26 de dezembro de 2015

Vermelho como o Sangue por Salla Simukka

Livro I - Trilogia Branca de Neve 

Autora: Salla Simukka
ISBN-10: 8581635792
Ano: 2014 

Páginas: 240
Classificação: 
No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Eu amo livros nórdicos. Porque eu acho que eles são uma aula de literatura policial com uma boa dose de sangue, o que pra mim é uma combinação perfeita. 
Quando vi que esse livro era de uma jovem autora da Finlândia, eu fiquei empolgadíssima, mas lamento informar que minha empolgação foi extremamente precipitada...

Eu nem sei se classificaria este livro como um policial, pois a verdade é que o enredo é fraco, com personagens que não se sustentam, alguns chegam até a ser chatos, e não tem mistério quanto ao que aconteceu. O grande mistério é realmente descobrir o que aconteceu com a personagem principal para que ela se torna-se uma pessoa reclusa com uma mente treinada como se fosse uma espiã, mas até onde sabemos, ela ainda está no ensino médio...

Tudo começa quando Lumikki (que significa Branca de Neve, por isso o nome da trilogia) encontra dinheiro secando dentro de um quarto na escola que é usado para revelar fotografias. As notas estão manchadas de sangue, e à principio, ela não deseja se envolver com nada disso. Mas, mesmo assim, ela volta ao quarto depois da aula e percebe que o dinheiro sumiu. Ela passou por um colega que carregava uma mala, e deduz que ele deve ter recolhido o dinheiro, então ela começa a segui-lo. 

Para! 
Para alguém que não queria se envolver com nada nem com ninguém, ela já esta fazendo muita coisa, não?! 

Ela descobre que três colegas da escola "encontraram" uma mala cheia de dinheiro suja com sangue, que foi "deixada" no quintal de um deles. E como eles estavam chapados de drogas, eles acharam que seria "legal" limpar o dinheiro! 
o.O

Eles percebem que estão sendo observados e vão atrás de Lumikki, qua acaba virando amiga deles (pois é a única que sabe o que eles fizeram, logo, a única com quem eles podem conversar) e a única com um cérebro suficientemente sóbrio e inteligente para tentar descobrir quem deixou o dinheiro e por quê. 

Vamos parar de novo aqui...
Nesse momento, você percebe que sabe lá Deus por que, Lummiki é alguma espécie de espiã tipo A Viúva Negra da Marvel, que consegue seguir as pessoas sem ser percebida (ela vai passando mentalmente todos os movimentos que são necessários para executar com perfeição essa tarefa, quase te dando uma aula de como o ser humano funciona e como ele não percebe que esta sendo seguido caso siga as instruções); consegue invadir computadores sem que os donos percebam que algo foi mexido; ou consegue se infiltrar nos lugares sem que as pessoas percebam que ela é uma adolescente. 
o.O

Mas ok...ela passa a ajudar os "novos amigos" a descobrir o remetente do dinheiro e se vê envolvida em um esquema da máfia russa. que está ligada a um policial corrupto que por coincidência é parente de um dos adolescentes. 
Sério gente...onde está o mistério nisso? Vai me dizer que você não sabe o que aconteceu? Por que o dinheiro? Fala sério! 
Mas mesmo assim ela vai atrás da máfia! Como se uma adolescente com complexo de heroína da Marvel pudesse fazer alguma coisa contra a máfia! 

Sinceramente...a única coisa que eu consegui ver de interessante neste livro é o suspense em relação ao passado de Lummiki e por que ela tem esse lado "a la Viúva Negra". 

A diagramação do livro até que estava boa, com letras grandes e papel amarelado, mas é possível notar partes em que o nome dos personagens parecem ter sido trocadas, e outros trechos com erro de revisão. A capa eu acho muito bonita. Na parte de trás do livro, a editora mostra como serão as outras capas e eu gostei porque seguem o mesmo estilo dessa, e que, na minha opinião, são mais bonitas que as originais. 
Dá uma olhada e vê se você concorda comigo...


Capa original de "Vermelho como o Sangue".
A primeira capa é como será o segundo livro da série, seguindo a versão italiana e espanhola. A segunda é a original americana.


Até o momento, eu não vi nenhuma notícia da editora informando se dará prosseguimento a publicação desta série, mas pelo tempo que já foi publicado o primeiro livro...sei não...
O que vocês acharam dessa história? E das capas? Vocês concordam com a editora em não publicar o resto da série, ou acham um desrespeito aos leitores? Deem a suas opiniões!!! 

5 comentários

  1. Olá, Natália.
    Quando saiu o lançamento, fiquei louco pelo livro. O motivo: o mesmo que o seu. O tempo passou e eu acabei desanimando um pouquinho. O principal motivo são as resenhas negativas.
    A premissa é até boa, do dinheiro sujo de sangue e tal. Porém, o desenvolvimento parece deixar muito a desejar.
    Sinceramente, não sei mais se lerei a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro sempre chamou minha atenção. E por se tratar de uma história investigativa(que adoro), tinha muita vontade de ler,mas agora não sei se curtiria
    Parece ser uma trama bem fraca. Que pena!

    ResponderExcluir
  3. Natália!
    Já tive oportunidade de ler esse livro também e apesar da protagonista ser esquisita e ter um passado misterioso, o livro também não achei lá essas coisas todas. Sem contar que ela sempre se saía bem...
    Questionável, né?
    “Desejo de um feliz ano novo todos nós temos, mas fazer o ano novo realmente feliz depende da atitude de cada um de nós.” (João Luis Mastrângelo)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Apesar da capa ser bem chamativa, a sinopse não me prendeu até o fim. Parti pra resenha e só confirmei o que já sabia: não lerei esse livro. Não me convenceu, não me ganhou, não me despertou curiosidade :/

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro chama a atenção, quando vi me interessei, mas esperava mais mistério em relação ao que aconteceu com o dinheiro e a investigação, achei que teria algum assassinato misterioso, para desvendar o assassino, mas pelo visto não é bem isso, que pena.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥