19 de dezembro de 2015

Um Conto do Destino por Mark Helprin

Autor: Mark Helprin
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-252-0
Ano: 2014

Páginas: 720
Classificação: 


É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico - e larápio - Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. Surpreendente e intenso, Um Conto do Destino, nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens de encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho. Uma pintura mágica de beleza e do amor, sobre a morte que desafia e sobre a vida que se afirma sobre ela. Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! 

Numa manhã de inverno, um cavalo branco foge do estábulo do seu dono e vai em direção à cidade. Quando chega em Manhattan, o cavalo observa um homem fugindo de um grupo de pessoas. Esse homem era Peter Lake e esse grupo era os Rabos Curtos.


Peter Lake é o maior ladrão da cidade de Manhattan. Por isso, cultivou grandes inimizades com a polícia e com uma gangue local (os Rabos Curtos). Ele é perseguido há 3 anos e vive em uma turbulência entre estar fugindo e precisar roubar casas.

Nesta perseguição, Lake só consegue escapar com ajuda do cavalo branco fugitivo e eles acabam formando uma dupla na jornada de fugas e assaltos. Até que, quando Lake resolve invadir uma mansão que esperava estar vazia, ele encontra uma moça.

A sinopse do livro nos traz uma perspectiva de um romance maravilhoso que supera barreiras com seus sentimentos poderosos. Porém, não se engane: não é nada disso. A proposta do livro não foi bem apresentada pelo o que ele verdadeiramente é.

A capa, as chamadas, a sinopse... tudo leva ao entendimento de ser um livro com um romance inesquecível, porém, as cenas de romances, na verdade, são muito vazias e muito, mas muito escassas. Quando elas acontecem, parece um pouco os filmes da Disney nos quais o casal nem se conhece e já se apaixonam perdidamente. O que pode ser fofo nesses filmes, no livro não é nem um pouco. Principalmente pela quantidade de páginas (720!), essas cenas podiam ser muito mais exploradas do que apenas duas frases de diálogo.

O livro é divido em 4 partes. A primeira se desenvolve contando a fuga do cavalo, o encontro com o Peter Lake e sobre a vida de Peter. Para mim, foi a parte mais interessante. A partir da segunda, são inseridos muitos personagens desconexos que vão se conectando aos poucos e o livro começa a se tornar cansativo, pois ficamos à espera de muitos acontecimentos (que afinal, não acontecem).

Em todo o livro fiquei impulsionada a ler para sanar minhas milhões de perguntas e lacunas, mas, fiquei com as dúvidas até agora. O livro termina e não te explica muito bem o que acontece, e o pior: te faz mais perguntas. Ou seja, você que tem de imaginar como as coisas irão terminar.

Particularmente, achei o livro confuso, enrolado e desconexo. É muito grande desnecessariamente e, particularmente, não é nem um pouco envolvente.

Definitivamente, não recomendo este livro.
(Vale lembrar que é a minha opinião. Talvez com você seja diferente!)


8 comentários

  1. Nossa achei que o livro era um daqueles romances inesquecíveis, daqueles de tirar o folego, uma jovem doente e um ladrão que se apaixonam parecia que seria bem interessante e muito emocionante, que pena que deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  2. 720 páginas para um romance com cenas pouco profundas e que pouca coisa acontece? Isso que eu chamo de um desperdício de papel. rs
    A capa é realmente atrativa, mas, pelo visto, as aparências realmente enganam.
    Não leria a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. 720 pagina? Deus, e só decepção eu passo. Eu jurava que era um livro bom, é complicado quando você tem expectativa com um livro e acaba se decepcionado.

    ResponderExcluir
  4. Nossa ,achei que era um livro melhor ,mas recebeu somente uma estrela '-'
    Acho a capa e a sinopse lindas ,mas se tem tantas páginas e não é o q diz ,nem irei tentar lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Tava com vontade de ler, mas depois disso... KKKK

    ResponderExcluir
  6. Um livro com uma quantidade tão grande de páginas tem que ser muito bom,pois do contrário se torna cansativo.
    Sempre achei que esse livro contava com uma história arrebatadora,mas pela resenha vi que não é bem assim ...
    Que pena!

    ResponderExcluir
  7. Mariana!
    Devo concordar com suas conclusões.
    Li o livro e demorei séculos, porque sempre voltava para reler.
    Gosto de finais abertos, porém aqui, muitos questionamentos ficaram sem resposta.
    Achei o filme melhor.
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que a capa me afastou um pouco, mas a sinopse me trouxe de volta. Mas depois de ler a resenha, fiquei com vontade de ler só pra confirmar se eu também não gostaria do livro, rs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥