1 de agosto de 2015

Recomeço por Simone Salgado

Autor: Simone Salgado
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 10854280452X
Ano: 2015 

Páginas: 112
Classificação: 
“Em Recomeço, Simone Salgado compartilha de peito aberto sua história de superação. A forma como conseguiu romper barreiras emocionais é surpreendente e estimulante, além das válidas referências abordadas de grandes autores brasileiros. Uma delícia descobrir pessoas que, apesar do aparente fracasso total, refazem-se como que das cinzas. Como disse Vinícius de Moraes: ‘Quem já passou / Por essa vida e não viveu / Pode ser mais, mas sabe menos do que eu / Porque a vida só se dá / Pra quem de se deu / Pra quem amou, pra quem chorou / Pra quem sofreu’. Conhecer a Simone já é um presente maravilhoso, dadas a sua alegria e generosidade, mas receber esse aconselhamento em forma de livro é uma dádiva maior ainda.”

Assim como o nome já propõe, esse livro é ideal pra qualquer um que já está de saco cheio para tudo e desanimado para recomeçar qualquer coisa. Motivos? É um livro extremamente curto (imagino que pessoas nessa situação, não tem muita paciência para ler, o que já conta bastante) e extremamente prático.
Logo de cara, dá pra sentir bastante a influência que a autora recebeu de Augusto Cury (que eu pessoalmente sou fã). Simone Salgado chega a citar teses que Cury desenvolveu sobre a maneira de organizar e lidar as memórias. O tema focal do livro é a aplicação da técnica de Coaching. Se você, assim como eu, não faz ideia do que isso seja, eu vou explicar:
Eu senti falta no livro também de uma explicação mais detalhada sobre "coaching", mas vou explicar o que eu descobri. Coaching (muito basicamente) é uma técnica que consiste em você identificar o seu estado atual com relação a todas as áreas da sua vida, vindo a próxima etapa que seria estabelecer metas e por fim iniciar o processo prático de organização de cada área. Tudo isso em prazo curto.
No primeiro momento, a autora conta um pouco da sua história. Ela morou por anos na Califórnia e montou seu próprio negócio, que consistia em vender produtos brasileiros e que fazia sucesso. Mas aí vem a parte difícil: a queda inesperada dos negócios e por fim a falência. Simone conta a sua experiência durante a depressão, sobre a distância dos filhos que precisaram voltar para o Brasil e para fechar o pacote, Síndrome do pânico. Dá pra imaginar a barra que foi. Um outro ponto que eu senti falta, foram alguns detalhes dessa parte da história. A descrição foi bem rápida e direta. Mas levando em conta o público alvo e o foco do livro, é compreensível.
Logo após essa introdução, vem a parte prática. O livro traz um monte de tabelas pra você identificar o seu estado atual. E isso vai muito além do que apenas para pessoas deprimidas ou desanimadas. Na minha opnião, todo mundo deveria fazer esses tipos de auto-avaliação, sem demagogia nenhuma. De verdade, o grande trunfo do livro são os exercícios que ele apresenta, só de ler essa parte o livro já pagaria o preço. Só tenho uma reclamação de uma tabela apresentada na página 75, que não é tão intuitiva assim e não tem nenhuma instrução de como preencher os campos.
Se você procura um livro de auto-ajuda simples e objetivo, essa é a escolha certa. Não se prende muito a detalhes, mas é um bom livro e altamente prático. Fiquei seriamente em dúvida entre 4 e 3 estrelas. Realmente é um bom livro, mas deixou passar alguns detalhes que poderiam enriquecer a história. Deixou um pouca de impressão que não precisava ser contado tão rápido assim.

Por fim, uma frase que pra mim definiu o livro:

"Fé é dar o primeiro passo, ainda que você não consiga ver a escada toda - Martin Luther King Jr."


14 comentários

  1. Achei lindíssima a capa do livro , pela resenha da pra perceber que e um bom livro , mas que apresenta pequenas falhas que as vezes me desanimam em ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gabriel.
    Não costumo ler livros de autoajuda, mas me interessei por essa tal teoria coaching. Afinal, como você bem disse, ela é útil mesmo para quem não está deprimido. Afinal, avaliar o seu próprio estado e querer melhorar sempre é uma boa pedida.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Quando li a capa achei que ia ser um livro mais bem construído mas como você falou parece faltar umas partes embora seja compreensível pelo gênero, mas resumindo não foi um livro que me chamou a atenção e por isso vou passar essa leitura adiante. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito do Augusto Cury, mas infelizmente esse livro em questão não me chamou tanta atenção assim. Acho que pela rapidez com que os fatos não contados... não sei. Mas esse eu passo.

    ResponderExcluir
  5. Como estou em uma fase não muito fácil . Preciso de um recomeço na minha vida. E esse livro viria a calhar.
    Quem sabe me dá uma luz.
    Recomeços nunca são fáceis. Mas as vezes somos obrigados a começar tudo de novo...

    Ótima dica!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriel, tudo bem? Parece ser um livro bastante interessante, mas não faz muito meu estilo... mas achei interessante mostrar a parte da técnica do Coaching e forma como isso pode ajudar a definir alguns objetivos, a parte biográfica parece ser bem rica também, pena que não foi muito explorada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã de livros de auto ajuda, mas já ouvi muitos comentarios ótimos dos livros do Augusto Cury, que tenho vontade de ler, se esse teve influencia dele deve ser um livro muito bom, embora na resenha disse que ficou algumas falhas, mas acho que deve ter uma boa historia.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel,não me interessei pelo livro, mas a frase do Martin Luther King Jr que você escolheu ara finalizar a resenha, arrasou!
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  9. Gabriel!
    Livros desse tipo deveriam ser mais divulgados, porque poderíamos nos auto avaliar e ao mesmo tempo, seguir as dicas dada para melhoria.
    Muito bom!
    Boa semaninha!!
    “Os homens de poucas palavras são os melhores.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa lindíssima, mas não sei se leria. Não é muito o meu tipo de livro, eu não curto Augusto Cury então acho que não leria.

    ResponderExcluir
  11. Linda essa capa, mas infelizmente eu não pretendo ler pois não gosto desse genero, mesmo assim obrigado pela capa.

    ResponderExcluir
  12. As vezes os momentos ruins que acontecem em nossas vidas nos servem de lição para que possamos crescer e aprender há nos tornarmos fortes no decorrer de nossas vidas nos tornando melhores em lidar com futuras crises a autora nos diz como foi esse caminho em sua vida .

    ResponderExcluir
  13. Oi... Não sou muito fã de livros de auto-ajuda principalmente do Augusto Cury, mas como tenho muitos amigos que curtem esse tipo de livros vou recomendar ele.

    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não curto livros de auto-ajuda, mas vendo sua resena, vi que o livro me agradaria. Apesar de curto, o livro aparenta ter um conteúdo bem profundo, que não deixa o leitor arrependido após a leitura!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥