9 de abril de 2015

Uma Loja em Paris por Màxim Huerta

Autor: Màxim Huerta
Editora: Planeta
ISBN: 9788542204704
Ano: 2015
Páginas: 256
Classificação: 

Uma loja em Paris - Num dia qualquer, quando andava sem rumo pelas ruas de Madri, Teresa, uma órfã rica que vive sob o rígido controle de sua tia Brígida, se vê impelida a entrar em um antiquário, atraída por uma tabuleta de uma antiga loja parisiense de tecidos. De volta ao seu apartamento, após fixar a tabuleta em seu escritório — que compra sem saber muito o porquê —, a jovem é atormentada por uma série de sensações, percepções e visões que, ao que tudo indica, fazem referência à dona da tal loja, Alice Humbert, que viveu na Paris dos anos 1920. Quem terá sido essa mulher e por que a sua história agora lhe bate à porta de uma maneira tão intensa, Teresa se pergunta. Sem perder tempo, ela parte em busca das respostas na mágica, romântica e colorida capital francesa, para onde se muda. Inspirado pelos “anos loucos” vividos na Paris de Hemingway, Modigliani, Coco Chanel e Paul Poiret, o jornalista espanhol Màxim Huerta apresenta uma história de amor que resistiu ao tempo e transpassou décadas até atingir em cheio o coração de Teresa.

Teresa sempre teve uma vida oprimida. Órfã, foi criada por sua tia que controlava absolutamente tudo de sua vida. Desde o que vestir ao que comer e desta forma foi vivendo até se tornar adulta. Porém, devido a toda essa opressão em que foi submetida desde criança, Teresa acabou se tornando uma mulher totalmente insegura e incapaz de decidir qualquer coisa que fosse. Ainda solteira, tentava ocupar seu tempo livre com aulas de pintura, mas isso não era o suficiente para preencher todo o vazio que sentia.
Quando mais jovem, teve um relacionamento sério que terminou de forma trágica e desde então nunca mais se sentiu capaz de amar de novo e se abrir para novos relacionamentos. Porém, certo dia, saindo de sua aula, Teresa passou por uma loja que vendia coisas antigas trazidas de Paris onde inexplicavelmente se sentiu atraída por uma tabuleta de uma antiga loja de tecidos parisiense. Não fazia ideia do porquê... Só sabia que deveria comprá-la e levá-la para sua casa. Com isso, desde essa sua compra compulsiva, coisas estranhas começaram a acontecer com ela e ela sabia que todas estavam, de alguma forma, ligadas a esta tabuleta que ela havia comprado, pois desde então começou a ter visões sobre uma tal de Alice Humberg, que teoricamente seria a dona da loja na qual ela comprou a tabuleta.

Cansada da mesmice de sempre, Teresa decide se mudar para Paris, pois sempre teve paixão pelo lugar e ela sabia, de alguma forma, que a tabuleta a estava levando para lá e a ajudaria a mudar a sua vida. Além é claro, de agora ela querer saber quem seria esta tal de Alice, que acabou entrando em sua vida de uma forma tão inesperada tantos anos depois.

Sabe aquele livro que você simplesmente não sabe o que achar dele? Quando finalizei a leitura de "Uma Loja em Paris" fiquei um bom tempo fitando o nada sem saber o que pensar. Isso porque eu simplesmente não sabia se o achava bom ou ruim - e acho que até agora ainda não descobri. 

Teresa é uma personagem que a principio é detestável, pois é fraca e não tem nenhuma atitude perante as ações de sua tia. Porém, depois que decide dar um basta nesta situação e partir para Paris para recomeçar sua vida, ela começa a evoluir como pessoa e mulher e passa a ser mais tolerável.
A principio, essa ligação meio sobrenatural que ela tem com a tabuleta não faz nenhum sentido, mas no final do livro sabemos o por quê disso tudo. E é aí que eu não sei se o final me agradou. 
É desesperador, porque pela primeira vez não sei bem o que pensar sobre toda a história em si. Acho que o que me fez achá-lo bom no fim das contas, foi a história da Alice que nos é apresentada na maior parte do livro. Ela sim foi uma mulher incrível, com uma história de vida única que deu todo o charme para o livro, pois se tudo fosse aos olhos de Teresa ou somente sobre sua história e narrativa, certamente o livro não seria bom. O que também fez com que eu ficasse confusa quanto ao que achar do livro foi um detalhe relacionado ao final. Eu li, reli, li de novo e simplesmente não consegui entender o que o autor quis dizer com certa explicação que interligava toda a história e que era essencial, e isso me frustou bastante. Porém, mesmo com um número grande de contras, achei o livro bom pela simples história de Alice... Que de simples não tem nada, mas que no fim achei muito marcante.

Com relação a parte física do livro, a revisão e a diagramação estão impecáveis como todos os livros da Planeta. A letra é agradável para a leitura e as folhas são amareladas.

O que tenho a dizer é: leia e tire suas próprias conclusões sobre essa história muito única e diferente que é "Uma Loja em Paris".

9 comentários

  1. Olá, Laisy.
    Não conhecia esse livro e, a princípio, não leria. Acho que não gostaria tanto da obra porque a premissa não me agradou e a protagonista me pareceu meio apagada. Mas talvez eu siga sua dica final e dê uma chance. Mas se isso acontecer, não será por agora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. quem nao gosta de París? rs um livro que se passa por lá eu nao perderia por nada, achei o livro bem interessante, e é obvio que vou ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me agradou por conter esse suspense que só é revelado no final do livro! Eu odeio personagens assim como ela, que não tem personalidade e que não toma atitude para nada. Por outro lado, fico feliz em saber que a personagem evolui ao decorrer do livro, fazendo com que o leitor acompanhe esse amadurecimento!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Paris... Fiquei interessada para ler esse livro no dia em que vi o lançamento. Algumas pessoas não gostaram mesmo da personagem, mas ainda assim quero fazer a leitura, porque não ignoro nada que envolva essa cidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente, as vezes é meio chatinho livros em que a personagem não tem voz diante dos conflitos da vida, mas creio que é preciso se colocar no lugar dela. Parece ser um livro interessante, principalmente porque seu final desvenda o porquê de certas coisas terem acontecido!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa sensação de não saber se um livro é bom ou não é bem chatinha mesmo. Mas, levando por um lado, é preferível que fique essa dúvida, do que não gostar do mesmo. Pelo menos a história de uma das personagens foi marcante ao ponto de salvar esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Oi Laisy.
    Já tinha visto esse livro por aí mas não me interessei logo de cara. Achei a premissa meio boba sabe? E lendo sua resenha agora acho que eu estou certa em não me interessar.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que esse livro sempre me passou a impressão de ser bastante comovente. A história é uma daquelas que parece te prender e não te deixar largar o livro antes de desvendar todos os segredos contidos na história. Gosto da capa e tenho curiosidade em conhecer a trama mais de perto!

    ResponderExcluir
  9. Apesar de a historia aparentemente ser muito comovente, não faz muito o meu estilo. Por enquanto, estou tentando evitar um pouco livros do gênero. Sinceramente, poucos livros me agradam de fato. Mas quem sabe eu não mudo de opinião um dia e resolvo conhecer a trama de fato. Boa leitura para quem gosta de livros com essa temática!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥