3 de janeiro de 2016

Sangue na Neve por Jo Nesbo

Autor: Jo Nesbo 
Editora: Record 
ISBN-10: 8501091537
Ano: 2015 

Páginas: 154
Classificação:  
O mestre do thriller escandinavo está de volta. Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou. Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la.

Confesso que depois de ter conhecido o trabalho de Jo Nesbo no sensacional Boneco de Neve, eu esperava mais deste livro.

Vejam bem...a história mantém o mesmo padrão sombrio dos livros anteriores deste autor, porém, este livro é narrado em primeira pessoa e não tem um mistério tão surpreendente quanto as leituras anteriores.
Neste livro acompanhamos Olav, um matador de aluguel, que recebe a incumbência de matar a esposa do chefe/cliente. Só que ao estudar a sua vítima, ele percebe que a mulher estava sendo agredida por um amante e ele acaba se apaixonando pela vítima.
A fim de salvar a mulher, ele acaba matando o amante, só que para a infelicidade dele, o falecido era simplesmente o filho do chefe.
Ou seja...ele tá ferrado!
Agora ele precisa se livrar do chefe antes que ele o encontre para vingar a morte do amante de sua esposa e seu filho.

O enredo além de meio clichè, não me prendeu. Julguem-me, mas tenho os dois pés atrás quando a história é narrada em primeira pessoa pois não tenho muita paciência com os devaneios que os protagonistas costumam ter. Mas eu realmente achei essa história bem mais fraca, pois trata-se de uma história sem grandes momentos de ação, perseguições policiais...é meio parado, sabe?
O destaque fica realmente no final. O autor te engana com tanta maestria que você fica pasmo.

É um livro sombrio como os livros de autores nórdicos tendem a ser, mas bem abaixo do potencial que o autor demonstrou em obras anteriores.
Se você nunca leu nada desse autor eu recomendo que comece por Boneco de Neve e depois leia outros livros dele. Esse tem apenas a vantagem de que por ser bem curtinho, é quase um conto de Natal sanguento nórdico.

3 comentários

  1. Fiquei com vontade de ler, tem uma cara muito boa.

    ResponderExcluir

  2. Ainda não li nenhum livro do autor. Pela capa achei que seria um livro muito bom, com muita ação, investigação policial e um mistério de tirar o folego, mas pelo visto deixa a desejar. Embora parecia ser interessante esse protagonista fica muito enrolado porque se apaixona e mete os pés pelas mãos rsrs. Pelo menos o final parece que vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália, não li nada do autor ainda, mas vou deixar anotada esta sua dica, e se tiver a chance lerei este aqui
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥