7 de novembro de 2015

Entrevista com Márcio Sidney

Se você ficou interessado no livro "O mistério de Elêusis"  resenhado recentemente aqui no blog....a entrevista de hoje foi feita para você! 
Hoje vocês conferem a entrevista com Márcio Sidney


Perdidas: O mistério de Elêusis é seu livro de estreia, e para alguns autores esse é um grande desafio. O que foi mais difícil para você: escrever o livro ou a angústia de saber qual seria a repercussão dele? 

Márcio: Natália, não nego que escrever um livro seja um grande desafio. Temos que pensar em todo o enredo, nos personagens, nos cenários, nos diálogos e tudo mais. E quando se fala em livro de estreia... sempre se quer começar com o pé direito, tem que se criar algo que preste! Mas escrever é a parte mais fácil, fácil até demais se comparada ao que está por vim. Eu vejo as coisas dessa forma: Escrever é nível 1. Revisar, nível 2 a nível 9. Editar, nível 10. Publicar, nível 100. Divulgar e Vender, nível 200. Vender bem, nível 500. Ser um sucesso de vendas, nível 1.000.


Perdidas: Você é fã de mangás, séries e Sherlock. Como tudo isso influenciou a sua escrita e a construção do enredo deste livro? 

Márcio: Diga-me que um personagem é brilhante, daqueles que faz o impossível acontecer, e eu vou querer conhecê-lo. E nisso, eu fui à procura dos melhores, dos prodígios, dos mais frios e calculistas estrategistas. E achei alguns desses em mangares, cito o detetive "L" e Raito Yagami de Death Note, Shinichi Akiyama de Liar Game, e Tomu Shirasagi de Gamble Fish. Outros, como Sherlock Homes, em livros. Até que conheci Michael Scofield do seriado Prison Bbreak. Pense em si deixar ser preso em uma penitenciaria de alta segurança, isso já tramando fugir de lá com seu irmão que está a um mês de ser executado. Muito louco. Eu, como um predador, devorei esse seriado; mas quando ele acabou, continuei faminto... Logo, eu tive que criar uma história, tive que criar meu próprio banquete, tive que ousar fazer algo tão ousado para me saciar. Assim nasceu Mistério de Elêusis, um livro onde mesmo os ladrões avisando antes, às vezes até dizendo hora e o que vão roubar, ninguém pode impedi-los. E para que minha proposta fosse possível, tive que dar vida a seres comparados a Moriarty, a Mycroft e, para fazer aquele final do meu livro, um com deduções próprias de Homes.

Perdidas: Para você é mais desafiante escrever um livro que se passa no futuro? Ou é mais fácil pois pode deixar sua imaginação fluir sem se prender a questões de se é possível ou não determinado coisa, como seria necessário em uma estória atual? 

Márcio: É bem mais fácil escrever uma estória futurista. O passado já está escrito, o que podemos é coloca algumas notas no rodapé. Já o presente, só é maleável até certo ponto. Porém o futuro é um mundo de possibilidades.

Perdidas: O livro aborda muito a questão de sistemas de segurança de empresas como bancos, museus, etc. Acredito que você tenha feito algum tipo de pesquisa sobre o assunto, mas dificilmente um banco abriria o sistema de segurança deles para você...então...como foi seu processo de pesquisa para este livro? Você contava com algum tipo de consultor? 

Márcio: Eu não fiz pesquisa nenhuma, eu trabalhei em um banco, está bom ou quer mais? Rsrs E atualmente, por diversão, ando lendo alguns livros como: "A arte de Invadir" e "A arte de Enganar" de Kevin D. Mitnick e William L. Simon, e "O Livro Maldito" de Christopher Lee Barish. E se sem pesquisar nada escrevi Mistério de Elêusis, dê uma olhadinha nessas minhas "leituras" e tente imagina o que posso escrever a partir delas. rs

Perdidas: O final do seu livro dá abertura para uma continuação. Teremos essa continuação? Se sim, quantos livros você pensa para esta série? Tem previsão do próximo título?

Márcio: Essa resposta é cruel! Porquanto, a princípio, eu quero muito escrever toda a minha estória... mas entre escreve-la e publica-la, existem 99 níveis rsrs São um total de 4 livros, e já tenho tudo em mente, mas ainda estou no nível 0 do segundo livro, então não há previsão.

Perdidas: Você explicou em um comentário na resenha deste blog qual o significado de mistério de Eleusis. Com certeza esse jogo influenciou seu enredo, mas o que veio primeiro? O enredo ou o título?

Márcio: Era noite. E de cara, já havia um segurança por perto. Eu tremia, não deveria está ali; droga, um vacilo e Bum, seria pego. Só me restavam como auxilio um balcão - meu escudo para não ser visto, - a escuridão e dois compassas. Raiva. O roubo mal começou e já saiu pela culatra. ISSO FOI UM SONHO QUE TIVE! A singela faísca de inspiração. Disso veio à lógica do meu livro, depois a ideia do meu Grand Finale, em seguida o enredo para sustentar a estória até o fim, e, por ultimo, sair em busca de um titulo que se encaixasse bem no enredo do livro.

Perdidas: Os autores costumam doar parte de sua personalidade para algum personagem de seus livros. Quem é você em O mistério de Eleusis? O que você doou a esse personagem? 

Márcio: Eu devo ser o certinho, prudente e perfeccionista Thomas. Alex deve ser o meu ideal inatingível... e Lee, o desajuste que tento expulsar da minha vida todos os dias rsrs 

Perdidas: Além da influência de Sr. Arthur Conan Doyle (que é muito clara, já que você mesmo é fã declarado deste autor! Rsrsrs), que outro autor influenciou a sua escrita?

Márcio: Sr. Arthur Conan Doyle me influencio bastante, sim, mas no que diz respeito ao que escrever. Fez-me ter paixão pelo suspense policial. Porém, meu estilo de escrita é oriundo da Bíblia, a li tanto em certo período da minha vida que assimilei a estrutura textual dela. Rs Depois uma dose de Filósofos como René Descartes e Immanuel Kant...imagine o medo que me deu, vai que meu estilo não fosse viável para fazer ficção? Por isso agora leio obras de Harlan Coben e James Patterson, analisando-as para finalmente ajustar meu estilo ao gênero literário que escrevo.

Perdidas: Se você tivesse que escolher um livro (o seu não vale!) que todos deveriam ler, qual seria ele e por quê?

Márcio: Eu escolheria a Bíblia, o livro mais lido da história e que já mudou milhares de vidas. Rs Queria até indicar outro para não parecer religioso, fanático ou coisa do tipo, mas esse livro é importante pra mim.

Perdidas: O Perdidas abre espaço para que você convide as pessoas para conhecer o seu livro, agradecer e mandar beijinho no estilo Xuxa...pode abrir seu coração! Rsrsrs

Márcio: Primeiro, agradeço ao blog Perdidas na Biblioteca por esse espaço e a Natália por ser esse amor de pessoa que ela é... 
Já para todos os leitores em potencial, recomendo que cliquem no link abaixo, leiam o relato do meu primeiro roubo e decidam por si só se pagarão para ver como tudo foi possível...

http://issuu.com/novoseculo/docs/mist__rio_de_eleusis

Quero informar que eu aceito o desafio do autor e vou procurar o livro "Livo Maldito" para ler. E vocês? Vão aceitar o desafio do autor também? Gostaram da entrevista? Contem pra gente!!

11 comentários

  1. Não conhecia o autor, mas já o considero pacas só pelas séries e mangás que assiste/lê, haha. Adorei a entrevista! Sempre que possível traga mais pra gente, é sempre bom conhecer um pouco mais dos escritores brasileiros!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  2. Natáliaaaa... espalhar pro mundo que eu te indiquei "O LIVRO MALDITO"... agora vou ganhar a fama de má influencia rsrs
    Veja alguns dos tópicos...
    SEÇÃO PARA PICARETAS (a parte mais leve do livro):
    # Como passar em um detector de mentiras
    # Como conseguir remédios de uso controlado
    # Como fugir das Forças Armadas
    # Como abrir uma fechadura
    # Como roubar um objeto numa loja
    # Como se livrar de uma multa de trânsito
    # Como não limpar o cocô de seu cachorro (amei esse! rsrs)
    ...Depois, vem uma SEÇÃO PARA CRIMINOSOS bem mais ao estilo do meu livro ;-)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu irmão q o SENHOR continua te dando essa sabedoria e esse talento brilhante q o Senhor te proporcionou... Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a entrevista, como sempre digo é muito bom conhecer mais sobre o autor e sua obra. Se ele assistiu Preson Break ( que adorei) e depois teve a ideia de escrever esse livro deve ser demais. Fiquei curiosa com esse lance de assalto ao banco com aviso prévio kk. E com esse Grand Finale que ele falou.

    ResponderExcluir
  5. Natália!
    Devo concordar com o autor que escrever histórias futuristas, sobre ficção, deve ser 'mais fácil', pelo menos deve ser mais interessante e criativo.
    Gostei muito da entrevista.
    “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” (Madre Teresa de Calcutá)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da entrevista, Natália. Aliás, além de gostar da entrevista, me interessei pela obra do autor porque ele teve certas influências que eu adoro. Ele citar Sherlock e PB me ganhou.
    Ótima entrevista.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Natalia
    Concordo com ele que escrever o futuro é mais fácil, pois dá para viajar bastante (eu falando que não entendo nada de escrever um livro).
    Já adorei esse autor, eu recomendaria a Bíblia também, não tem nada a ver com fanatismo citá-la Márcio!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nat, primeiro que dizer que estou conhecendo este autor e sua obra agora. Pelo que pude ler na entrevista ele parece ter um grande potencial em escrever e ser bastante intrigante em suas histórias. Achei interessante pelo fato da Bíblia ter sido um fator tão importante na criação de sua obra e até nos indica como leitura.
    Sobre o desafio, não sei se farei agora. Mas quem sabe em um futuro, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Bom, como quero muito ler o livro O mistério de Elêusis, gostei muito da entrevista, foi bom conhecer um pouco sobre o autor e do livro.

    ResponderExcluir
  10. Ele gosta de anime, como assim? USHSUHSUHU Poxa, ele indica a bíblia :/ nunca li inteira, somente partes que me interessavam... ele podia indicar um de literatura, né... UASHHASU

    Adorei a entrevista, não conhecia o autor! Beijo

    ResponderExcluir
  11. gostei de conhecer o autora e saber um pouco sobre seu livro de estreia, achei bem interessante a entrevista e já to curiosa para ler a seu livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥