18 de fevereiro de 2017

Uma receita, duas delícias

Recentemente um amigo do trabalho me perguntou se eu gostava de limões e com a minha afirmativa me presenteou com lindos limões colhidos diretamente do quintal de sua casa. Muitos limões!
Como detesto desperdício e não estou podendo pegar os limões, juntar uma cachaça e fazer uma caipirinha, resolvi fazer um bolinho, cuja receita partilho com vocês.
A massa do bolo ficou tão gostosa e fofinha que serviu de base pra outra receita, a dica estará no fim do post. Vamos lá? 


 Xícara medidora de 200ml.

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de açúcar (uso demerara - se você gosta do bolo bem doce pode colocar 1 xícara e meia)
1/2 xícara de óleo
suco de 2 limões grandes
raspas de um limão
2 xícaras de trigo
1 colher de chá de fermento químico (5g)

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno 180°C por 10 min.

Com auxílio da batedeira, bata os ovos e açúcar até dobrar de volume, criando um creme claro e fofo.


Adicione o óleo, o limão espremido e as raspas. Continue batendo.



Desligue a batedeira e adicione o trigo e o fermento.
Coloque em uma assadeira untada e leve para assar. Abra o forno somente após 30 min e faça o teste do palito. Meu forno assa em 30 min, mas isso varia de acordo com o modelo de forno, a forma usada...


Depois de pronto, com o bolo ainda quente, eu gosto de fazer uma caldinha com um limão espremido e um pouquinho de açúcar, furar o bolo com um palito e jogar esse suco por cima. Fica uma delícia.

Ah, lembram que eu falei que essa receita foi usada para base de outro bolo? Pois é, com a mesma receita e trocando a fruta, fiz um bolo de maracujá divino!
Ao fazer a massa, no lugar do suco de limão adicionei a poupa de 2 maracujás (com as sementes e tudo, 3/4 de xícara). Depois do bolo assado, levei pra ferver a poupa de um maracujá com uma colher de chá de açúcar e espalhei ainda quente por cima do bolo. Ficou muito bom!


Dá pra fazer ainda pro café de hoje. Larga a preguiça e tenta! Depois volta aqui e conta pra gente.

Beijos cítricos


Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥