25 de maio de 2015

Torim e A Guerra Cósmica por Gabriel Mussolin

Autor: Gabriel Mussolin
Editora: Novos Talentos
ISBN: 9788542804362
Ano: 2015 
Páginas: 256
Classificação: 
Torim e A Guerra Cósmica - Um mortal, um guerreiro, um herói, uma lenda.Conheça Torim, filho de Zeus, que embarca com Apolo, Perseu, Agamêmnon e muitos outros deuses em uma jornada para derrotar o deus das trevas Hades e o poderoso titã Cronos, porém ao longo do caminho um outro guerreiro mais poderoso do que Cronos, será libertado do Tártaro.Embarque nesta perigosa, emocionante e aventureira jornada em uma guerra entre deuses e titãs, uma batalha mitológica, com Centauros, Tritões, Elfos, Arcanjos, Dragões, Minotauros e muito mais.


"Torim e a Guerra Cósmica" é a primeira obra publicada de Gabriel Mussolin. Como o nome já diz, o tema central é uma guerra cósmica orquestrada por Hades que deseja dominar o Olimpo e se vingar de seus irmãos (a velha história de sempre). Nosso personagem principal é Torim, um menino que demonstra ter estudado bastante sobre os seres mitológicos, que é convocado por Apolo, o deus do Sol, para integrar uma equipe que conta também com Agamêmnon e Perseu.
Bom, Hades provocando guerra contra os deuses do Olimpo já é um tema mega explorado e escrever sobre isso sem parecer repetitivo é um desafio e tanto. Mas nosso amigo aqui falhou miseravelmente.
Por se tratar de uma primeira obra, repensei varias vezes a maneira de avaliar o livro, mas no meu ponto de vista, o mais honroso a se fazer é avaliá-lo como qualquer outro escritor. Então lá vamos nós.

Primeiro, falando sobre a estrutura física do livro. O tamanho da fonte está dentro do padrão e a leitura é confortável. Algumas paginas apresentavam erro de impressão (duas para ser mais específico). Não chegou a comprometer totalmente a leitura, mas vale a pena registrar. Ao longo do livro, foram encontrados vários erros de pontuação e às vezes de concordância. Vou dar um exemplo que ocorre na página 93, começando na linha 15, que poderia ser melhor pontuado e que possui erro de concordância:
"[...]No momento em que eu terminei de dizer aquilo, peguei minha espada e o ataquei no coração, ele olhou diretamente para mim com a feição assustada e morreu, apesar de ser nosso inimigo, ficamos de luto por ele, mas não tínhamos tempo para isso, a batalha continuava, usaríamos usar o arco de Apolo em um dos titãs sem saber o que iria acontecer.[...]"
Agora analisando o conteúdo. Achei todos os personagens superficiais demais. O próprio protagonista, Torim, é o tipo de personagem que é especial só porque é especial, é especial porque o autor quer. Mais afrente vai ser explicado um pouco disso pelo fato de quem é o pai de Torim, mas o personagem não possui uma história desenvolvida no livro. O autor parece já contar com pessoas imergidas em historias mitológicas, mas na prática o leitor se sente numa salada mista de seres mitológicos que são adicionados aleatoriamente.
O romance entre Torim e Lefesta parece forçado demais e começa da maneira mais clichê conhecida, o rapaz salva a menininha e depois disso, tudo são borboletas (inclusive eles se casam ali na hora mesmo depois disso). Lefesta é filha de Afrodite e isso é tudo que o livro diz mesmo. Ela aparece do nada e por lá ela fica, só voltando a aparecer durante a guerra. Em resumo faltou muito o desenvolvimento dos personagens, pelo menos os protagonistas podiam ser melhor trabalhados.
Sem querer parecer chato, mas diversas coisas ficaram muito desproporcionais, por exemplo, em um momento Torim está em um helicóptero à 200 metros de altura, ele pula e quando chega a 80 metros de altura (como se isso fosse demorar) ele puxa o paraquedas. Se não fossem colocados valores teria sido muito melhor. Esse é só um exemplo, mas o livro está recheado disso, me arrisco a dizer que isso acontece toda vez  que a palavra "metro" é citada. rs
O arriscado de se colocar um deus entre os protagonistas de uma aventura é a maneira que você vai explicar o fato dele não usar sua força máxima a acabar com qualquer dificuldade. Bom, parece que o autor não se preocupou muito com isso. Apolo no livro é um deus que não difere muito de um humano. Na verdade não se tem muito uma diferença de dificuldade entre os desafios. Um titã, repito, UM TITÃ é vencido na mesma facilidade que uma quimera. Pode parecer besteira, mas isso torna a leitura cansativa. Quando aparece uma dificuldade na historia, você não fica ansioso em saber como isso vai ser superado, você já identifica aquilo como algo colocado ali só pra render mais algumas páginas.
Durante o livro todo, os personagens traçam rotas que parecem super desnecessárias. Parece que o caminho está sendo feito do método mais longo possível sem motivo nenhum. Se você tem vários pégasos ao seu comando, não tem porquê você fazer qualquer outro trajeto a não ser voando. Se você está a serviço dos deuses, inclusive um deles está com você, existem infinitas possibilidades de encurtar uma viagem.
Particularmente, achei a leitura extremamente cansativa e irrelevante. Inclusive lancei uma nova classificação, "Zero Estrelas", que você pode conferir o que significa na barra lateral. Talvez agrade ao público que não se incomode com todos esses pontos citados acima, ou seja, crianças de 0 a 8 anos. Coloque o conteúdo do livro no leitor do Google para o seu filho, ou se você o amar muito mesmo, leia pra ele antes de dormir e talvez ele durma tranquilo.


17 comentários

  1. Sem dó nem piedade, né Gabriel? rs Olha, eu sou extremamente crítica com alguns livros, principalmente quando eles não cumprem o que prometeram, mas sempre tento dar os motivos um a um pelos quais não gostei, e parece que você também faz isso. Não é um não gostei simplesmente, são motivos técnicos e de conteúdo fáceis de se constatar por leitores mais atentos ou experientes. Expressado da forma correta ajuda muito o escritor a crescer e melhorar na escrita e até mesmo na revisão do livro. Crítica construtiva sempre é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Priscila. Gastar um tempo em um livro que não está sendo a melhor das experiencias é realmente complicado. Tentei imparcial ao máximo e mostrar o que na minha visão desagradaria outros leitores. Espero ter me saído bem. rs
      bjs

      Excluir
  2. Oii Gabriel, tudo bom?
    Nossa, fiquei bem curiosa com esse livro, a resenha ficou ótima além da capa chamar bastante atenção né?
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa ficou muito empolgante mesmo. Mas o conteúdo... Já dizia o velho ditado.. Dependendo do seu humor, pode ser que você goste. Tipo, se você tiver zerado a vida e estiver tempo sobrando rs..
      Que bom que gostou da resenha. :D

      Excluir
  3. Olá, Gabriel.
    Achei muito interessante a sua resenha, principalmente por causa dos pontos levantados e explicados de maneira detalhada.
    Acredito que o grande problema do livro começou na escolha do tema. Quando você quer escrever o mesmo que o Rick Riordan, você tem que ser bom demais. Mas muito bom mesmo. Sem falar que o autor consagrado já desenvolveu muitos personagens, usou diversos monstros e deuses, o que torna tudo muito parecido com uma mera repetição.
    Boa e sincera resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Pegar um tema conhecido assim e conseguir surpreender é pra poucos. Fico feliz de saber que você curtiu a resenha. Qualquer dica pra melhor, ou duvidas que eu deixei passar, é só falar. Tenho que usar esse conteúdo que li pra algo rs

      Excluir
  4. Eu fiquei meio confusa quando não vi nenhuma estrela, mas agora já compreendi tudo. Parece que não tem nenhum ponto que se salva, né? Porque se os personagens não são aprofundados, se não há coerência e se a narrativa dá voltas desnecessárias, fica difícil arrumar um ponto positivo. Uma pena, porque adoro mitologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo Cecília. Se explorasse mais os personagens, seria mais fácil da leitura me conquistar, mesmo se o enredo fosse repetitivo. Mas o autor realmente atirou pra todos os lados e infelizmente não acertou nenhuma.

      Excluir
  5. Oi Gabriel! Nunca tinha ouvido falar do livro mas confesso que fiquei bastante interessada, por se tratar de um livro mitológico. Eu bem que curto dessas coisas medievais e amo a série PJO, e esse livro me lembra muito ele, pela personagem Perseu e muitos outros deuses que também participam da história, é claro que o enredo é super diferente apesar de ter gêneros semelhantes. Quando disse do pouco desenvolvimento do autor na narrativa fiquei decepcionada e sou meio chata quanto a isso, por isso fico meio em dúvida se devo arriscar ou não.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ser bem sincero Deborah.. rs
      Não arrisca não. Infelizmente o livro ficou bem superficial. Não teve nenhum momento do livro que eu me senti empolgado de continuar lendo.
      Só teve uma coisa que foi muito boa.. A sensação de depois começar a ler um livro bom. Eu descrevi isso na resenha de "A Curiosidade", em breve será postado. Bjo

      Excluir
  6. Oi Gabriel! Nunca tinha ouvido falar do livro mas confesso que fiquei bastante interessada, por se tratar de um livro mitológico. Eu bem que curto dessas coisas medievais e amo a série PJO, e esse livro me lembra muito ele, pela personagem Perseu e muitos outros deuses que também participam da história, é claro que o enredo é super diferente apesar de ter gêneros semelhantes. Quando disse do pouco desenvolvimento do autor na narrativa fiquei decepcionada e sou meio chata quanto a isso, por isso fico meio em dúvida se devo arriscar ou não.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não é meu estilo de livro, mas que capa perfeita. Tudo a ver com a história proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é seu estilo de livro então, nem arrisca rs
      Confesso que na hora de escolher, julguei o livro pela capa. Sou um pecador mesmo, mereci o castigo.

      Excluir
  8. Gabriel!
    Para se escrever sobre mitologia tem de ter uma base forte e mais... tem de mostrar ao leitor o caminho das pedras, porque nem todos os leitores conhecem as mitologias.
    E ainda tornar as personagens fracas em sua essência, sem mostrar a profundidade, deve tornar o livro tedioso, porque o leitor não se identificará com os protagonistas.
    Muito boa sua análise.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Belas palavras também.
      Concordo com você em gênero, grau e número.

      Excluir
  9. Olá meus caros leitores, peço perdão por meus erros, realmente também fiquei um pouco chocado com os erros de revisão já que a editora que era responsavel por esta parte, ja venho amadurecendo minha escrita e devo dizer que surpresas estão por vir, verão que a história, os segredos, as duvidas e a verdadeira guerra cósmica estão por vir, abraços, obrigado pela dica, irei melhorar!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥