15 de junho de 2015

Iscas por J. Kent Messum

Autor: J. Kent Messum 
Editora: Record
Ano: 2015
ISBN: 9788501403070
Páginas: 320
Classificação:
Seis estranhos acordam em uma ilha deserta sem qualquer lembrança de como chegaram ali, mas logo se torna evidente o que todos têm em comum: são dependentes de heroína. Sequestrados e colocados à força em um jogo mortal. Em pouco minutos, começam a discutir, porém os ânimos se acalmam quando eles encontram um baú com água, comida e uma carta informando que ninguém irá socorrê-los e que, do outro lado do canal, há uma segunda ilha, onde eles encontrarão mais suprimentos e uma recompensa para quem completar a tarefa: uma dose da mais pura heroína. Quando os primeiros sintomas da abstinência aparecem, eles não veem alternativa a não ser se entregar à pressão psicológica imposta pelos misteriosos torturadores. Então se aventuram em um oceano de terror. 

Esse livro, só pela sinopse, parecia ser a minha cara. Brutal, angustiante, sempre com aquele mistério que acho necessário em qualquer bom livro. Uma boa aposta, e devo falar que não me arrependi. 

O livro começa com os seis estranhos acordando, apenas jogados na ilha, sem qualquer informação. Ninguém sabe o que aconteceu com eles, como eles foram parar ali, nem o porquê. E isso intriga bastante o leitor desde o início, faz com que nossa curiosidade seja aguçada e prende nossa total atenção. 

Uma das coisas que achei mais interessantes, foi a história de cada personagem. A forma como ela nos é contada, o passado de todos ali presente, mostrando feridas em cada um, e justificando futuras atitudes. Percebemos logo no início, que todos ali nunca tiveram uma vida fácil. Alguns envolvidos com tráfico, prostituição e etc. Excelente construção dos personagens; o autor conseguiu humanizar e facilitar a integração dos personagens com o seu leitor, fazendo com que no meio da história, a gente comece a torcer por uns e odiar outros (aconteceu comigo pelo menos, rs)
Logo após os seis conversarem e se estranharem, eles acham um baú que contém alguns alimentos e água para eles consumirem, e também nesse mesmo baú, eles encontram uma carta. Depois da leitura dessa carta o livro muda completamente. Eles descobrem que existe uma outra ilha próxima da que eles estão agora, e que lá existe uma dose de heroína. Logo a verdadeira "guerra" começa. Como todos os seis são usuários de heroína, não demora muito para eles se entregarem a abstinência. 
Não posso mais falar muita coisa, senão vou acabar dando spoiler e estragar toda a graça do desenrolar do livro. Em Iscas encontramos um bom enredo, muito bem narrado, com ótimo nível de suspense, tensão e até brutalidade. Só pelas histórias de vida de cada um, nós leitores conseguimos até sentir pena deles, mesmo muito deles sendo criminosos. 
O livro só ganhou quatro estrelas, por que o final não foi muito de meu agrado. Acho que ficou um tanto quanto jogado para o leitor. Faltou um cuidado melhor, um trato melhor, uma forma de deixar tudo mais bem explicado. O que acontece com esse livro em particular, não é ruim... mas apenas poderia ter sido um pouco melhor. Final de uma história é algo muito complicado e o autor não pode ter medo de ousar! O ousado muitas vezes é o melhor... gosto do chocante e do inesperado! (O elemento que encontramos no início e meio, faltou um pouco no fim, lembrando que essa é minha opinião pessoal... muitos podem ter gostado).
Mas o livro não perde seu mérito, ele consegue criticar, ensinar mesmo no meio de tanto caos e temas pesados.



8 comentários

  1. Diego, assim que comecei sua resenha me lembrei de Jogos Mortais, bem parecido, né?
    A história parece ser interessante embora o final não ser tudo isso.
    Gosto de finais que nos deixam satisfeitos com a leitura.
    Talvez eu desse uma chance para ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Diego. Tudo bem?
    A premissa do livro meio parecida com Jogos Mortais, um tom mais brutal e também esse lado psicológico e do passado dos personagens me agrada. Com tantas características que se encaixa perfeitamente no meu gosto, acho difícil eu não adorar o livro.
    Não conhecia a obra, então amei a dica!
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Como sou
    bem curiosa,gosto de livros nesse estilo.
    Não tenho sossego,enquanto não descubro o mistério.
    E como resistir a um suspense?!
    Já até anotei o nome do livro.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sinopse, me prendeu. Gosto de histórias assim onde os personagens tem que transpor seus limites. Já tá anotado.

    ResponderExcluir
  5. Nao e exatamente meu tipo de livro mais fiquei muito curiosa, principalmente porque tem esse negocio meio psicologico, meio morte, meio misterio... anotado pra leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, ainda estou meio em cima do muro com o livro. De início não despertou interesse, mas isso foi mudando. Ainda assim não estou tão desesperada por ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e fiquei curiosa justamente por não ser nada parecido com o que já li, mas esse final me desanimou um pouco. Muito chato quando o ritmo é mantido ao longo da narrativa e cai justamente no desfecho. Talvez eu leia, só não sei quando.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sinopse e a resenha está bem explicada, leria o livro. Também gosto de suspense, mistério e um pouco de brutalidade.
    Uma pena que o final não tenha sido surpreendente, pois de livros assim eu espero um final que feche bem as pontas e me deixe sem palavras.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥