela. Mas com certeza, vou assistir o filme. ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥