14 de abril de 2015

The Pointless Book por Alfie Deyes

Autor: Alfie Deyes
Editora: Verus
ISBN: 9788576864134
Ano: 2015
Páginas: 192

Classificação:  
Complementado por um app gratuito, este é um livro sem noção, cheio de diversão e desafios: assar um bolo na caneca; criar uma cápsula do tempo; fazer desenhos insanos; escrever um diário sobre uma semana da sua vida; aprender origami etc. Totalmente ilustrado e com uma série de jogos, atividades e brincadeiras, Alfie desafia você a completar seu diário e a não fazer praticamente nada com orgulho.




Este é mais um livro interativo que chegou recentemente ao mercado editorial brasileiro, mas qual é a diferença dele para os outros livros?

Bem, pra começar ele não tem a pretensão de fazer absolutamente nada além de divertir você. Outros livros vem com um objetivo, como pintar as páginas para relaxar...ou destruir o livro para desapegar das coisas materiais...
Esse livro não. Ele traz tarefas simples (na maior parte das vezes...porque fazer origami se mostrou uma tarefa bem complexa para a minha pessoa...hahahahaha), como completar um desenho... preencher uma lista... ou algum tipo de jogo.

Sabe Almanacão da Turma da Mônica?
Se você não sabe o que é o Almanacão eu explico...
Antigamente, quando eu era criança, quando nós entravamos de férias na escola e nossos pais nos carregavam para o meio do mato para passar as férias (ou para uma cidade praiana), nós sempre passávamos nas bancas de jornais e comprávamos o Almanacão.

Gente... ninguém consegue ficar na praia o tempo inteiro. E na época não tinha internet como tem hoje. Então, você que estava longe dos seus amigos fazia o quê nas horas que não estivesse na praia, por exemplo? A resposta: Almanacão.



O Almanacão era um gibi gigante com váaaaaaarios joguinhos e tarefas para distrair você durante toda as suas férias! Tinha página pra pintar...jogo de 7 erros...algumas histórias em quadrinhos...

The Pointeless Book é isso! É um Almanacão para adultos!  

A segunda diferença desse livro para os outros livros interativos é que ele leva a interatividade para outro patamar. Nos livros anteriores, você interage com o livro. Em Pointless Book, você interage com o livro E COM O AUTOR! 
Mas como isso Natália? 
Em algumas páginas deste livro, você encontra uma imagem de um celular. Quando você compra o livro, o autor lhe convida a baixar o aplicativo do livro de graça e ao passar o aplicativo na página que tem a imagem do celular, o seu celular começa a reproduzir um vídeo do autor!!! 


Ou seja, é como se você estivesse preenchendo o livro com o autor!! Isso é sensacional gente! Ele livro levou a interatividade para a internet de uma forma completamente diferente. Não se trata apenas de compartilhar as suas páginas preenchidas usando uma hastag em alguma rede social, o que também é feito nesse livro...trata-se de uma nova forma de interagir! 
Eu que estou fazendo pós graduação em comunicação e marketing em mídias digitais, fiquei pensando: "que ideia simples e genial. Trazer o autor pra perto do leitor."
Imaginem que vocês estão lendo o livro do seu autor preferido e no meio do livro, ou no final, você pega um aplicativo e tem uma mensagem do autor exclusiva para você que esta acompanhando a história? Seja contando uma novidade sobre o próximo livro, ou fazendo um comentário sobre aquela parte da história que você esta lendo...não seria sensacional? 
Ah! E os vídeos são EXCLUSIVOS pra quem tem o livro. Não adianta procurar no canal do youtube do autor, que você não vai achar os vídeos!!! 
E no aplicativo, você ainda tem a possibilidade de conseguir páginas extras de algumas atividades que tem no livro, para você repetir a atividade proposta quantas vezes quiser...Fala a verdade galera...vocês nunca viram o livro tão interativo e tão pensado nos mínimos detalhes como esse...

Algumas tarefas do livro são bobas. Alguns vídeos são bobos. Mas o livro ganhou o meu respeito por ser o primeiro a pensar em todas essas formas de interação que eu citei acima e por me fazer lembrar do Almanacão que tanto me acompanhou na minha infância. 
Só por isso já valeu à pena a experiência...

Eu acho que não preciso falar que no final você ainda terá um livro totalmente personalizado, né? Porque esse é o princípio básico de todos esses livros interativos,,,

Aqui vão algumas páginas para vocês verem o que andei aprontando, com o antes e o depois.

Genteeee! Eu não acho o quinto erro nem com reza forte!!! Help?! 


I wanna rock and roll all night and party everyday...

Quer conferir o que as outras pessoas também estão aprontando? Então procure pela hastag #thepointlessbook. E eu estou postando quase todas as fotos das minhas outras páginas usando essa hastga também, então, se você quiser ver mais das minhas páginas, pode encontrar com a hastag ou me seguindo no Instagram ou clicando aqui. Se eu fosse colocar todas as minhas páginas, esse post ia ficar enorme, né? Rsrsrsrs

E se quiser se juntar a brincadeira e a essa experiência única de interação...corra pra livraria e garanta o seu exemplar!!! 




14 comentários

  1. Achei o livro bem original e criativo é ideal pra passar o tempo mesmo. hahaha Adorei!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava almanaques quando criança, e esse livro parece ser ótimo para relaxar. Um tanto louco, é uma ótima pedida para sair do tédio de domingo! Adorei!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália, eu compro almanacão para meus pimpolhos e antes de entregar, leio todas as histórias... kkkk
    Só não te ajudo com o quinto erro, pois está ruim de ver alguns detalhes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que ainda existe Almanacão?! Cadê?! Quero comprar agora!!!!
      Gente...eu tô quase pedindo ajuda para os universitários pra ver se alguém descobre o quinto erro...vou colocar essa maldita página no facebook do blog e ver se alguma alma caridosa me ajuda, porque tá f***

      Excluir
  4. Eu adorava esses gibis que continham joguinhos hahahah Eu adoro esses livros interativos, como o Destrua Este Diário (Esse eu não compraria, porque tenho outros melhores para comprar hahaha). Já tinha visto esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava, e achei bem legal que ele é um livro bem interativo, fazendo com que nós, leitores, tenham um passatempo agradável hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos livros mais interativos que eu já tive em mãos. Sério...foi muito bem planejado, sabe? Pensado nos mínimos detalhes...

      Excluir
  5. Bem diferente esse livro interativo. Apesar de não faltar opções atualmente, esse me chamou a atenção. Ele parece bem divertido e se parece com o Almanacão, com certeza é muito bom também. Acho que vale a pena para um passatempo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. parece que esse livros interativos estao despertando o interesse das pessoas cada vez mais, e nao é pra menos, sao realmente interessantes e bem criativos, eu quero! rs

    ResponderExcluir
  7. Gostei! Eu sempre fico desejosa desses livros interativos. Comprei o destrua este diário até, só que tive um probleminha com ele, não consegui destruí-lo! Está inteirinho na minha estante até hoje kkkkk Mas acho que vou comprar esse, parece ser mais a minha praia as atividades dele hahah E também não consegui encontrar o quinto erro ^^"

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal. Livros de interação nunca me atraíram muito, mas esse é mesmo genial. E eu adorei essa foto da página "você preferiria..." Fiquei bem em dúvida para responder algumas, porque, né. Parece mesmo bem interessante. E saudades de almanacão. Ainda tenho os meus guardados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Acho massa quando essa interatividade vai ganhando outros ares. Essa ideia de expandir para a Internet foi, como você disse, simples e genial. Qualquer dia desse vou me render a eles também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Gente, que hilário esse negócio de colocar a tecnologia dentro de um livro! Adorei, uma ideia tão simples que pode fazer uma diferença enorme! Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido uma espécie de resenha dele. Achei muito interessante a proposta do autor. E eu conheço o almanacão rs

    ResponderExcluir
  11. Gente, que coisa esquisita!!! Kkk. Sério, a quantidade de livros nesse estilo está aumentando cada vez mais. Eu não sou fã, na verdade, quase não reconheço nenhum do gênero. Acho que eles enfatizam mais a diversão, interessam, passa tempo, sei lá. Não consigo nem tentar gostar ou me arriscar em um. Não é para mim.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥