14 de maio de 2015

Perdidas News: Muito além do simples ato de pintar...

Acho que vocês perceberam que houve uma mudança no estilo do Perdidas News, né?
Antes eu colocava um resumo de todas as notícias que bombaram na semana em um "big resumão", mas percebi que quem acompanha o nosso blog também acompanha outros blogs (eu também faço isso), e portanto já estava sabendo de tudo que tinha acontecido quando lia o Perdidas News aqui.
Além disso, tenho percebido que todos os blogs de literatura estão muito iguais. Todos reproduzem os lançamentos das editoras, as notícias que as editoras mandam, tem os mesmos livros sendo resenhados, o mesmo formato. E eu queria fazer algo diferente...

Existem sites/blogs muito bons para ficar por dentro das novidades que pipocam todos os dias no mercado editorial, e eles fazem um trabalho muito mais rápido e melhor do que o meu.
Por isso, decidi que iria publicar coisas que eu realmente quisesse comentar com vocês. Como a matéria que foi divulgada na semana passada pela revista Veja São Paulo.

Sabem os livros de colorir?
Então. Eles são antiestresse... ficam lindos depois de finalizados... são personalizados... mas todos no final tem o mesmo desenho, só que com cores diferentes, certo?
Errado.
Um grupo de criativos esta indo muito além do simples ato de pintar e transformando seus livros de colorir em livros muito mais personalizados e um exemplo de criatividade.
Eles desenham por cima dos desenhos, no melhor estilo Romero Brito, criando novas imagens e usando as imagens anteriores (que já vieram no livro) como uma textura.

Dá uma olhada...

Eu quero essa página dos minions pra mim!!! (Reprodução/Instagram/@pattyy_goncalve) 

Reprodução/Instagram/@pattyy_goncalves

Reprodução/Instagram/@pattyy_goncalves

Reprodução/Instagram/@veraluciaelias

E vocês? Estão exercitando a arte de ir além do colorir? Eu vou tentar reproduzir o Pac-Man no meu livro (porque é o mais fácil... rsrsrs) e ficarei sonhando com o dia que conseguirei fazer a página dos Minions, mas vou tentar pensar fora da caixa nas próximas páginas e ver o que posso inventar além das combinações de cores...

Agora é o momento da minha máxima: vocês ainda acham que os livros de colorir são uma onda passageira? 
Porque o que tenho visto é que eles começaram como antiestresse e agora estão abocanhando um novo nicho de mercado: o dos criativos. 
Eu não vi essa mudança de segmentação de público acontecendo em outros gêneros literários que tiveram sua fase de "boom", como por exemplo, os livros hots. 
E nós já discutimos no Perdidas News anterior que a tendência é que os livros interativos sejam o futuro da literatura...
O que vocês acham disso tudo? Venham discutir comigo! 

Para saber mais:

10 comentários

  1. Muito legal! Eu não sou criativa o suficiente para fazer esse tipo de coisa, mas quem sabe? Testar coisas novas para fazer com os livros interativos e levar o personalizar a outro nível hahah
    Acho que é uma onda bem legal, mas talvez seja passageira - na verdade minha mãe disse que quando ela era criança/adolescente na década de 70 por aí esses livros de colorir eram bem comuns também, mas bem menos elaborados que os de hoje. Então, pode ser só um momento, mas com toda certeza vai abrir caminho para novos estilos e modas mais criativas para os livros, sejam eles interativos ou levando a história de um jeito diferente pra gente.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindooo!
    Adorei o post, achei tão diferente, faz mais?
    O blog ta lindo, meu Deus!!!
    Beijos!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. OI Nat,eu AMO livros de colorir!!! Sempre falo que se uma pessoa quiser me agradar ela me da uma caixa de lápis de cor e um desenho para colorir rs. Me traz paz ficar ali colorindo algo, acho que faz bem até pra pessoa.
    Adorei as pinturas, são lindas principalmente a dos minions e a do pac-man que me encantaram <3 Pena que o que me falta é saber desenhar né rsrs mas eu dou um jeito!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  4. Auwnnnnnnnnnnnn *-* Minions
    Adorei os desenhos ♥♥
    Realmente fica muito chato aquelas postagens repetitivas na blogosfera

    ResponderExcluir
  5. Nunca pensei em transformar o livro colorir em uma verdadeira obra de arte. Achei genial essa ideia de recriar os livros.
    Esse mosaico do gatinho está lindo. <3

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Tô apaixonada por essas pinturas e desenhos. Nossa, cada um mais lindo que o outro, pena que não sei desenhar. Os livros de colorir viraram febre mesmo, acho que não vai passar tão depressa. Já tem para todos os gostos, mas por enquanto vou continuar com o meu único, porque ainda não consegui acabar.

    ResponderExcluir
  7. quem dera ter tamanho talento e criatividade, acho que nao conseguiria transformar um simples desenho em algo a mais, eles sao lindos

    ResponderExcluir
  8. Natália1
    Na verdade a terapia de pintar e colorir é usada há muito tempo, não apenas nas clínicas psiquiátríicas como no cotidiano das terapias mais dinâmicas.
    Adorei a ideia de as editoras lançarem esse livros e tomara que seja uma tendência permanente, porque realmente tira o estresse e evoca a criatividade.
    Desejo uma ótima semana!!
    “Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Encantada nessas pinturas e desenhos. Bem que eu queria saber desenhar desse jeito, mas ainda estou tentando só pintar o meu livro. Essa do Timão e Pumba está maravilhosa, a cara da minha infância. Amei a ideia. E depois mostra a sua tentativa para a gente!

    ResponderExcluir
  10. Lindas pinturas! Não tenho esse talento, mas amo ver desenhos e as pinturas feitas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥