17 de abril de 2015

Memes e Selinhos #38: Problemas de um Leitor

Essa tag eu achei no Drafts da Nica, da minha querida amiga Mônica Quintelas e achei muito interessante, como uma auto avaliação e para que vocês saibam um pouco mais sobre como funciona a nossa vida de blogueiros/leitores.
Então, fiquem à vontade para responderem vocês também as perguntas nos comentários.
=)


1. Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o vai que ler?
Natália: Tenso isso, não? Eu tô bem longe disso e já fico desesperada com a quantidade de livros que tenho que ler! o.O
Mas, normalmente eu dou preferência aos livros de parceira, porém, tento intercalar com livros de interesse próprio. Como leio relativamente rápido (em média 6 a 8 livros por mês), eu consigo dar conta de tudo. Mas se estiver apertada, eu leio só as parcerias e pronto.
Laisy: Bom, como temos um blog e temos responsabilidades com as editoras, acredito que todos nós damos prioridade aos livros de parceria, sempre. Com isso, sempre que possível tento ler os livros que eu compro mesmo.
Diego: Converso com minha chefe Natália e entramos em um acordo. As vezes escolho livros que to desesperado para ler, e aviso ela em seguida.

Direito de Resposta: 
Natália: Eu não sou sua chefe!!! Eu apenas lembro-o que ele ainda não leu nenhum livro do Desafio da Bienal e portanto vai passar vergonha...ou que vai lançar tal filme e ele ainda não leu o livro...essas coisas! 

2. Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você para ou continua?
Natália: Paro. Se o livro for de interesse próprio eu provavelmente não voltarei a ler. A explicação é simples: eu tenho "trocentos" livros bons/maravilhosos para ler. Por que eu vou perder o meu tempo lendo algo que não esta me agradando? Eu já me resignei que por mais que eu tente não conseguirei ler todos os livros que quero nesta vida, então, o mínimo que eu tenho que fazer é não perder tempo lendo livros mais ou menos, né? Se for um livro de parceria... bem... ai eu forço a barra. Mas pode ter certeza que todos sofrerão com meu mau humor nas próximas semanas devido a essa leitura desastrosa... perguntem ao meu marido!!! 
Laisy: Se for um livro de parceria, temos que finalizar, pois precisamos fazer a resenha e dizer o que achamos dele, gostando do livro ou não. Sendo um livro comum, ou seja, que eu mesma adquiri, caso aconteça de eu não gostar - como já aconteceu - eu largo sim o livro, pois não tenho uma obrigação de fazer a resenha. E vamos combinar: Ler um livro que você não está gostando é um saco, né?
Diego: Então, antes de ter o compromisso da resenha, eu largava! Agora eu leio até o fim, e isso é uma coisa boa!! 

3. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?
Natália: A minha meta de leitura é basicamente ler mais ou a mesma coisa que eu li no ano passado. Se eu estou perto de finalizar eu viro noite lendo, ou passo a ler dois livros ao mesmo tempo.
Laisy: Infelizmente quando isso acontece não vejo muito o que fazer, pois não posso largar tudo para ler os livros que não consegui ler na minha meta, mas faço de tudo para ler os que ficaram faltando no próximo ano... Mais o da meta deste próximo ano.
Diego: Assumo que fracassei, pois com fim de ano vem muita coisa pra fazer! E um bom perdedor é aquele que reconhece sua derrota. 

4. As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?
Natália: Choro copiosamente. Depois mando um e-mail pra editora explicando por A mais B porque eles deveriam mudar aquela capa pavorosa! (É... eu sou dessas... eu mando e-mails pras editoras dizendo como eles devem fazer o trabalho deles!). Algumas vezes eles me escutam... outras não.
Laisy: Acho que tenho que aceitar né? Acho que nós, como leitores, tentamos convencer as editoras de alguma forma que aquela capa não é legal, mas na maioria das vezes temos que aceitar a derrota mesmo.
Diego: Não lembro de já ter passado por isso. Mas sinceramente eu ia ficar meio bolado, mas aceitar né? Afinal o que importa é o conteúdo! 

5. Todo mundo, incluindo sua mãe, gostam de livros que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?
Natália: Eu sou a ÚNICA pessoa da minha família que lê. Ok... minha família não é muito grande (basicamente é meu marido, minha mãe, meu irmão e meu padastro). Meus familiares preferem ver televisão (marido, padastro e mãe) ou jogar videogame (irmão). Por um lado isso é bom, pois não tenho, e nunca tive, que dividir meus livros. Então, não tenho como responder essa pergunta... sorry...
Laisy: Não sofro deste problema, pois sou a maior influenciadora das pessoas ao meu redor. Principalmente na minha casa. Na verdade sou eu quem indico os livros que meus familiares e amigos leem, pois eles sempre adoram as minhas dicas. =)
Diego: Digo que todos são loucos, e tento empurrar goela abaixo livros melhores! (Até agora tento fazer Natália ler Harry Potter, Jogos Vorazes, Amanhã) 

Direto de Resposta: 
Natália: Vai tomar banho Diego!!! Eu já li os dois primeiros livros de Harry Potter por insistência sua! Falta só terminar a série...até o final do ano eu faço isso! 

6. Você está lendo um livro e você está prestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?
Natália: Já paguei alguns micos fantásticos por causa disso... um foi lendo Marley & Eu no metrô. Eu comecei a chorar  por causa do cachorro (podem matar geral no livro, como Guerra dos Tronos, mas não mexam com o cachorro!!!) e uma velhinha que estava sentada do meu lado começou a me consolar dizendo que o "carinha" não merecia as minhas lágrimas e blá blá bla. Até eu conseguir explicar pra ela que era por causa do livro... foi um parto! 
Outro mico foi quando eu fui ver A culpa é das Estrelas no cinema. Eu sai da sessão me achando uma merda. Tipo... a garota tá lá... morrendo... o namorado morreu... e ela ainda consegue ver a beleza da vida. E eu aqui reclamando de besteiras!!! Saí do cinema chorando que nem criança. E fui do cinema até em casa chorando. Não preciso dizer que TODO MUNDO olhava pra minha cara, né? 
Laisy: Bom, isso já aconteceu comigo umas duas vezes, pelo menos enquanto estava lendo um livro e uma no cinema. O que consegui fazer com relação aos livros foi parar a leitura, pois sabia que se continuasse não conseguiria parar de chorar. Com isso, como já havia começado a chorar e parei de ler para conseguir parar de chorar, virei pro lado... Abaixei a cabeça pra dar aquela disfarçada. Já com relação ao cinema, a vez - e única vez - que chorava alto e de soluçar foi vendo A Teoria de Tudo. Eu chorei durante o filme e quando ele havia terminado eu ainda chorava e chorava e chorava... As letras subiam e eu chorava. As pessoas saiam do cinema e eu chorava. A tela ficou preta e eu continuava chorando. Minha irmã e minha prima que assistiram o filme comigo tiveram que esperar eu me acalmar um pouco para sairmos do cinema. Não satisfeita, chorei no caminho até em casa e quando cheguei em casa, chorei ainda mais... Que nem criança. Nunca, até hoje, assisti um filme que fosse uma lição de vida tão grande como A Teoria de Tudo. Principalmente por ser uma história real.

Direito de Resposta: 
Diego: Antes de responder qualquer coisa, preciso responder a Laisy; Quero ver você chorar lendo o livro!!!!!!! 

Diego: Agora sim, vamos a minha resposta. Então até hoje somente um livro me deixou muito perto de chorar, e foi "Convergente". Estava sozinho no meu quarto já quase entrando em depressão, e minha mãe rindo da minha cara de bunda. Mas sério gente, o final de "Convergente" é muito tenso, e tenho certeza que irei sofrer assistindo isso no cinema. AQUI FICA MINHA INTIMAÇÃO PARA O MALDITO ROTEIRISTA DESSE FILME: NÃO SE ATREVA A MUDAR O FINAL, SOU CAPAZ DE TE CAÇAR NO INFERNO.  

7. A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?!
Natália: Se eu tiver esquecido eu leio a minha resenha do livro antes de começar a ler a sequência e isso já me recorda a história. Caso isso não resolva eu leio o livro novamente. 
Laisy: Infelizmente isso acontece bastante comigo, pois como acompanho muitas séries e as vezes a continuação demora mais de um ano para ser lançada, eu acabo esquecendo alguns detalhes por que né... Ninguém é um computador. O que me ajuda muito a relembrar são as resenhas que faço. Quando as leio, já consigo lembrar do que o livro anterior se tratava. Com isso, as resenhas servem tanto para divulgar um livro para vocês quanto para me ajudar a lembrar do que se passava nele.
Diego: Aconteceu isso com a série do Mickey Bolitar. Conversei com a Natália, li resenhas até me lembrar de tudo. 

8. Você não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quando eles perguntam?
Natália: Eu deixo bem claro que se o meu livro voltar com a capa amassada... arranhada... ou com qualquer defeito que ele não tinha antes de sair da minha biblioteca, a pessoa terá que me dar um livro novo. Normalmente isso já faz com que a pessoa pense duas vezes antes de pedir o livro emprestado. Já teve gente que eu emprestei e que me comprou um livro novinho...
Laisy: Bom, isso já aconteceu comigo. Quando a pessoa me pediu emprestado eu simplesmente disse: Não. Simples assim.
Diego: HARRY POTTER É SAGRADO E NINGUÉM TOCA ! =)

9. Déficit de Atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?
Natália: Isso é ressaca literária, né? Bem... dou um tempo (mais ou menos 2 dias). Se após esse prazo eu ainda estiver sem vontade de ler nada, eu apelo para livros que eu tenho certeza que irão me conquistar pra sair da ressaca. Normalmente funciona...
Quanto a outra pergunta... bem... eu acho que nunca consigo ler todos os livros que gostaria em um mês... e olha que leio bastante!
Laisy: Tento dar um gás a mais no próximo mês.
Diego: Tento ler os que to mais curioso, para ver se o ritmo aumenta ! 

10. Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles você realmente compra?
Natália: Então... eu tenho muitooooos livros pra ler, então estabeleci que posso comprar 1 livro por mês. Mas tem 3 livros que eu quero muitoooo ler!? Paciência é uma virtude. Eu compro um esse mês e vou comprando os outros nos meses seguintes. É claro que isso não se aplica a promoção de 3 por 30 do submarino... ali, se tiver 3 livros que eu quero muito, eu ligo o "foda-se" e compro mesmo!
Laisy: Desde a última Bienal do Livro aqui do RJ que comprei 47 livros - pois é - tenho me segurado bastante com relação as compras. Até por que, quem tem mais de 400 livros aguardando ansiosamente serem lidos precisa parar e pensar no que fazer quanto a isso. Claro que isso não quer dizer que eu não tenha comprado mais, mas antes eu comprava praticamente todos que queria no mês e agora se compro 2 é muito. E não pensem que é fácil.
Diego: Então, Natália já viu meus surtos de compras de livro e eu vou na saraiva, arrasto ela e comprou os principais. 

Direito de Resposta: 
Natália: Vi mesmo esses surtos gente...o garoto saiu comprando a Saraiva inteira!!! E o pior de tudo, é que quando ele chegou em casa, ele teve a cara de pau de falar pra mãe dele que eu tinha dado todoooooos aqueles livros pra ele. Pode com uma coisa dessas?! 

11. Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?
Natália: Normalmente, esses livros que eu compro porque estou desesperada para ler não ficam mais de um mês na minha prateleira. O problema são os livros que eu compro quando caio na tentação das promoções do submarino... esses passam meses nas minhas prateleiras. Por isso sou tão adepta de desafios literários (como o nosso Desafio da Bienal) e maratonas literárias. Assim, eu consigo diminuir a minha culpa... rsrsrs
Laisy: Infelizmente mais tempo do que eu gostaria.
Diego: Até ter tempo o suficiente para lê-los. Até agora do meu último surto li apenas 3. 

Gostou do meme? Então fique à vontade para responder você também nos comentários! Queremos saber mais de vocês também! 
=) 

13 comentários

  1. Amei Amei Amei a tag e as respostas!! kkkk Me identifiquei com as respostas da Laisy, principalmente a sobre emprestar livros, a resposta é sempre um ""simples""" não kkkkkk
    Quanto a pergunta 6 até agora eu só chorei uma única vez com um livro e como eu nunca leio "em público" não sei como reagiria, mas acho que eu pararia de ler na hora e iria esperar até estar em casa para continuar rs
    Já na pergunta sobre esquecer os detalhes antes de começar a continuação eu tenho uma certa vantagem, como minha memória é excelente, mesmo que eu tenha lido o livro anos atrás assim que eu começar a sequência eu começo a lembrar de praticamente todos os detalhes do anterior, então simplesmente leio a continuação sem ler o primeiro ou checar resenhas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invejo sua memória...eu até lembro da história principal, mas às vezes esqueço algum personagem que morreu...essas coisas...

      Excluir
  2. Adorei as respostas e ri um pouquinho da Natália não querendo ser chefe. rs
    Também tenho problemas com a quantidade de livros para ler; atualmente tenho lido praticamente só parcerias, porque a pilha vem crescendo. rs
    Eu quero comprar milhões de livros atualmente, mas não estou comprando absolutamente nada. Só compro livros para estudos. Prometi para mim mesmo que só comprarei agora na Bienal, afinal, tenho uns 300 livros não lidos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano passado eu comecei a minha rehab e fiz exatamente isso que você esta fazendo: só compraria livros na Bienal.
      Quando cheguei na Bienal acabei nem comprando muitos livros...acho que se comprei 15 foi muito...
      Este ano, já estou na fase 2 do projeto. Eu comprei um porquinho anti-furto e coloco todo o dinheiro que junto lá. Ele será sacrificado na Bienal. Assim, não vou estourar meu orçamento. E me dei o direito de comprar 1 livro por mês, pois como leio em média 4 a 6 livros por mês, no final do ano a minha pilha de não lidos ainda será grande, mas já terá diminuído bastante...antes eu comprava o livro que eu quisesse e quantos eu quisesse no mês!
      E quanto as parcerias, eu e o Diego estamos em uma experiência: em meses alternados nos damos férias das parcerias. Então em um mês eu leio o que eu quiser e ele se vira pra me cobrir. No outro mês eu é que tenho que cobrir ele.
      Vamos ver se vai funcionar...

      Excluir
  3. olha essa questao de emprestar livros,(ou qualquer outra coisa minha) eu nao sei como eu reagiria porque nenhuma das minha colegas gosta de ler e nem minha familia, sou a unica "estranha" da casa, pois bem eu delicadamente diria que nao, eu nao empresto nada meu por isso eu tambem nao peço nada emprestado, pra ninguem vim pedir nada emprestado pra mim tambem.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a tag! Essa tag faz com que nós, leitores, conheçam um pouco mais sobre vocês, blogueiros. Eu não conseguiria parar de ler um livro que eu esteja na metade, por mais chato que ele seja! Nathalia, siga o exemplo do Diego e leia Jogos Vorazes <333 Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler Jogos Vorazes....eu juro...até o lançamento do último filme eu termino de ler a série! Eu tenho muitaaaaa coisa atrasada...eu não li Maze Runner...eu não li Harry Potter...eu não li Percy Jackson...

      Excluir
  5. Nossa! Super me identifiquei com um monte de respostas de vocês. Acho que tenho um pouco de cada um dos três. Tinha um problema seríssimo com essa questão de relembrar dos volumes anteriores de uma série, mas, hoje em dia, só começo a ler uma, quando tenho todos os volumes em mão. Mas lembrando, não tenho blog, então posso me dar esse luxo, né?!?!
    Em relação a chorar, acho que sou muito insensível pra isso. Nunca consegui chorar lendo/assistindo algo. Deveria ser um objeto de estudo. kkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber que a Natália manda e-mail para as editoras falando das capas dos livros. Acho que vou começar a fazer isso também porque tem umas que são pavorosas mesmo. Até agora tô impressionada com a capa de um que já li faz um tempinho. Raramente largo o livro peguei para ler e não gostei, como como a esperança é a última que morre, costumo achar que ele vai melhorar no final, que o autor vai resolver tudo com umas palavras mágicas, mas... isso raramente ocorre. É triste. Não empresto livros para ninguém, seja a pessoa que for e o livro que for. Fim de papo. Adorei ver as respostas de vocês, me diverti para caramba!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o meme, e pensei bastante nas respostas às questões rs
    Confesso que não consigo nem pensar em ter 20 mil livros por ler. Claro que essa quantia é um sonho, mas realmente ficaria complicado decidir o que ler e como diminuir a lista. Concordo com relação às resenhas, elas também me incentivaram a ler o livro até o fim, mesmo que ele não esteja me agradando.

    ResponderExcluir
  8. Gente, amei as respostas de vocês, principalmente essa interação gostosa que tem entre vocês, que amor!
    Eu sou a única que continua lendo um livro mesmo se eu não gostei??? Tenho muita esperança quanto a isso, eu acho que o livro pode ficar bom durantes as páginas, e se eu não continuar lendo, eu posso perder um final fodástico! As vezes isso não funciona, claro.
    Eu não trabalho portanto não tenho renda, a primeira e ultima vez que comprei livros foi na black friday do ano passado, foram 27 livros, os quais só li 3 até agora haha
    Agora com as novas parcerias do blog, ainda não sei como ficarão minhas listinhas. Fora faculdade ainda!
    ps: como assim 400 livros??? Tenho 36 sem ler e já estou surtando!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!! Amei, as respostas de vocês... Natália, também sou a ÚNICA pessoa da minha família que lê... Acredita? Sou naturalmente e com muito orgulho, a "estranha" que evita qualquer tipo de socialização se tiver um livro perto. Por que eu ficaria conversando bobagens se eu tenho companhias mais interessantes nos meus livros??? Não entendo. Bom, eu não estabeleço uma meta de leitura propriamente dita mas tento ler todos os livros que eu quero ou posso. Geralmente, se eu não estou gostando do livro e paro, e tento lê algo que eu goste. Quanto ao empréstimo, eu evito de toda e qualquer forma possível, até ameaças de morte eu já fiz. Brincadeira, mas foi quase isso. Vou logo avisando para cuidar deles como se fosse um recém nascido. E por aí vai...

    ResponderExcluir
  10. Vida de blogueira não é fácil. Po isso admiro o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥