23 de maio de 2015

Storytelling por Adilson Xavier

Autor: Adilson Xavier
Editora: Best Bussiness
ISBN: 9788576848608
Ano: 2015 
Páginas: 304
Classificação: 
Com o excesso de informação e estímulos do mundo de hoje, os consumidores estão cada vez mais desatentos. Para captar a sua atenção e gerar engajamento e vendas, os profissionais de marketing e comunicação têm reforçado cada vez mais o storytelling, ou seja, a criação de histórias em torno de marcas ou produtos. A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike são excelentes contadoras de histórias e é essa a semelhança fundamental que as une como marcas influentes em vários mercados. Deste assunto é que Storytelling – Histórias que deixam marcas trata. Storytelling é um conceito amplo que representa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história. É uma formulação híbrida que o publicitário Adilson Xavier examina por completo ao analisar cada etapa de uma estrutura narrativa. Criadores e produtores de conteúdo de entretenimento e cultura, profissionais de marketing, de publicidade, de vendas, de jornalismo, de ensino, de política, de qualquer atividade que lide com apresentações de ideias ou projetos, de repente percebem no storytelling uma questão de fundamental importância. Neste seu novo livro, Adilson Xavier faz um rico panorama sobre o assunto, apresentando a sua origem, nos relatos feitos pelos judeus e que deram origem ao Velho Testamento até exemplos e cases de grandes marcas que têm a habilidade de mexer com a percepção de consumidores, através de histórias detalhadamente construídas. O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca e fundamental para a sua construção. O livro traz ainda várias páginas com QR codes que levam a um site onde é possível ver comercias de várias marcas citadas nas suas páginas.

Confira a resenha deste livro no vídeo abaixo:


Se você gostou desse vídeo, não deixe de curtir o nosso canal no YouTube para ficar por dentro de tudo que acontece no blog. E deixe seu comentário! O que vocês acharam dessa história de "Storytelling"? 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então vamos debater aqui no blog!! 
Até o próximo vídeo galera! 
=) 

6 comentários

  1. Olá, Natalia.
    Não fazia ideia do que era Storytelling até assistir a esse vídeo. E confesso o que me chamou a atenção de cara foi o Batman na capa do livro. haha
    Achei bem interessante o conceito de Storytelling e também o seu vídeo. Bem explicativo e me fez perceber ainda mais como o comercial invadiu as nossas vidas.
    Fiquei curiosíssimo para ler esse livro. Adorei!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália! Amei o vídeo, super bem explicado, muito legal mesmo!!
    Eu já havia ouvido falar do storytelling, mas era algo mega básico, só o conceito praticamente e adorei saber um pouquinho mais sobre ele.
    Sabe que vendo essas coisas, essas profissões que requerem criatividade, seja publicidade, marketing, etc. me dá uma vontade de largar tudo e ir fazer algo assim? Quem sabe um dia? Talvez eu vá me familiarizando um pouquinho de cada vez, lendo esse livro como primeiro passo, não sei... rs

    ResponderExcluir
  3. OI Nat! Achei bem legal o autor nos mostrar como esse mundo tecnológico virou o nosso mundo também. Porque querendo ou não, hoje em dia tudo depende de um comercial, de um meio tecnológico ou aplicativos para facilitar no dia a dia.
    Fiquei super curiosa para ler o livro, não só pela resenha mas pela capa que achei linda e bem simples!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não fazia ideia do que era Storytelling. Digo, não conhecia esse termo. Mas adorei a proposta do livro, que ainda não tinha visto. É interessante perceber, através de um livro desses, como as campanhas tomam conta das nossas vidas e nos influenciam até sem que a gente se dê conta. Fiquei curiosa pelo livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. O livro é bem interessante, da mesma forma que o vídeo. Realmente só da para saber do que se trata quando lemos, pois só com a capa é difícil de identificar.

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    Sei de jeito nenhum... explica aí.
    Agora entendi... a marca contando a sua história, marketing puro.
    E que fica gravado, né? Bem bacana a interatividade do livro.
    É um livro mais técnico, mas mesmo para os leigos é interessante.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥