18 de dezembro de 2015

A Trilha por A.V.Seixas

Saga Linear - Livro I

Autora: A.V.Seixas
Editora: Ebook
Ano: 2014
Páginas: 368
Classificação: 
Depois de passar os últimos anos viajando pelo mundo, Alexis Vienna e sua mãe se estabelecem em Londres. Após uma noite de cinema com os amigos, Alexis se vê no lugar mais improvável possível: A Floresta Amazônica. Sua memória sobre os últimos 6 meses está perdida. Desaparecimentos e mortes inexplicáveis cercam o mistério por trás de sua nova estada no Brasil, onde ela terá que lidar com a outra parte de sua família e com os fantasmas de seu passado.


Eu fiquei conhecendo essa estória quando a autora entrou em contato comigo falando sobre o livro dela. Nesta mesma conversa, havia o link para o ebook na Amazon e ao entrar no site o download era gratuito. o.O
Então, não custava nada baixar pro meu kindle, né?
=)

Assim, comecei a ler este ebook sem muitas pretensões e já sabendo que se tratava de um young adult, ou seja, não é uma leitura para a minha idade. Apesar de que tem uns young adults que eu curti bastante...

Tudo começa com Alexis perdida no meio da Floresta Amazônica. Após encontrar uma tribo indígena que ela havia conhecido com a mãe arqueóloga há alguns anos, ela descobre que a polícia está procurando loucamente por ela e sua mãe, pois todas as pessoas que estavam no acampamento com elas estão mortas.
Mas, espera ai... a Alexis não se lembra de nada!!! Nadica de nada!!! Ela não lembra nem como chegou no Brasil!!! A última memória que ela tem é de estar no cinema em Londres com uns amigos!!! Ou seja, 6 meses da memória dela simplesmente desapareceram.

Pra piorar a situação dela, ela descobre que sua mãe também esta desaparecida, juntamente com o namorado que fazia parte da equipe da expedição.
O que aconteceu no acampamento que culminou com a morte de toda a equipe? Onde esta a mãe de Alexis e o namorado? Por que eles não morreram como o resto da equipe? Por que ela não consegue lembrar de nada dos últimos?
Várias perguntas que fazem com que você fique bem interessada nesta história, certo?

Certo. O problema é que a autora se perde em determinado momento do livro. O que era para ser um enredo estilo Indiana Jones, vira um romance adolescente e as perguntas para as respostas feitas acima acabam sendo superficiais ou simplesmente sendo jogadas no meio dos acontecimentos de forma muito rápida. A autora pula partes da estória para dar mais ritmo a leitura e não ficar enrolando, mas a verdade é que com isso você acaba ficando com a sensação de que perdeu alguma coisa.
Exemplo:.
Em determinado momento a personagem precisa decidir se vai se arriscar em um plano para salvar uma pessoa. Ela decide que vai tentar. Ao invés de termos um capitulo com a preparação dela...a aflição dela estar indo para um local desconhecido...sei lá...algum prelúdio que te prepare para o "grande plano", você é jogado imediatamente no local em que tudo irá se desenrolar. Tipo...ela se teletransportou de São Paulo pra Amazônia em apenas um virar de página.

Quando a autora faz isso no início do livro, onde no primeiro capítulo ela esta em Londres e no seguinte no meio do nada, ok. Ela perdeu a memória. Mas você apagar uma parte do enredo apenas para "evitar" enrolar...desculpe. Mas aonde ela enrolou foi ao colocar um romance adolescente em uma história que tinha tudo para ser uma aventura adolescente.
Harry Potter tem romance adolescente. Percy Jackson tem romance adolescente. Mas eles mantém o foco!! (Precisamos salvar o mundo ou proteger quem amamos)
A autora gastou uns 15 capítulos do livro (não sei a conta precisa porque eu li no kindle e dá muito trabalho contar os capítulos por lá) só introduzindo esse romance. E pra quê? O carinha lá que ela se envolve esta de alguma forma ligado ao mistério na Amazônia? Não! Então pra quê focar nisso?!
Então, isso me irritou bastante.

Mas tirando isso, até que o enredo tem o seu potencial...
Alexis é bem determinada, mas como a maioria dos adolescentes é geniosa e acaba metendo os pés pelas mãos ao achar que pode resolver tudo sozinha, mesmo tendo apenas 16 anos... Por se tratar de uma personagem adolescente, eu não criei empatia com a ela, mas posso afirmar que ela não tem nada que vá fazer você ficar com raiva da personagem.

A leitura até que foi bem rápida, e como se trata de um ebook não tenho muito o que falar sobre a questão da diagramação. A capa é até interessante, mas eu acho que uma floresta bem densa e meio desfocada nesse fundo verde ficaria melhor do que esse número 1. Mas isso é a minha opinião. Se um dia este livro ganhar uma versão física, talvez lembrem da minha ideia! #ficaadica
Como eu disse anteriormente, a estória tem potencial. Por esse motivo eu dei 3 estrelas. Mas ainda estou esperando ser surpreendida...




8 comentários

  1. Olá, Natália.
    Acredito que não leria a obra. Primeiro porque não é uma leitura para a minha idade. Segundo, porque esses saltos para agilizar a leitura não me agrada. Aliás, o romance que toma o livro também não é algo que gosto muito. Assim sendo, acredito que não curtiria muito a leitura.
    Dessa forma, dessa vez, passo a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Até que gostei do enredo da história.E que pena que a autora não focou mais na trama principal. Acho que assim o leitor perde um pouco o interesse.

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler a resenha com esse mistério onde todos morrem, ela perde memoria, mãe e namorado desaparece, pensei que iria ser um livro e tanto, porque esse começo pareceu ser bem interessante, pena que ela se perdeu na historia.

    ResponderExcluir
  4. Não sei, acho que não leria esse livro não. Já pela sinopse eu não me interesse pela historia.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a cAPA não está legal ,bem ,a sinopse é interessante ,mas se a autora se perde ,não sei se vale a pena ler ,gosto de livros ,focados e que prendam o leitor .

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei muito pela leitura. Mas quem sabe?

    ResponderExcluir
  7. Natália!
    Ando bem mais seletiva nas minhas leituras.
    Tanta coisa boa para ler aqui e anda me dispersando com leituras desse gênero aí, que nem é lá essas coisas e para mim, já está saturado.
    Desejo sucesso para autora, entretanto, não é o foco das minhas leituras no momento.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A capa do livro não me chamou atenção. Nem um pouquinho.
    Porém a história é um tanto fascinante e me deixou bem curiosa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥