25 de novembro de 2015

Dicionário da História Social do Samba por Nei Lopes e Luiz Antonio Simas

Autores: Nei Lopes e Luiz Antonio Simas
Editora: Selo Civilização Brasileira (Grupo Editorial Record)
ISBN: 9788520012581
Ano: 2015
Páginas: 336
Classificação: 
Primeiro dicionário sobre a história do samba no Brasil. Expressão da cultura marginal carioca do início do século XX, o samba resistiu a décadas de racismo e preconceito estético, e se tornou parte inextrincável da identidade nacional brasileira. Nesta obra de referência pioneira, Nei Lopes e Luiz Antonio Simas inscrevem o valor da negritude e da história dos negros na criação e na fixação do samba, e a ambígua inserção dessa cultura musical na sociedade de consumo. Mais do que apenas descrever conceitos, neste importante dicionário os autores reconstroem a memória cultural de nosso país. Os verbetes organizam a trama que compõe o enredo dessa narrativa: a repressão explícita dos primeiros tempos; as escolas de samba, os pagodes e rodas como polos de resistência; a distribuição geográfica desses espaços; o samba como gênero de música popular, com seus múltiplos e diversos subgêneros e estilos e suas diferenças regionais. E, principalmente, destacam os nomes fundamentais que fizeram essa história: compositores, instrumentistas, regentes, cantores, dançarinos, cenógrafos, diretores, entre outros.

Para conferir a resenha deste livro, assista ao vídeo abaixo. 



Para participar da promoção exclusiva para nossos assinantes no canal do Perdidas, preencha corretamente o rafflecopter abaixo e boa sorte! 


a Rafflecopter giveaway

6 comentários

  1. Olá, Natália.
    Respeito bastante o samba, mas confesso que não sou tão ligado ao ritmo. Aliás, ouço poucos cantores que adentram no estilo, como o Chico Buarque.
    Contudo, ainda assim, me interessei bastante pelo livro. Principalmente porque mostra um aspecto histórico bem interessante. Por isso, vou querer o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse dicionario para entender melhor sobre esse fenômeno que é o samba, sua cultura e sua origem. Não sabia sobre esse preconceito em relação ao samba, bom como eu não gosto de samba então sou meio desatualizada kk

    ResponderExcluir
  3. Nat!
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante para quem gosta de samba, eu particularmente não curto mas respeito e compreendo quem gosta.

    ResponderExcluir
  5. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com
    Comentei no canal!!

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha está muito boa, mas sinceramente não me interessei por esse livro, pois não faz meu estilo de leituras, mas boa sorte aos participantes da promoção.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥