29 de maio de 2015

Starling por Lesley Livingston

Livro I - O Despertar dos Filhos de Odin

Autor: Lesley Livingston
Editora: Jangada
ISBN:   9788564850859
Ano: 2015 
Páginas: 288
Classificação:   
Mason Starling é campeã de esgrima da equipe da Academia Gosforth, mas nunca teve de lutar por sua vida. Não até a noite em que uma violenta tempestade sobrenatural assola Manhattan, aprisionando Mason e seus colegas de equipe dentro da escola. Mason é atacada por criaturas horrendas, com forma vagamente humana, mais aterrorizantes que os trovões e raios, enquanto a tormenta traz para a vida dela um perigoso desconhecido: um jovem que não se recorda de nada além de seu nome - Fennrys, o Lobo. A chegada desse garoto misterioso faz em pedaços o mundo de Mason, ao mesmo tempo que uma atração inegável surge entre eles. Juntos, eles tentam desvendar os segredos da identidade de Fenn, enquanto forças estranhas e sobrenaturais se adensam à volta deles. Quando descobrem que a família de Mason, com sua obscura ligação com antigos deuses nórdicos, é a chave de todo o mistério, Fennrys e Mason subitamente se veem diante de um futuro catastrófico: o Ragnarök - ou o fim do mundo, como o conhecemos.

Mason Starling achava ser uma garota comum como outra qualquer, exceto por um pequeno detalhe: era filha de um dos homens mais ricos do mundo. Ela e seu irmão do meio, Rory Starling, estudam em Gosforth, uma escola fundada há muitos anos atrás pelas famílias mais ricas do mundo para seus filhos intocáveis. O fato de ela estudar numa escola que só possui filhos de magnatas e consequentemente, toda dividida em “quem gosta de quem por ser de uma família tal” nunca agradou Mason e ela sempre pediu para estudar numa escola normal, mas é claro, fracassou todas às vezes em seu pedido. Conformada que teria que estudar ali até se formar, tentava levar ao máximo uma vida normal, fazendo esgrima – uma das coisas que ela mais amava no mundo – e tendo seus poucos amigos, já que as pessoas pareciam não gostar muito dela. Certo dia, após seu treino, Mason voltaria para o seu dormitório, e como começou a formar uma tempestade, ela e os outros começaram a organizar tudo o que deveriam de forma rápida para que desse tempo de sair do ginásio antes da tempestade, mas viram que todo o esforço foi em vão quando a chuva começou a desabar e todos ainda estavam lá. A princípio, parecia uma tempestade como outra qualquer até que a luz foi cortada e eles começaram a ouvir barulhos vindos de fora como se alguém ou algo quisesse entrar no ginásio. No começo, eles acharam que fosse uma brincadeira de mal gosto de outros alunos que viram que eles ficaram presos ali, mas quando se deram conta, estavam sendo atacados por monstros horríveis, difíceis até de descrever, que pareciam ter vindo com a tempestade. Todos, é claro, ficam atônitos, pois nunca haviam visto nada parecido, ou até mesmo sequer sabiam que monstros como aqueles existiam e quando se dão por si, têm que travar uma árdua batalha por suas vidas no meio de todo aquele caos. Como se as coisas já não estivessem estranhas o bastante, um garoto cai do céu, no meio do ginásio, totalmente nu e mesmo sem motivos aparentes, começa a ajuda-los nesta árdua batalha. Quando tudo acalma, eles sequer conseguem falar sobre o que aconteceu, pois tudo parece muito absurdo e surreal e fazem um certo tipo de pacto entre eles para não falarem com ninguém sobre o que aconteceu ali, pois achariam que estavam loucos. O garoto que pareceu vindo do céu não consegue ajuda-los com informações muito úteis, pois mesmo tendo os ajudado, não se lembra de absolutamente nada. Não sabe como foi parar ali, de onde veio, o que são aqueles monstros ou porque eles os estavam atacando. A única coisa que ele se lembra é que se chama Fennrys, o Lobo.
Porém, mesmo com o pacto feito, Mason não se conforma em não falar mais sobre aquilo, mas como todos decidiram esquecer o que aconteceu, não restam muitas pessoas que ela possa conversar sobre o ocorrido. Assim que viu Fennrys pela primeira vez, Mason sentiu algo que nunca havia sentido antes e ele por ela. Logo após a batalha terminada, Fennrys os deixa no ginásio e vai seguir sua vida, onde tentará descobrir o quê ou quem ele é, mas sente que precisa encontrar Mason de novo e assim faz depois de um tempo. A atração entre eles começa a ficar mais forte a cada dia e juntos tentam descobrir quem é Fennrys e o que esta acontecendo, visto que são atacados por monstros de novo. Porém, o que Mason não faz ideia, é que sua família está mais interligada nesses acontecimentos do que ela sequer poderia imaginar, visto que a família Starling possui uma forte ligação com os deuses Nórdicos e por conta disto, está por trás de tudo o que vem acontecendo. Porém, mesmo sem saber que sua família está por trás disso, ela consegue descobrir que tudo o que vem acontecendo envolve uma antiga profecia, o Ragnarok, ou seja, o fim do mundo segundo os deuses nórdicos. E é com essa resposta que Mason e Fenn terão que levantar mais tantas outras. De quem exatamente estes monstros estão atrás? Por que eles surgiram do nada? Quem ou o que é Fennrys? De onde ele veio e por que não se lembra de nada? Essas e muitas outras perguntas nos acompanharão ao longo da leitura no qual Mason e Fenn tentarão ao máximo encontrar as respostas.

Fantástico! Era só isso que eu conseguia dizer repetidamente assim que eu finalizei a leitura de Starling. Nunca havia lido nada sobre Ragnarok e nem preciso dizer que achei incrível, né? Conhecer este lado obscuro e macabro de Asgard e seus deuses só faziam meus olhos brilharem a cada página virada. A leitura é super dinâmica e contada em terceira pessoa, o que foi um ponto mega positivo, pois o livro é todo dividido, mesmo dentro de cada capítulo, pela visão de cada personagem. Ou seja, a todo momento, durante todos os acontecimentos frenéticos que acontecem seguidamente, podemos saber o que cada personagem vive e sente naquele momento, pois a autora vai nos mostrando, dentro de um mesmo capítulo o ponto de vista de cada personagem envolvido naquele acontecimento. Com isso, não ficamos presos ao que um único personagem vive ou sente e isso foi algo totalmente fantástico na leitura. Outro ponto também muito positivo, foi o fato de termos tantas questões a serem descobertas e a dinâmica de como tudo vai acontecendo e se revelando. E como este não é um livro nem um pouco previsível, nós ansiamos em querer entender tudo o que está acontecendo junto com os personagens.

Mason é uma garota forte, mesmo possuindo um ponto fraco que é a sua claustrofobia, algo que realmente pode fazê-la entrar em pânico. Achei que ela além de forte é uma personagem encantadora, engraçada, cheia de senso de humor e divertida. Várias vezes me vi gargalhando com algo que ela falava ou pensava, mesmo em situações pouco prováveis. Fenn também é um personagem encantador e que nos faz babar ao longo da leitura, pois é loiro, lindo, alto, forte e fofo na medida certa. A autora conseguiu com maestria, incluir o fim do mundo com uma pitada de romance na medida certa. Todo o livro é eletrizante, mas conforme o final vai se aproximando, tudo vai ficando cada vez mais frenético até que o nosso coração quase para com o que acontece no final. Nem preciso dizer que necessito do segundo livro pra ontem, né?

Falando sobre a parte física do livro, como sempre a Jangada arrasou na diagramação e na revisão que estão impecáveis. A capa é linda de morrer; o tamanho da letra é muito agradável para a leitura e as folhas são amareladas.

Se você gosta de uma leitura com muita adrenalina, ou é um fã dos deuses nórdicos e do Ragnarok, ou até mesmo não conhece essa lenda mas quer conhecer, esse é o livro mais do que certo.

7 comentários

  1. Oii Laisy, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas sua resenha me cativou! Fiquei feliz por você ter gostado tanto dele também!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  2. Olá, Laisy.
    Já conhecia esse livro pela capa, mas não imaginava que ele tivesse um enredo tão fantástico e genial. Também nunca li nada sobre Ragnarok, então acho que a obra tem tudo para me surpreender.
    Excelente dica. Está mais do que anotada.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. OI Lai! Já tinha ouvido falar do livro antes mas nunca peguei uma resenha para ler. Confesso que me interessei bastante por se tratar de uma fantasia, aventura com um romance e mitologia, porque eu to numa fase que não pensa em mais gênero algum a não ser esses rsrsr.
    Adorei esse romance entre o Fenn e a Mason fiquei super curiosa para descobrir o resto dessa aventura logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não gostei do livro. Não chamou muito minha atenção. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bom, mesmo tendo esse romance no meio... sempre fico com um pé atrás quando se propõe num livro um tema e se coloca um romance também, não é todo autor que sabe dosar as coisas e não perder o foco. E o lance de colocar vários pov's me lembrou o Rick Riordan.
    Seja como for, já temos a nova febre literária! Mitologia Nórdica kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Laisy!
    Achei fantástica a ideia de rreunir a mitologia Nórdica, que nem é tão divulgada em livros, com uma ficção fantástica, me deu a impressão de que as aventuras e mistérios não param de acontecer no desenrolar de toda trama, o que torna o livro ainda mais interessante de ser lido.
    Adorei!
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fiquei empolgada só de ver a sua empolgação com esse livro. Nada melhor do que rir durante a leitura por alguma coisa que o personagen fez, né? E acontecimentos frenéticos sempre me deixam totalmente presa na leitura. Tô curiosa para saber como esses questionamentos serão respondidos e, claro, para me encantar tanto quanto você. Amei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥