19 de fevereiro de 2017

Trilhas pelo Rio - Por onde começar


  Ser carioca e nunca ter feito uma trilha está comparado a morar no Rio de Janeiro e nunca ter ido à praia. Ou morar em Minas e nunca ter ido em uma cachoeira. Ou em São Paulo e nunca ter ido ao Shopping. Enfim, fato é que você precisa fazer ao menos uma vez.
  Dois anos atrás fiz a minha primeira trilha a convite do meu primo, no morro da Urca, uma das trilhas mais leve que eu conheço até hoje, e já completei meus tímidos 14 picos de uma lista de 51 montanhas apenas na cidade do Rio. Uma lista que já deveria estar mais completa se não fossem as trilhas que sempre repito só por amar a vista, como por exemplo a Pedra Bonita.

  Essa é a minha primeira postagem sobre trilhas e vou aproveitar para dar dicas básicas para quem quer experimentar esse exercício que facilmente se torna um vício. Se algum dia você já se perguntou "Nossa, o que dá na cabeça de uma pessoa pra passar dias subindo o Everest, chegar no topo e descer?", depois de algumas trilhas isso ainda vai parecer loucura, mas bem menos. São inumeráveis os motivos que fazem o esforço valer muito a pena, principalmente se feita com um grupo. Tanto o trajeto, quanto a sensação de missão cumprida ao chegar no topo, são indescritíveis. E não há foto ou VR (desafio lançado) que consiga reproduzir a visão ou sensação que você encontra no final. Já levei amigos que odiavam a ideia de fazer trilha, já levei a minha mãe (esse dia merecia uma postagem dedicada), já levei gringo, gente deprimida, sedentários, diversos grupos de pessoas e até agora não encontrei ninguém que não ficasse abobalhado com a vista. É agoniante não saber descrever o prazer que é se sentir tão pequeno. Ver cada prediozinho daqueles lá embaixo e tentar imaginar o que seria você ali do lado.

Mirante da Cascatinha - Floresta da Tijuca
Para os que desejam iniciar esse prática, existem algumas trilhas que são bem mais tranquilas para quem está fazendo pela primeira vez. O que vai ditar a dificuldade na maioria das vezes é o seu ritmo durante a trilha. Parar para descansar  muitas vezes, pode tornar a jornada bem mais dolorosa. Tente organizar grupos com pessoas que tem o mesmo condicionamento físico ou que tenham paciência para manter um ritmo reduzido.


É extremamente importante levar água. Eu costumo levar ao menos dois litros na mochila. Uma boa dica é congelar metade da garrafa, ou até mesmo toda, no dia anterior. Sabendo manter, você sempre terá água gelada. Ao longo da caminhada você vai sentir fome, então reserve alguns biscoitos ou frutas na mochila que sejam fáceis de comer pelo caminho, como maçãs, pêras ou bananas. Eu geralmente levo algum lanche mais reforçado, como sanduíches naturais, para comer no topo. É comum terminar a trilha bem após o horário normal de almoço e toda vez que eu não levo meus sanduíches, eles fazem falta pra mim e pra quem geralmente vai comigo já contando com eles.Vista o que você sentir mais confortável para uma caminhada longa, o mesmo vale para o calçado. Para trilhas com mais inclinações, um tênis com sola antiderrapante vai te poupar esforço e reduzir enormemente o risco de acidentes. Leve sempre repelente de insetos na mochila.

Caso você não tenha nenhuma aptidão física ou queira começar com algo bem leve, eu indicaria de assim como eu fiz, começar pelo Morro da Urca. Ao chegar na praia vermelha, basta seguir a orla pela esquerda. É fácil de identificar o inicio da trilha pelo fato de ser muito movimentada. Ela é muito usada até mesmo para exercícios diários e é acessível para pessoas de todas as idades. O caminho até o topo não leva mais de 30 minutos caso mantenha um ritmo normal de caminhada. A vista é linda e já conheci pessoas que foram assistir o pôr do sol e desceram de graça pelo bondinho.

Mirante da Cascatinha - Floresta da Tijuca
Se tranquilidade é o ponto mais importante para você, eu indicaria a trilha da foto ao lado, o "Mirante da Cascatinha" localizado na Floresta da Tijuca. A caminhada é bem leve e tem poucas inclinações. Leva cerca de 40 minutos até o mirante e é um dos lugares mais calmos que eu já fui. Para chegar, basta seguir pela entrada do parque da floresta da Tijuca e pegar a primeira trilha à esquerda, que estará identificada como "Trilha do estudante". Siga as sinalizações até o "Mirante da Cascatinha" e não tem erro.

E por fim, se você for alguém que não se cansa tão fácil, por favor, faça a trilha da "Pedra Bonita". É com certeza a trilha que eu já fiz por mais vezes e ainda não me cansei. Do topo é possível ver grande parte da Zona Sul e a Barra da Tijuca por completo.
Barra da Tijuca vista da Pedra Bonita

Zona Sul vista da Pedra Bonita

Essa trilha também é bastante movimentada, tanto por pessoas que realmente fazem a trilha quanto por pessoas que estão a caminho da pista de salto de asa delta. Para chegar lá, basta seguir pela Estrada das Canoas ou esperar pelo ônibus que passa de uma em uma hora, logo no início da estrada. O ponto de ônibus é logo após uma concessionária e geralmente tem mais alguém esperando. Peça ao motorista para ficar no inicio da trilha, essa é uma referência muito usada nessa linha de ônibus. A trilha é totalmente sinalizada e é muito fácil de identificar o caminho. Com duração aproximada de 50 minutos, é considerada uma trilha moderada/fácil, com inclinações moderadas.

Como eu havia informado anteriormente, essa é uma postagem um pouco mais geral com informações para quem quer começar a fazer trilhas. Em breve estarei registrado mais detalhadamente minhas trilhas com instruções mais claras. Caso se interesse em participar dos grupos que eu levo comigo, entre em contato pelo facebook. Identifique-se informando que leu as informações aqui. Espero que esses sejam os primeiros passos de muitas trilhas.

Topo do Morro Tijuca Mirim (Floresta da Tijuca) - 917 m de Altura

Morro do Telégrafo (Barra de Guaratiba)

Pedra do Cavalo (Morro do Telégrafo)

Zona Sul vista do Cristo Redentor (Trilha Parque Lage-Corcovado)

Grupo que realizou a trilha do Parque Lage ao Cristo Redentor (Morro do Corcovado)

Barra da Tijuca vista da Pedra da Gávea

Zona Sul vista do Morro Dois Irmão (Vidigal)

Grupo que realizou a trilha do Morro Dois Irmãos (Vidigal)

Zona Norte Vista do Pico da Tijuca (Escadaria do Pico da Tijuca) - 1022 m de Altura

Grupo que subiu o Pico da Tijuca - 1022 m de Altura

Zona Norte do Rio vista do Pico da Tijuca Mirim - 917 m de Altura

Zona Sul vista do Topo da Pedra da Gávea



Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥