2 de setembro de 2015

Cidade Banida por Ricardo Ragazzo

Autor: Ricardo Ragazzo
ISBN: 9788542205411
Ano: 2015 
Páginas: 384
Classificação: 

Cidade Banida - No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel sentença. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua porta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?

A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi se tratar de uma distopia. Vocês que acompanham o blog fielmente, sabem como eu gosto de distopias. E para melhorar, essa ainda se trata de uma obra nacional, o que me fez ficar mais curioso ainda. 

Esse livro não me decepcionou de nenhuma forma. Não consigo listar uma coisa que eu teria feito de uma forma diferente. O autor conseguiu inserir o leitor dentro da história desde o início, e nos prende de uma forma que faz com que largamos o livro, só quando lemos a última página. 

Desde as primeiras páginas, a ação e a dúvida se mostra presente, nos entregando uma leitura rápida, divertida e muito prazerosa.
Seppi já nasceu com sua vida ameaçada. Como diz na sinopse, os bebês que apresentam uma ameaça a Prima Capitale, são condenados a morte. Só que no caso de Seppi, sua mãe lutou para manter sua filha viva, e contou com a ajuda de um senhor, que salvou a vida das duas. Mas por que será que esse senhor ajudou as duas? Será que foi apenas boa vontade? Não, não foi! Ele apenas ajudou Seppi, por causa de uma marca de nascença que a menina carrega no ombro em forma de uma borboleta. Daí nossos questionamentos começam: O que significa essa marca? 
O livro vem desde o início até o final, respondendo todas nossas perguntas, e sempre nos surpreendendo e nos dando expectativas para o grande clímax.
Seppi vive numa comunidade longe da Prima Capitale, ela vive com os condenados e com os fugitivos do regime ditador da capital. Ela cresceu com seus amigos, e sempre teve que esconder que era uma menina. Seppi e sua mãe eram fugitivas e nunca puderam contar sobre o passado para ninguém. Até que elas são encontradas e a vida de Seppi vira de cabeça para baixo. Muitas verdades são reveladas para a menina, e ela descobre que cresceu em volta de muita mentira.
E partir de tal descoberta, o livro toma um rumo novo, conhecemos novos personagens, novas "cidades", novas tribos e cada vez mais, sobre a Seppi. Ela não é uma humana normal, a borboleta em seu ombro diz que ela é um ser "superior", que seria uma esperança para todos aqueles injustiçados pela Prima Capitale. E com essa descoberta, ela começa a ganhar conhecimentos sobre seus poderes, e sobre suas missões. Afinal, ela é a esperança de toda uma nação, e precisa encarar de forma responsável e sábia tudo que vem pela frente.
No meio de tanta explicação, de tanta reviravolta ainda encontramos um pouquinho de romance, o que nos faz se envolver com os personagens e gostar deles cada vez mais. Em cada batalha uma preocupação seja com a Diva, com o Lamar ou etc... (amigos de Seppi). 
Acho que as cinco estrelas estão mais que justificadas né? Rs...esse livro foi só acertos, e nos conquista desde o início. Não perde o ritmo em nenhum momento e fecha o livro com um clímax de tirar o fôlego. Palmas para o Ricardo Ragazzo por ter escrito esse livro de uma forma brilhante. 




22 comentários

  1. Oi.
    A sinopse de Cidade Banida foi bem elaborada. Gostei tanto que fiquei com bastante vontade de ler.
    Eu também gosto de distopia. Fiquei surpresa que o livro seja nacional!!! Estou precisando mesmo começar a ler mais livros nacionais.
    Diego, sua resenha foi bem inspiradora!
    Achei a história do livro bem atraente. Parece ter bastante suspense e ação. Adoro isso em livros! Achei bem interessante o fato das marcas/tatoos. Queria entender o por quê de os "superiores" serem marcados dessa forma.
    Pretendo conhecer mais da obra, ainda mais depois de ter descoberto que é nacional!!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi este livro la no skoob fiquei muito curiosa , apesar de distopia não ser meu gênero favorito.Gostei muito do que vi nas resenhas e quero logo ter a oportunidade de ler e o melhor de tudo e de autor nacional .
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego...
    Eu também amei esse livro e em nenhum momento me decepcionei. O final me deixou com gostinho de quero mais e quero logo conferir o segundo livro.
    Ricardo está de parabéns mesmo!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Estava interessado na obra por se tratar de uma distopia escrita por um brasileiro. Após ler mais sobre a premissa e conferir essa sua resenha tão positiva, impossível não querer a obra.
    Adoro quando os autores se preocupam em responder as perguntas durante a obra. Isso torna a leitura mais completa e envolvente.
    Excelente resenha.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Nossa achei bem interessante esse lance de saber no futuro se a pessoa vai cometer um crime, bem diferente essa historia. Seppi teria que ser morta mas é a única salvadora desde sistema, deve ter muita ação e aventura neste liro, já tinha me interessado por ele, agora meu interesse aumentou.

    ResponderExcluir
  6. Eu, assim como você, amo livros distópicos, e vendo sua resenha, me vi totalmente atraído pela a obra. Além de ser um livro nacional, o que também me atraiu foi a história, que aparenta ser bem interessante. Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  7. Sou igual a vc, tb adoro uma distopia e por ser nacional me animou demais a conhecer!
    A capa está linda, me chamou a atenção assim que abri o post!
    Já vi que a historia tem ação, misterio e gosto demais disso, nao nos deixa quieta nem um minuto e nos fazem querer devorar rapidinho tudo.
    Gostei de saber que nao tem enrolação, que do início até o final tem conteudo e nos nos surpreendendo até chegar no grande clímax!!
    Amei a resenha e como estou curiosa em relação a tudo!

    ResponderExcluir
  8. Adoro distopias, e essa parece ser sensacional! A ação e a aventura tomam conta da leitura, e é disso que eu gosto. Também gosto quando há tribos, cidades e vários cenários diferentes. Estou ansioso para ler ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. E bom saber de mais um bom livro feito por aqui e cheio de tramas e descobertas para o leitor gostei da personagem que tem de lidar as reviravoltas na sua vida num mundo injusto onde ela tem de lutar a cada momento pra descobrir quem e .

    ResponderExcluir
  10. Gosto bastante de distopias, mas essa com poderes psíquicos me pareceu meio estranha, não sei o que pensar, me lembrou um pouco o filme 300, descartando as crianças, mas acho que se tiver a oportunidade lerei esse livro só para saber o que pensar pois com a resenha fiquei meio confusa se acho legal ou pirado total!

    ResponderExcluir
  11. Diego!
    Já li um outro livro do autor e gostei muito.
    Desde o lançamento esse me chamou atenção e como adoro distopias também, tenho certeza que vou gostar, ainda mais com sua opinião dizendo que o livro é perfeito.
    Quero conferir.
    “Torna-te aquilo que és.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido só comentários ótimos sobre esse livro. E claro,quando lemos elogios assim a curiosidade só aumenta.
    Lendo a resenha percebe-se que é uma história cheia de ação e aventura.
    Com certeza vou ler brevemente!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diego. Também sou um fã de distopias. Até então, não sabia que este livro pertencia ao gênero. Antes, vi o livro e não havia me interessado, tudo por conta que acho ridícula. Mas, lendo a resenha juntamente com a sinopse pude perceber que se trata de um assunto futurístico, o que me interessa bastante. Fiquei feliz com os super acertos realizados pelo autor. Lerei, porém não muito feliz de um livro julgado tão bom permanecer com uma capa desta.

    ResponderExcluir
  14. Sou louca por distopias. É o gênero que mais curto, e sempre procuro por livros assim. E só por saber que este não te desapontou em nenhum ponto, tenho certeza de que me agradaria muito.
    Me parece um livro muito bom. Fiquei curiosa para saber um pouco mais desta marca de Seppi, seus poderes e sobre as responsabilidades que ela terá em saber que é a esperança de toda uma nação.
    Resenha maravilhosa. Me deixou com aquele gostinho de quero mais. Espero ter a oportunidade de ler essa obra nacional em breve.
    Abçs Diego!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Diego,
    Embora a resenha tenha contido todos os elogios possíveis e o livro ser nacional, eu estou com o pé atrás somente por ser distopia, talvez em um futuro não tão próximo eu resolva dar uma chance para distopias e comece por esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Oi Diego!
    Eu só conhecia esse livro pela capa, mas como também gosto de distopias e achei sua resenha ótima agora estou bem curiosa sobre a história. Já quero saber o que quer dizer com a a Sebbi ser superior.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha lido a sinopse desse livro,porque pela capa ele não me chamou a atenção e achei que fosse livro de ação e eu não sou fã de livro assim,mas ao ler a resenha fiquei com vontade de ler esse livro e ele parece ser totalmente diferente do que achei que era.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Também gosto muito de distopia e fiquei muto curiosa sobre essa achei a historia diferente e bem interessante e desdo começo da resenha já fiquei curiosa sobre a historia do livro que parece rodeada de mistério !!

    ResponderExcluir
  19. Sou do tipo que não dispensa livros e tenho uma queda por distopias e tenho que admitir que o enredo desse livro me chamou a atenção e ainda pelo fato de ser tratar de um nacional ele com certeza ganhou destaque. Essa leitura com certeza estará na minha lista de desejados em prioridade e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  20. eu tb adoro distopias e ultimamente tenho procurado uma que traga algo diferente
    eu adorei o fato de ser nacional!!! parece q esse livro é justamente algo que eu tava procurando cheio de reviravoltas e mistérios

    ResponderExcluir
  21. Se a leitura é rápida e prazerosa, com certeza não posso perder. Mesmo não sendo a maior fã de distopias, acho que essa tem tudo para me agradar, principalmente depois dessa recomendação toda. Foi direto para a lista!

    ResponderExcluir
  22. Oi Diogo, não tive oportunidade de ler este livro ainda, acompanho as resenhas que vejo pela blogosfera. Sempre que leio uma aliás, imagino um filme. Gosto de distopia também, e este livro está nos meus planos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥