10 de agosto de 2015

Almanegra por Jodi Meadows

Livro II - Trilogia Incarnate

Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859677
Ano: 2015
Páginas: 334

Classificação: 
Ana sempre foi a única. Marginalizada. Apartada. E, para piorar, após o Escurecimento do Templo causado por seu pai, vários cidadãos de Heart a culpam pela perda definitiva de algumas almas, as almasnegras — e pelas almasnovas que nascerão em seu lugar. SOMBRAS Muitos temem a presença de Ana, um lembrete constante das mudanças irreversíveis. E quando as sílfides começam a se comportar de maneira diferente em relação a ela, Ana terá que aprender não apenas a se defender como àqueles que não podem fazer isso por si mesmos. AMOR Ana aprendeu desde cedo que os sem-alma não podem amar. Mas, e as almasnovas? Mais do que tudo, ela deseja ter a chance de viver e amar como qualquer outro cidadão de Heart, porém mesmo depois de Sam declarar seus mais profundos sentimentos, será que ela conseguirá superar uma vida inteira de rejeição e aceitar o amor? Almanegra explora a beleza e as profundezas sombrias da alma, numa história que é ao mesmo tempo um romance épico e uma fantasia cativante.

Você pode ler a resenha de Almanova - primeiro livro da série, clicando aqui.

Ana sempre foi diferente por ser a única Almanova em Heart, uma vez que todos os cidadãos deste lugar têm pelo menos cinco mil anos de reencarnações, mas ela não. Ana nasceu no lugar de Ciana. Uma alma que deveria reencarnar, mas que por um motivo que ninguém sabe, foi Ana quem nasceu em seu lugar e por conta disto é odiada, maltratada e agredida desde o seu nascimento.

No primeiro livro acompanhamos toda a trajetória dela e seu crescimento como pessoa, pois mesmo sofrendo todos os tipos de agressões físicas e mentais ela sempre foi forte e nunca se deixou abater. Sempre tentou aprender tudo sozinha já que se recusavam a ensinar qualquer coisa para ela uma vez que a acusavam de ser uma sem-alma. No desenrolar de Almanova, algo terrível acontece e algumas almas simplesmente não poderão reencarnar nunca mais e como sempre, culpam Ana por tudo o que aconteceu, pois tudo de diferente e inesperado que acontece em Heart e que eles entendem como algo ruim para eles, associam a Ana. Com isso, após este acontecimento que ficou conhecido como o Escurecimento do Templo, a vida dela que antes já era ruim ficou ainda pior... Num estágio inimaginável. A fim de rever sua vida e tentar entender o que causou o Escurecimento do Templo, Ana decide se mudar por um tempo para sua antiga casa, onde Sam, que sempre esteve com ela desde que a conheceu decide acompanhá-la nesta busca pela verdade e lá eles descobrem coisas que sequer poderiam um dia imaginar. Mas quando acham que estão indo pelo caminho certo, novos e inesperados acontecimentos surgem colocando a vida de Ana em perigo como nunca esteve. Ela, Sam e seus amigos - pessoas que não acham que ela é um monstro só por existir - terão que correr contra o tempo para manter não só Ana viva, mas as Almasnovas que vem nascendo e que já estão sendo ameaçadas. Ana também descobrirá que a verdade por trás de anos de reencarnações é terrível e dolorosa.

Tenho duas palavras que conseguem definir bem Almanegra: Decepção e tédio. Quando soube do lançamento deste livro fiquei empolgadíssima, pois como vocês devem ter visto pela resenha de Almanova, eu simplesmente amei tudo. Amei o enredo, amei a história mega original, amei a protagonista que mesmo sendo massacrada desde criança sempre foi uma personagem forte, enfim... Achei o livro tão bom que dei cinco estrelas, até vir Almanegra sem nenhum propósito. Um livro completamente descartável que não acrescentou em absolutamente nada na história. Na verdade, muito mal tem uma história. O romance de Ana e Sam que achei de uma meiguice sem fim em Almanova, foi sem graça e sem nenhuma profundidade em Almanegra. Na verdade, Almanegra é noventa por cento Ana e Sam num lenga lenga de dar sono. O que mais me deixou irritada neste livro é que ele tinha uma infinidade de coisas para explorar... Coisas que Ana tinha que descobrir... Situações verdadeiramente pavorosas que ela passou e que deveriam ter tido mais foco, pois eram o ponto alto do livro... Mas a autora sempre dando ênfase ao romance chove-não-molha deles. Todo o livro foi basicamente focado em: "Ana tocando música com Sam", "Ana se fazendo de coitada por não saber se era capaz de amar" e "Sam com sua crise de identidade" - e nem quando algo um pouco diferente disso acontecia, conseguia me animar, pois mesmo nestas partes em que eu pensava: Agora vai!, simplesmente não ia. Ou ia e era de uma forma absurdamente pobre. Ou seja, muito mal desenvolvida.

A impressão que eu tive de Almanegra, é que ele foi escrito para que fosse possível fazer uma trilogia, já que ele não acrescenta praticamente nada à história que somos apresentados em Almanova e que talvez, pois já perdi as esperanças, as coisas de fato aconteçam em Infinita, terceiro e último livro da série.

Falando da parte física do livro, a capa é absolutamente linda assim como a de Almanova; a diagramação e a revisão estão impecáveis; o tamanho da letra é um pouco pequena, mas agradável para a leitura e as folhas são amareladas.

Estou tentando encontrar ânimo para ler o terceiro livro, pois a minha leitura de Almanegra foi tão arrastada que demorei quase dois meses para conseguir finalizá-lo e a cada vez que tinha que voltar a leitura dele sentia até tristeza, e me apavora ter que passar por isso com a leitura de Infinita. Torço para que pelo menos a série termine de uma forma boa. Vamos ver...

10 comentários

  1. É muito ruim ler uma série quando a sequência é absurdamente chata.
    Quando vi que você não tinha dado nem uma estrelinha,achei estranho,pois o primeiro te arrebatou,não é?!
    Espero Laisy,que o terceiro te surpreenda,bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esta trilogia e nunca li nada deste autor , que pena que você não tenha gostado de do segundo livro e realmente e horrivel perceber que o livro não acrescenta em nada a historia, espero que o terceiro seja melhor . Não vou falar que vou ler pois realmente não me animei :(
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Laisy.
    Uma pena que a autora tenha caído (e feio, por sinal) na maldição do segundo livro.
    O primeiro livro me chamou a atenção pois a premissa era bem original, mas agora fico com os dois pés atrás por causa da continuação. Afinal, um livro que pouco acrescenta e que ainda é lento e entediante não entra nos meus desejados de forma alguma.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Mana, nem sei o que dizer lendo sua resenha, parece que escritora pegou a maldição do " 2º livro" porque acertou e no segundo parece que estancou no meio do caminho e esse livro foi mais pra dizer .. bem temos um segundo livro e é isso pessoal :( Eu li o primeiro livro e amei e estava ansiosa pro segundo e depois da resenha posso dizer que minhas expectativas abaixaram consideravelmente o.o Vou pensar se vou ler esse livro ou se vou pular pro terceiro e tomara que ele salve a trilogia.

    ResponderExcluir
  5. É bastante chato quando você ama o primeiro livro da trilogia, aí vai com muitas expectativas para o segundo livro e acaba se decepcionando! Me interessei bastante pelo primeiro livro da trilogia, por conta da história, que eu achei bem interessante. Já o segundo livro, fiquei com um pé atrás, já que você disse que é bem tedioso hahaha Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a trilogia, primeira vez que a vejo. As capas são bonitas a historia do primeiro parece ser bem interessante das almas. Principalmente de Ana em busca dos segredoa que a envolvem. Uma pena que o segundo foi decepcionante, também não gosto de livros que ficam enrolando para engrenar. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Que pena que essa sequencia não tenha sido como esperava, eu desde que vi a primeir ve4z estou querendo ler mas ainda não tive a chance, mesmo sabendo que o segundo é ruim ainda pretendo ler essa trilogia.
    As capas dessa trilogia são todas lindas

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar dessa serie e muito triste perceber que a autora não soube dar sequencia na continuação como em seu primeiro livro que ao que tudo indica e o ponto alto da serie o que e uma pena para os leitores e descredito a autora quanto a continuidade da serie .

    ResponderExcluir
  9. Não li ainda o livro anterior, apesar do meu interesse. Acho as capas lindas. É uma pena que a sequência não ficou tão boa quanto seu volume anterior.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  10. Ai, detesto ter a impressão de que o livro serviu apenas para encher linguiça e vender mais. Agora até desanimei para ler os livros, porque ainda não li nenhum e estava esperando os três serem lançados. Até me assustei quando vi que não tinha nenhuma estrela, juro kkkkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥