21 de janeiro de 2016

Quero Viajar, e Agora? #1

Oi genteee!

Para estrear bem o nosso primeiro post sobre viagens, decidimos falar sobre a grande dúvida que nos assola assim que decidimos fazer uma viagem. Afinal, não basta só a vontade de viajar, temos que saber como realizar este grande sonho. E é aí que a gente se pergunta: "Quero Viajar, e Agora?".

Bom, neste post vou dar as primeiras dicas do que fazer e como se organizar, principalmente se esta for a sua primeira viagem e você nem sabe por onde começar. Afinal, para organizar uma viagem, principalmente se for internacional, é necessário ficar atento a muitos detalhezinhos que se passarem desapercebidos, podem fazer com que seu sonho vá por água abaixo.

Então, para que isso não aconteça, e focando em uma viagem internacional, vamos as dicas de por onde começar:


1) Você já tem o passaporte?

Se a sua resposta é sim, ótimo! O passo mais importante para que a sua viagem aconteça já está pronto. Só não esqueça de checar a data de validade e se ele ainda estará válido até a data de volta da sua viagem. Se a sua resposta é não, então não perca tempo e entre no site da Receita Federal para dar entrada no seu passaporte. O formulário de solicitação não é complicado e lá está explicando bem direitinho tudo o que é necessário para que você solicite o seu. Além do formulário que deverá ser preenchido e dos documentos necessários, você deverá pagar pela emissão do passaporte. Então, como eu disse, decidiu viajar e ainda não tem o passaporte, corre para o site da Receita para já solicitar o seu.


2) Já decidiu para onde você quer ir?

Parece bobeira, mas já ter bem definido para onde você quer ir é um passo muito importante para que a sua viagem de fato aconteça. Isso por que uma vez com os destinos definidos, você já tem um foco e já começa a pesquisar sobre o(s) lugar(es), sobre o que você gostaria de fazer lá, quais passeios você gostaria de fazer e quanto é o custo de vida desse(s) lugar(es). Quando você não está muito certo de para onde exatamente quer ir, fica difícil se organizar da maneira correta.


3) O país para onde eu quero ir, precisa de visto? 

Esse é um detalhe importantíssimo da sua viagem. Afinal, não adianta ter o passaporte e não ter o visto para entrar no país caso seja necessário. Se você decidir ir à Europa não há necessidade de visto para nenhum país que você queira ir por lá. Mas caso seja o Canadá e os Estados Unidos, por exemplo, sem ele é impossível que a sua viagem aconteça. Então, caso seja um país que solicite o visto, pesquise no site do consulado do país escolhido para saber como tirá-lo e faça isso o quanto antes, pois vistos costumam não ser rápidos de sair.


4) Já definiu o(s) país(es)? Ótimo! Agora vamos pesquisar sobre...

Uma vez com o(s) destino(s) definidos, como citei acima, você deve fazer uma pesquisa sobre o país que deseja incluir no seu roteiro. Afinal, pode ser que não seja tão viável assim quanto você está imaginando. Digo isso por experiência própria, pois na minha última viagem à Europa em abril do ano passado (2015), havia incluído a Dinamarca na minha rota, mas quando fui pesquisar sobre ele, descobri que era um país caríssimo e acabei excluindo-o do roteiro e decidi deixá-lo para uma próxima viagem. Por isso a importância de já definir os lugares que você deseja conhecer e já pesquisar sobre, pois caso aconteça de você descobrir que nesta viagem que você está planejando não dará para conhecer determinado lugar, você já procura um outro que você queira conhecer tanto quanto e que caiba no seu bolso e deixa o que você teve que excluir para uma próxima viagem, como eu fiz com a Dinamarca.


5) Já tem os países escolhidos? Ótimo! Vamos falar sobre a moeda local...

Depois de já ter lido e pesquisado sobre o(s) país(es), além das coisas que você deseja fazer em cada um deles, agora é necessário levantar quanto mais ou menos você gastará em cada um deles por dia para que você saiba quanto de moeda estrangeira você precisará comprar para levar para a sua viagem. Costumo dizer para os meus amigos que sempre me perguntam sobre as minhas viagens, que na minha opinião, viajar pela Europa não é tão caro assim. Acredito que o maior "problema" é comprar o Euro, mas uma vez comprado, dependendo do país que você irá, você gastará muito pouco por dia, pois as coisas lá tendem a não ser tão caras quanto no Brasil, mesmo sendo em Euro e mesmo convertendo para o real, continua sendo mais barato. Claro que existem lugares mais caros, como eu havia citado a Dinamarca um pouco antes, mas a Europa em sua grande maioria não costuma ser tão cara. Principalmente quando você consegue de fato se planejar. Fazendo pesquisas relativamente rápidas, você consegue descobrir se o custo de vida na cidade que você quer visitar é alto ou baixo. E se o país que você for, por acaso não usar o Euro, pois existem diversos países na Europa que utilizam uma moeda local, tenha certeza que estes serão ainda mais baratos. Principalmente se você chegar lá com o Euro e comprar a moeda local. Normalmente com poucos euros é possível comprar uma grande quantidade da moeda local e praticamente se esbanjar. Rs...

Bom gente, essas são só as primeiras dicas de como planejar a sua primeira viagem, pois como havia dito, são muitos detalhes que não podem passar desapercebidos para que no final dê tudo certo.

Semana que vem tem o segundo post com as outras dicas para você se organizar. E caso tenham alguma dúvida até aqui, fiquem a vontade para perguntar, pois o que eu souber, vou ficar muito feliz em ajudar.

2 comentários

  1. Muito boa as dicas achei bem interessante e tem algumas coisas que não sabia, nunca viajei pra fora do Brasil, mas quem sabe um dia viajo e já sei algumas coisas rs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥