12 de maio de 2016

Filmes Franceses

Ei pessoal! To sumida né? É que eu to estudando para algumas provas, trabalhando loucamente e ainda sou dona de casa, #nãoestásendofácil hahahaha.
Hoje eu resolvi sair um pouquinho da minha zona de conforto, que é escrever resenhas de livros e falar sobre filmes, mas vou tentar não ser tão óbvia, vou falar sobre alguns filmes franceses pra incentivar quem não tem o hábito de ver algo mais "alternativo"

Confesso que eu nunca fui muito fã de filmes franceses e telecine cult - rei dos filmes franceses e alternativos - era desperdício aqui em casa. Mas quis o destino que eu fosse morar um tempinho na França e percebi que eu não tinha muitas opções de tv e cinema: o que bomba por lá são os filmes nacionais, então tive que me render!

Pra começar, um clássico "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain" - Le Fabuleux destin d'Amelie Poulain - 2001


Lançado em 2001 e dirigido por Jean Pierre Jeunet, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain conta a história de Amélie (Audrey Tatou) desde sua infância, seu contexto familiar problemático e peculiar, até quando sai de casa e se muda para o bairro parisiense Montmartre, onde consegue um trabalho de garçonete e leva sua vida pacata. 
Contudo, uma reviravolta se dá em sua vida quando, distraída com a notícia da recente morte de Lady Diana, descobre em seu banheiro um pequeno tesouro pertencente ao antigo morador. Amélie, decidida a encontrar o antigo dono da sua recente descoberta, promete que se ao lhe entregar o tal tesouro anonimamente, ele se emocionar ao rever suas memórias, tentará mudar a vida de todos ao seu redor. Caso isso não ocorra, apenas irá deixar de lado. Assim sendo, o dono, se emociona com o objeto e Amélie adquire uma nova visão do mundo, espalhando pequenos atos de alegria pela vida de todos. Mas ainda lhe falta um grande amor.

Porque assistir?
É romântico sem ser clichê e traz um humor de forma inteligente. A relação dos personagens, em especial de Amelie e os outros personagens, mostram como hábitos simples podem tornar as pessoas mais felizes. É um filme profundo mesmo nas sutilezas. E gente, o cenário é Paris! 
Ah, pra quem não sabe, o café da Amelie existe e fica em Le Deux Moulins – 15 rue Lepic 75018 Paris.


O próximo filme deve ser conhecido de muitos pois foi bastante premiado: "Intocáveis" - Intouchables - 2012

Lançado em 2012, o filme foi considerado um fenômeno mundial. Ele traz a história de um aristocrata que contrata um jovem para ser o seu cuidador após um acidente de parapente, o que o deixou tetraplégico. O que era para ser um período experimental, acaba virando uma grande aventura.

Porque assistir?
Porque é um filme feliz baseados em fatos reais... os dois ingredientes que pra mim tornam um filme maravilhoso! Agora, se para você isso não basta, o filme vai fazer você pensar um pouquinho sobre amizade, companheirismo e confiança, que são os elementos que transformam esse filme em tocante e inesquecível.


Seguindo, um título que eu acredito que pouca gente conheça: "Supercondríaco" - Supercondriaque - 2014

Aos 40 anos, Romain Faubert, não tem nem mulher nem filhos. O fato de ser fotógrafo para um dicionário médico online, não ajuda à hipocondria que domina o seu estilo de vida há muito tempo e que faz com que seja um neurótico apavorado. O seu único e verdadeiro amigo é o seu médico, o Dr. Dimitri Zvenska que, inicialmente, cometeu o erro de lhe dar atenção e que, atualmente, muito o lamenta. A doença imaginária não é fácil de gerir e Dimitri daria tudo para conseguir se livrar de Romain de uma vez por todas. Dimitri pensa ter encontrado a cura que o livrará de Romain: ajudá-lo a encontrar a mulher da sua vida. Convida-o para serões em sua casa, inscreve-o em sites de encontros, obriga-o a fazer desporto, chega mesmo a ensinar-lhe como seduzir e comportar-se com as mulheres. Mas descobrir a pérola rara capaz de suportar Romain e que, por amor, o ajude a superar finalmente a sua hipocondria, mostra-se bem mais difícil que o esperado…

Porque assistir?
Porque é divertido! Eu vi esse filme por acaso em um hotel e me diverti tanto que saí recomendando a todo mundo. Foi um dos filmes mais vistos de 2014 na França ficando atras de Frozen e do Hobit. É uma comédia comum para os franceses, mas para nós é diferente: é bizarro mas muito redondo.
Um detalhe para rirem da minha cara: eu assisti esse vídeo com audiodescrição pensando que a história tinha um narrador: eu não conhecia o filme, estava gostando a história, achei até interessante ouvir o narrador, só percebi quando vi o segundo filme seguido com a mesma voz narrando... hahaha


E mais um daqueles que descobri por acaso: "Amar não tem preço" - Hors de prix - 2008


Irène é uma jovem ambiciosa que se hospeda em um hotel luxuoso com seu rico amante. Quando ela conhece o garçom Jean, o confunde com um milionário e passa a seduzi-lo, mas a farsa não dura muito. Um tempo depois, quando se reencontram, Jean está mudado, mas será que o sentimento entre eles mudou?

Porque assistir?
Temos novamente a estrela Audrey Tautou arrasando numa comédia romântica sem trazer sequer um pequeno traço de Amelie Poulain (mostrando a atriz versátil que ela pode ser, uma vez que o sucesso de Amelie poderia te-la deixado estereotipada). Se não fosse eu estar assistindo o filme em francês eu teria certeza que era um filme hollywoodiano,  mas não se engane: segue os moldes mas nem por isso engessado nas costumeiras moralidades dos romances americanos. É isso que diferencia esse trabalho das comédias românticas as quais nos acostumamos. É simples, elegante e cativante.

Tenho mais algumas recomendações, mas vou deixar pra outro post! Não deixem de compartilhar o que acharam ou se já conhecem os títulos.


3 comentários

  1. Eu assisti os dois primeiros e, realmente, "Os Intocáveis" se tornou um dos meus favoritos! Em geral, eu gosto bastante de filmes franceses e fiquei curiosa com os que eu não assisti ainda!
    Adorei as dicas! :D
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  2. oi ^^
    sou doida pra ver esse da amelie, mas ainda não criei vergonha na cara pra baixar no meu pc. vou ver se faço isso esse mês ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, não enrole mais! Eu demorei muito para assistir porque tinha um preconceito com filmes franceses, mas me arrependi de não ter visto antes

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥