17 de outubro de 2015

Não se Apega, Não por Isabela Freitas

Autora: Isabela Freitas
ISBN: 9788580575330
Ano: 2014

Páginas: 256
Classificação: 
Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos. Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado. Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.

Divertidíssimo! Essa é a palavra certa para definir bem Não se Apega, Não!. Quando estive na última Bienal do Rio, vi o alvoroço que estava rolando com relação a este livro e ao ler a sinopse, decidi que iria me aventurar no que a Isabela tinha a contar, e posso dizer que não me arrependi. Acredito que algumas pessoas acham que esse é um livro de auto-ajuda, mas na minha opinião, ele passa longe desse propósito. Afinal, o que encontramos nele são histórias de "ficção", muito engraçadas - diga-se de passagem - e que eu entendi apenas como um livro para lhe fazer rir e distrair um pouco. Sabe quando você simplesmente quer ler algo leve e relaxar? Pois é! Achei que Não se Apega, Não! cumpriu bem este papel.

Existem sim, ao logo do livro, umas frases ou até algumas dicas de como deixar para trás tudo aquilo que não te faz bem, e dicas bem legais até... Mas mesmo assim, passam longe de ser mensagens de auto-ajuda. Há quem tenha achado que a Isabela "personagem" do livro é imatura e na maioria das vezes irritante, mas eu particularmente não achei. Acho que depende muito de com qual tipo de expectativa você vai lê-lo. Se você for esperando algo super cabeça, já lhe aviso que naõ é este o livro que você está procurando. Mas se você quer um livro leve, com uma personagem faladeira, cheia de incertezas, inseguranças - como qualquer jovem - e que odeia sertanejo universitário (eu particularmente me acabava de rir a cada vez que ela expunha o ódio que ela tinha por esse tipo de música), esse é o livro certo.

Em breve também estarei lendo Não se Iluda, Não! e espero me divertir tanto quanto em Não se Apega, Não!

11 comentários

  1. Oi Laisy,se o livro é leve e nos faz sorrir,acho que vale muito a pena lê-lo.
    É muito bom dar um tempo nos problemas diários e ler uma história divertida.
    E não se apegar demais é sempre um bom conselho. ;)

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros divertidos, gosto de dar boas risadas enquanto leio, acho que vou gostar desse. Concordo se não presta não tem que se apegar kk. Fiquei curiosa com essas dicas para esquece o que não faz bem.

    ResponderExcluir
  3. Me parece por seus comentário que e um livro para e ler sem muitas pretensões do tipo um grande romance ou drama e aventura e só parece uma comedia leve nada espetacular do tipo não se apega não que não e la essas coisa toda .

    ResponderExcluir
  4. Oi Laisy, a princípio eu achava mesmo que fosse um estilo de autoajuda, mas já li resenhas suficientes para ver que não é bem assim como você bem ressaltou.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laisy
    Acho que já não esperava algo "cabeça" desse livro, e sempre achei que fosse mais divertido mesmo. Gostei de saber que vale a pena a leitura. Eu não tenho essa leitura como prioridade, mas pretendo ler ele um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vi quando Não se Apega, Não! foi lançado, mas confesso que não tive o interesse assim como muitos teve. Depois de ter sido um sucesso, decidi ler algumas resenhas sobre o livro, mas continuei com a minha decisão. Não irei lê-lo! hahaha Apesar do livro ser divertido, eu confesso que não me senti atraído e, como você disse, o livro é meio que um passa-tempo, e eu preciso de livros que me marcam, daqueles que você termina no chão, sabe? hahah

    ResponderExcluir
  7. Olá, Laisy.
    Mesmo não sendo um livro de autoajuda, como eu imaginava ser, a premissa ainda não me interessa tanto. Confesso que, atualmente, tenho lido menos livros mais rasos ou para diversão, como esse. Estou numa pegada mais densa. Quem sabe no futuro, então... No presente, não leria mesmo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Tenho visto falar sobre esse livro e tambem sobre o proximo da autora, mas confesso que apesar da resenha positivas esse é um livro que não me chama a atenção, só leria ele se acontecesse de eu ganha-lo.

    ResponderExcluir
  9. A muito tempo atrás li uma resenha sobre esse livro e vinha seguido de um certo quote: "Eu não sabia se deveria reparar, mas o Gustavo havia ganhado uns quilinhos desde a última vez em que estivemos juntos. Obrigada, Deus, por mais essa graça. Nada melhor do que ver o ex-namorado engordando." Só isso foi o bastante para eu não querer ler. Nunca vi "gordura" como um defeito e nem uma forma de fazer com que eu me sentisse bem. Muita gente fala que foi usado em tom de humor. Beleza. Mas nem todo humor é engraçado p todos. Mas q bom q você gostou.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Laysi!
    Livros que nos fazem rir são sempre ótimos.
    Gostaria de ter a oportunidade de ler esse e os outros livros porque já li comentários muito bons.
    “Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu tenho esse livro, mas ainda não li, não estou criando expectativas referentes a esse livro, pois não espero nada, só espero gostar da leitura, e acredito que irei gostar, depois de ler seus comentários positivos referentes ao livro, pretendo ler Não Se Apega, Não em breve.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥