2 de outubro de 2015

Entrevista com A.V.Seixas

Há um ano atrás, o ebook A Trilha era apresentado aqui no Perdidas na Biblioteca na nossa coluna de Novos Autores.
E agora, vocês conferem uma entrevista que fizemos com a autora da Saga Linear, a escritora A.V Seixas. 
=)

Perdidas: No dia 02/10 (ou seja hoje!!!) a Saga Linear comemora 1 ano de lançamento. Agora que a saga já está soprou velinhas, como foi esse primeiro ano na sua avaliação?

A.V.Seixas: Foi um ano de bastante surpresas e aprendizado. Foi a primeira vez que usei minha escrita em um livro, antes só escrevi ficção em roteiros de curtas que ficaram quase sempre apenas no papel, então a diferença de ter seu trabalho lido por mais pessoas faz muita diferença.

Perdidas: Você possui um blog pessoal onde informou que o seu livro nasceu voltado para o público YA, e que esse público é muito sincero quando gosta ou detesta algo. Mas você já recebeu algum feedback de um público mais adulto sobre a sua série? Como foi esse feedback?

A.V.Seixas: Sim eu recebi, esse retorno foi bastante variável. Muitas pessoas adoram o livro como um todo, outras mencionaram que alguns aspectos (principalmente o romance que surge no meio do livro) não agradaram exatamente por algo bem pautado para o público mais jovem. Alguns já fizeram sua crítica com essa visão, de que é um livro feito para esse público, e não para ele (o adulto). E ao mesmo tempo pessoas mais adultas (como minha irmã que tem 34 anos) gostaram mais do romance do que do mistério, o que eu vejo como uma diferença no gosto pessoal apenas. No geral as críticas foram bastante respeitosas e sensatas. Eu escrevi aquele texto em meu blog depois de pensar sobre essa questão da opinião de outras pessoas sobre meu trabalho. Nunca é fácil receber uma crítica negativa, mas faz parte desse processo.


Perdidas: A construção das "referências em camadas", como você mesma definiu em um texto no seu blog, de uma história são muito importantes para o desenvolvimento de um bom enredo. Como o enredo desta série surgiu para você, e qual foi a parte mais difícil de desenvolver na sua opinião?

A.V.Seixas: Não me lembro exatamente como a ideia surgiu, mas algo que influenciou na época foi o filme A Múmia, que inclusive é citado no livro. Sou grande fã desse tipo de filme, como os do Indiana Jones, que tem uma áurea de mistério e uma aventura bastante divertida. Vários filmes influenciaram essa história, mas a parte mais difícil foi conciliar a trama que criei com o contexto brasileiro. Eu escolhi a Amazônia porque acredito ser uma fonte rica de mistérios e lendas que ainda foram pouco exploradas em nossas mídias de entretenimento atuais. A visão que tenho dessa Amazônia é mais científica do que mística, mas a intenção principal da série vai além desse mistério.

Perdidas: Os autores costumam fazer muita pesquisa ou ter um colaborador para ajuda-los com fatos históricos e coisas científicas, como a arqueologia que esta presente no seu livro. Como foi a sua pesquisa para esta série?

A.V.Seixas: A parte arqueológico ainda é um pouco superficial. Eu pesquisei muita coisa na internet e algumas em bibliotecas públicas. O site que mais que ajudou foi do Instituto de Arqueologia Brasileira (http://www.arqueologia-iab.com.br/) que aborda questões básicas sobre a arqueologia e que foram fundamentais para entender como ela é feita no Brasil. Seria bom contar com um colaborador mais experiente, quem sabe eu possa fazer isso para os próximos livros.

Perdidas: Você publicou o livro de forma independente no formato digital. Mas trata-se de uma série, que vem ganhando notoriedade nos círculos literários. Você pretende continuar com a publicação independente e online, ou temos uma editora em vista para um formato físico?

A.V.Seixas: No momento estou em contato com algumas editoras, mas nada foi fechado. Eu continuarei com a publicação independente caso siga sem editora. A série terá todos os seus livros publicados de alguma forma.

Perdidas: O próximo livro ou ebook da série já tem previsão de lançamento?

A.V.Seixas: Ainda não tenho datas oficiais, pois a questão da editora pode pesar nisso. Se eu prosseguir com a produção independente, o lançamento será em dezembro. Mas caso contrário, ficará a cargo da própria editora, daí não posso fazer nenhuma previsão.

Perdidas: Nós entendemos como funciona a relação de um autor com uma editora quando o mesmo vai lançar livros físicos. Existe um contrato...uma parte da renda vai pro autor e outra para a editora...
Mas como funciona a relação entre um autor e uma livraria online? Ainda mais quando o autor disponibiliza o livro gratuitamente na plataforma?

A.V.Seixas: Com a livraria online varia dependendo da plataforma. A Amazon que é a mais famosa e responsável por 95% do número total de downloads do meu livro, existem dois tipos de planos. Em um deles você pode receber 70% do valor de face de venda do livro, mas você precisa manter seu livro de forma digital com exclusividade no site deles pelo período de 90 dias. Se você não quiser essa fidelidade, você segue com o plano normal que lhe dá direito a 35% do valor de face (aquele que você mesmo define quando publica seu livro de forma digital). No meu caso, em que o livro é gratuito, não há nenhum tipo de pagamento da parte deles ou da minha. O mesmo vale para a plataforma Kobo e Livraria Cultura, nenhum valor é recebido ou pago.


Perdidas: Todo autor é influenciado por outros autores; e todo autor deixa um pedaço de si em sua obra. Por isso, conte pra gente...
Quais autores lhe influenciaram? E qual personagem tem um pedacinho da sua personalidade ou das suas crenças?

A.V.Seixas: Foram muitos os autores que me influenciaram, alguns dos meus favoritos são: Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Mia Couto, Poe, Suzanne Collins, Charles Dickens, Nina Lacour, Stieg Larsson e John Green.
Acredito que existe um pedacinho meu em cada personagem, sem exageros. Mas a que talvez mais se aproxime da minha personalidade e em algumas crenças é a Christine Vienna.

Perdidas: Se você tivesse que indicar um livro que todo mundo deveria ler antes de morrer (o seu não vale!), que livro seria esse e por quê?

A.V.Seixas: Vidas Secas de Graciliano Ramos.

Perdidas: O Perdidas na Biblioteca deixa este espaço para que você abra seu coração. Convide os leitores para conhecer sua obra, agradeça no estilo show da Xuxa...o que você quiser! Agora é a hora de você conversar com seus leitores!

A.V.Seixas: Gostaria de pedir a vocês leitores em geral que prestem mais atenção na literatura nacional. Não apenas pelo meu livro, mas também por tantos outros autores que estão se esforçando para criar conteúdo de qualidade e que realmente entretenha. Esse é até um dos motivos pelo qual lancei o primeiro livro da saga de forma gratuita, para que o leitor possa conhecer algo novo sem ter medo de investir seu dinheiro nisso. Nós ainda temos muito preconceito com livros nacionais, assim como com o cinema, pois nem sempre é fácil encontrar algo que gostamos. Mas como o brasileiro também é muito apaixonado naquilo que gosta e quer ver sua cultura de uma forma mais positiva, eu realmente acredito que nós podemos mudar esse quadro.

Eu adoro a literatura que vem de fora também, além de filmes e séries e reconheço que eles foram uma grande influência para meu livro. Meu objetivo com "A Trilha" foi usar o que há de melhor nesses "dois mundos", mas com meu próprio estilo. Eu espero que os leitores que ainda não conhecem "A Trilha" aproveitem essa chance para ler o livro gratuitamente e que possam me dizer de alguma forma (via blog, skoob, Twitter) o que acharam dele. Eu adoro ouvir comentários e opiniões sobre o livro (desde que não sejam ofensivos, claro). Numa fase em que eu literalmente não recebo um centavo por esse trabalho, o retorno do público é meu único salário.
E ao estilo Show da Xuxa, primeiro vou agradecer ao pequeno grupo de leitores que deram uma chance ao meu primeiro livro e agradecer especialmente à Natalia e a todos no Perdidas na Biblioteca pelas ótimas perguntas e por esse espaço para autores nacionais. Muito obrigada!

Quer conhecer mais do trabalho da autora? Então baixe gratuitamente o livro dela através deste link

Gostaram da entrevista? Já conheciam a autora e o livro? Vão baixar o ebook? Contem pra gente!!!

11 comentários

  1. Natália!
    Solta nas entrevistas, hein?
    Gostei de conhecer mais uma autora nacional e fico feliz que ela tenha deixado um pouco os roteiros e tenha se aventurado em escrever um livro.
    Adoro ficção.
    “O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora, então achei bem interessante a entrevista.
    A reação dela em relação às críticas me pareceu a de alguém maduro, que está pronto para aceitar sugestões. Também gostei de saber como ela fundamentou a pesquisa para a sua obra, no caso das pesquisas arqueológicas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que seja lançado logo! Não li A Trilha ainda, mas gostei das resenhas sobre o enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter conhecido a série agora, eu já me vi atraído hahahah Adorei saber que a autora criou uma história que, além do mistério, envolve romance. Eu não curto romance, mas dependendo de como isso foi feito, pode ser que tenha dado certo. Suzanne Collins <3. Estarei na torcida para que a autora consiga um contrato com alguma editora brasileira. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista muito boa. Sempre é bom saber mais sobre os autores e suas obras. Não conhecia a autora e nem o livro. Não sou fã de ler ebooks, prefiro livros físicos, espero que ela consiga futuramente lançar o físico. Mas vou baixar o livro e ver se consigo ler rs. Ah li Vidas secas a muitos anos atras para um trabalho no ensino médio muito bom.

    ResponderExcluir
  6. eu não conhecia a saga e não conhecia a autora também.
    ela indicou "vidas secas" do Graciliano e eu não poderia concordar melhor. a história é um drama só que bom. você aprende muita coisa. um ensinamento que todos devem conhecer.
    gostei da entrevista. ela pareceu ser bem simpática e querer falar sobre os assuntos de verdade. digo de verdade porque há algumas pessoas que apenas enchem "linguiça".
    sucesso para ela e espero que novos livros possam ser publicados em breve.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas entrevistas com autores da literatura brasileira, pois é bom saber que cada vez mais se vê escritores e que os blogs estão dando oportunidade de os autores mostrarem seus livros e contarem um pouco mais sobre si, achei bem interessante a entrevista.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei essa entrevista e a autora parece ser bem simpática, ainda não conhecia o livro e vou procurar saber mais sobre o mesmo. É ótimo poder conhecer um pouco mais sobre os autores nacionais. Pena que o livro é em e-book, prefiro livros físicos, torcendo para que a autora consiga publicá-lo futuramente.

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Natália
    Eu confesso que ainda não conhecia a autora, nem o livro.
    Gostei muito da entrevista, ótima principalmente para quem não conhece ainda. Acho que todo autor no começo deve aceitar críticas, pois é assim que ele pode crescer. Alguns gostam mais de mistério do que de romance e vice-versa, nunca se pode agradar a todos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa entrevista, eu adoro ver elas e conhecer mais sobre os autores e ver que ees estão ganhando cada vez mais espaço, adorei e parabens, estarei esperando por outras entrevistas e pela oportunidade de conhecer mais autores

    ResponderExcluir
  11. Que legal o blog sempre apoiar os autores nacionais. E espero sinceramente que A.V Seixas,consiga cada vez mais sucesso com seus trabalhos.
    Ótima entrevista Natalia!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥