24 de março de 2016

A estrela mais brilhante do céu por Marian Keyes

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615395
Ano: 2011
Páginas: 598

Classificação:    
Existe um misterioso espírito que paira sobre o edifício número 66 da Star Street, em Dublin, Irlanda. Ele está em uma missão para mudar a vida de alguém. Em A Estrela Mais Brilhante do Céu, Marian Keyes demonstra mais uma vez sua técnica como uma dos grandes contadores de histórias da atualidade e sua vontade de ultrapassar limites na literatura. Os inquilinos do prédio 66 formam certamente um grupo excêntrico. Na cobertura mora Katie, uma mulher de 39 anos que trabalha como relações públicas de cantores e que só se preocupa com o tamanho de suas coxas e se seu namorado irá propor casamento. No apartamento abaixo, dividem o espaço dois poloneses mais a engraçada Lydia. No primeiro andar está Jéssica, a octogenária que vive com seu malvado cachorro e o filho adotivo. Já no térreo estão os recém-casados Maeve e Matt, que por mais que tentem esquecer o passado, não conseguirão.

Eu juro, eu tentei resistir! Eu queria escrever uma resenha sobre um livro de outra autora, deixar um pouquinho os chick lits de lado e publicar uma coisa nova, mas não deu! Arrumando a estante hoje tive uma vontade enorme de escrever sobre esse título.

Pra começar, eu adorei o tom de azul da capa, e olha que eu sempre prefiro um rosa berrante, mas essa lombada deu um toque especial na arrumação rs.
Segundo,esse livro é um pouquinho diferente dos outros livros da autora: segue a linha mais "séria" sem perder a leveza.

O espírito misterioso é o narrador da história, ele "passeia" por entre as casas dos moradores do edifício numero 66, mostrando a vida dos moradores e, em contagem regressiva, mostra que em 61 dias tudo poderá mudar.

A história não é centrada em apenas um personagem, na verdade vejo que a Marian tentou trabalhar três fases de vida de uma mulher:  A louca inconsequente Lydia, o terror da solteirice Katie e a sabedoria de Jemima.

Lydia trabalha como taxista e divide o apartamento com dois amigos poloneses - que não são um casal. Vivem as turras, mas não deixa de se embrenhar pelos lençois de um deles. Lydia não mede as palavras, no começo eu peguei muita antipatia da personagem, mas ao conhecer sua história eu fiquei até com um certo remorso por esquecer que a vida as vezes nos transforma em pessoas duras.

Katie é quase uma quarentona com complexo de encalhada. Envolve-se com o chefe que é um viciado em trabalho que aparentemente não vai levar a relação pra frente, afinal pra ele o trabalho vem em primeiro lugar.

Jemima é uma senhora muito sábia que mora com seu cachorro Rancor (o nome já diz tudo hehehe). Ela aguarda a chegada de seu filho adotivo Fion, que virá passar um tempo com ela em Dublin. Embora seja uma personagem importante para a história, a história de Jemima não é das mais empolgantes.

O casal Matt e Maeve são os que escondem um segredo do passado e são os mais trabalhados da história. Confesso que achei Maeve muito fresca. Não que ela não tenha motivos, mas Matt merece o troféu marido do século.

Embora nunca tenham tido verdadeiro contato, o espírito misterioso se encarregará de ligar as vidas desses moradores!

O livro perde uma estrela pra mim porque o começo é um pouco arrastado, mas não desista. É um livro que ao final vai te deixar mais feliz.


Um comentário

  1. a Mirian Keyes arrasa em suas obras
    ainda não li essa mas pretendo sim ler ;)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥