22 de abril de 2015

Autobiografia Interativa por Neil Patrick Harris

Autor: Neil Patrick Harris
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530767
Ano: 2015
Páginas: 368

Classificação:  
Neil Patrick Harris conquistou o mundo graças ao impagável Barney Stinson, do seriado How I met your mother, sucesso no Brasil, onde é exibido pelo canal a cabo Sony. Para o personagem, a vida é sempre divertida e, como adora repetir, lendária. Este primeiro livro do premiado e querido ator americano também é. Em vez de contar sua trajetória de maneira tradicional, Neil Patrick mistura realidade, ficção e muito humor. E o melhor: é o leitor é quem escolhe para que direção a história vai.
Ele fala ainda do seu começo de carreira como ator-mirim prodígio e do relacionamento com o também ator David Burtka, com quem casou recentemente e tem dois filhos. Nascido na cidade Albuquerque, no estado americano do Novo México, Neil Patrick ganhou diversos Emmy e um Tony pela sua participação no musical Hedwig and the Angry Inch. Além de Barney Stinson, ele é conhecido pelo papel de Doogie Howser da série Tal pai, tal filho, exibida no começo dos anos 90. Ele atuou em vários filmes, como o cult Madrugada muito louca, e Gone girl, recém-lançado, e já apresentou o Emmy e o Tony diversas vezes. Ele adora usar o Twitter (@actuallyNPH) e é um mágico amador nas horas vagas. Neil Patrick, que neste ano de 2015 apresentou o Oscar pela primeira vez, no dia 22 de fevereiro, combina episódios de sua vida, comentários afiados sobre o dia a dia das celebridades e bastidores de Hollywood. Em cada momento crítico, é o leitor quem decide como a trama vai continuar. Caso escolha corretamente, Neil Patrick encontrará fama, dinheiro e amor verdadeiro. Se o leitor optar errado, o resultado será miséria, sofrimento e uma morte horrível mordido por piranhas. E ainda tem mais: truques de mágica, receitas de drinks, fotos embaraçosas e até uma música para o grand finale.
Falar sobre a Autobiografia Interativa de Neil Patrick Harris é extremamente fácil, mas tentar resumir vai ser uma tarefa e tanto. Eu nunca li uma biografia em que a personalidade do autor estivesse mais entranhada do que nesse livro. Eu passei o livro inteiro imaginando o Neil narrando as páginas e o livro provoca isso muito fácil, é impossível ler o livro inteiro sem rir.

Confesso que é o primeiro livro-jogo que eu li e de inicio foi bem confuso, mas em momento nenhum deixou de ser divertido. Teve momentos em que eu tive que optar entre coisas do tipo “Ler um depoimento de Barney Stinson (personagem de Neil em How I Meet Your Mother”) sobre Neil Patrick” ou “Ler como Neil matou alguém”(Fiquem calmos, ele nunca matou ninguém. Ou pelo menos ele não conta no livro). Obviamente quebrei as instruções e li os dois.

O livro está repleto de exageros que tornam a narrativa extremamente engraçada. Exageros que vão desde Neil trabalhando como minerador de carvão na infância e sendo criado por sua Vovó-Vovô (Que é um dos genitores de sua mãe embora sua aparência não deixe descobrir o gênero), ou Neil Patrick entrando numa briga e acabando numa cadeira de rodas. Tudo isso guiado pelas suas escolhas durante o livro. Fatalmente você acabará relendo o livro e escolhendo opções diferentes.

Para os fãs de “How I Meet Your Mother” preparem-se para ouvir uma narração de como Neil entrou pro elenco, desde o primeiro momento, narrado exatamente como o inicio da série, mas dessa vez intitulado como “Como eu me tornei um Bro” e sendo contado para Gideon e Harper (filhos adotivos de NPH). Neil narra como conheceu os atores do elenco principal e como é a personalidade de cada um por trás das câmeras, além de descrever como era a rotina de cada dia da semana.

O livro é totalmente narrado como se você fosse Neil Patrick Harris, e conta desde o inicio de sua historia literalmente. O inicio do livro relata o parto de Neil bem ao modo dele de contar. A história vai avançando e conta a sua primeira atuação no palco, durante uma apresentação de “O mágico de Oz”, ao treze anos. O que vai evoluir para futuramente o papel de Doogie Howser na série “Tal pai tal filho” que fez bastante sucesso. O incrível é que o livro mostra como é a rotina de um ator desde jovem. Nunca que eu imaginei a rotina de um ator mirim dessa maneira como é descrito no livro, com exigências legais de as gravações serem interrompidas para que os atores tenham aula e depois voltarem aos sets, isso se repetindo diversas vezes durante o dia. Essa é apenas uma das inúmeras curiosidades contadas no livro.

Você vai acompanhar a historia por completo de Neil, começando pelo seu nascimento, passando pela sua iniciação como ator, sua evolução na carreira, sua identificação de opção sexual, seu relacionamento com seu parceiro David, adoção de seus filhos e os relatos de suas principais atuações em filmes, seriados, teatro e até mesmo premiações do Oscar. Tudo isso recheado de ironia e exagero, da maneira mais engraçada possível e como a assinatura de Neil em todos os momentos. É claro que você não vai seguir cada instrução das escolhas e o melhor é que o livro conta com isso. Na sua “fuga da rota” você vai acabar caindo em páginas “secretas”, que não estão em nenhuma rota do livro, e sendo parabenizado pelo próprio Neil por fazer parte de um grupo raro de pessoas especiais. Isso tirando as páginas que são instruções de como fazer macarrão, preparar drinks ou truques de mágica.

Minha única reclamação do livro é a dificuldade que foi encontrar partes que eu queria reler. Esqueça índice, o que já era de se imaginar em um livro-jogo. Às vezes, pra encontrar um pedaço do livro, você vai precisar voltar ao ponto mais próximo da historia que você achar e seguir as indicações de escolhas de forma que você chegue lá. O que não é nem um pouco prático ou fácil.
Resumindo, é o livro de Autobiografia ideal para pessoas que não gostam de ler Autobiografias. Totalmente hilário e fora do padrão. Merece quatro Estrelas.


15 comentários

  1. Bem, já livros como esses em que você determina os rumos dos acontecimentos de acordo com as suas escolhas nas instruções, mas no gênero auto-biografia, nunca. Fiquei bem curioso pra ler, mesmo não sendo fã do gênero. Acho que deve ser divertido mesmo. Sem falar que poderemos depois reler seguindo por outros caminhos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou muito fã de autobiografias mas nessa eu ri bastante cara. O livro é cheio de curiosidades sobre Hollywood também. Vale a pena :D

      Excluir
  2. Seu último parágrafo tirou a minha dúvida: esse é uma autobiografia para quem não gosta de ler autobiografia. Como é meu caso, acho que vou gostar, então. E o melhor: vou experimentar o tal livro-jogo, algo que nunca tinha visto. Sem dúvidas a proposta é muito boa e vou experimentar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo. Essa é uma autobiografia totalmente fora da curva mesmo. Eu particularmente gostei.

      Excluir
  3. Eu adoraria ler essa Autobiografia Interativa do Neil Patrick Harris, por admirá-lo em seus incríveis trabalhos, principalmente como Desi, em Garota Exemplar <3 Conhecer a história desse ator incrível deve ser brilhante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai gostar desse livro então. Como eu falei antes, conta desde o nascimento até hoje e de maneira muito descontraída. Você vai gostar Luis!

      Excluir
  4. Bom, eu não gosto nem um pouquinho de autobiografias, então talvez goste dessa. Até porquê, esse cara é hilário, né? Só de olhar para ele já fico querendo rir, convenhamos. kkkkkkk Mesmo com essa dificuldade que você encontrou, acho que vale a pena ser lido. Até porquê, aceito as instruções de como fazer macarrão.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro todo é hilário Cecília. Bem ao estilo do Neil mesmo! rs
      Mas te indico de ler marcando as páginas que você vai querer mostrar pra alguém depois. rs
      Toda vez que eu ia comentar com alguém sobre o livro eu falava assim "pera aí que eu vou te mostrar essa parte", e cadê de eu achar?! kkkkk
      Mas o livro é muito bom, vale a pena.

      Excluir
  5. parece ser interessante, gostei ja que eu nao gosto de biografias e nem autobiografias, vou ler e ver se é bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena Emanoelle! Depois comenta aqui o que você achou :D

      Excluir
  6. Acho a ideia do livro muito interessante, é realmente uma inovação no gênero auto-biográfico. A ideia da interação, a meu ver, aproxima ainda mais o leitor do autor, e eu não poderia imaginar algo que combine mais o Neil do que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei a mesma coisa você Patrini.
      Nunca li um livro tão louco kkkk

      Excluir
  7. O Playbook parece ser um livro interessante, com aqueles detalhes bacanas e dicas infalíveis! Ultimamente gostaria muito de ler uma biografia, porém ainda estou em dúvida. Já que não conheço muito bem o Harris, talvez eu devesse começar a assistir How I Meet Your Mother snif snif

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho que dizer que eu não sou nem um pouco fã de autobiografias, mas se o livro é engraçado, eu posso chegar à algum dia pensar no caso. Mas para quem gosta de livros do gênero e é fã do ator, deve ser um prato cheio. Boa leitura a todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Não sei se vou ler esse livro. Já assisti uma entrevista com ele e não gostei muito.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥