23 de abril de 2017

Angus - O Primeiro Guerreiro por Orlando Paes Filho

Autor: Orlando Paes Filho
Editora: Novo Conceito
ISBN9788581638515
Ano: 2017
Páginas: 368
Classificação:  
Bretanha, ano de Nosso Senhor de 863. Uma invasão dos homens do norte arrasa a Ilha da Bretanha.Cidades e monastérios são deitados ao chão. Os invasores fazem frente aos maiores reis da Bretanha, tudo se torna árido pela devastação. A morte se espalha por toda parte.Mas há um guerreiro de nome Angus MacLachlan que não parece tombar diante dos ataques daneses. Ele não se curva aos dominadores nórdicos. Parece abençoado, luminoso, assim como luminosa é sua espada a espalhar cadáveres dos invasores.Ele liberta os cativos e propõe uma nova resistência. Unifica reis. Um oponente terrível contra a invasão, que tenta destruir a Bretanha e seus reinos para sempre.

Nesse mês de março, foi relançado o livro "Angus - O primeiro guerreiro", primeiro livro de uma trilogia, escrito por Orlando Paes Filho. A série original, lançada em 2003, contava com 7 volumes sendo o primeiro livro classificado com Best-Seller em vários países. Mesmo não tendo lido os livros lançados anteriormente, é perceptível que o livro foi lapidado ao longo desses anos para uma versão melhor adaptada para o público mais crítico.

Tentar descrever a trama em poucas linhas seria injusto. Mas vou tentar avaliar o livro pelo seu conteúdo geral. Se a sua pergunta inicial era "Vale a pena ler o livro?", já vou te adiantar que a resposta é sim, e o porquê será definido nas linha seguintes.

Nosso herói principal, Angus, não foge muito da "Jornada do Herói", por isso, facilmente você vai comparar o desenvolver da história com as grandes referências dos gênero medieval, o que pode ser um pouco frustrante em alguns pontos e tornar a leitura um pouco repetitiva. Mas outros pontos compensam o efeito colateral de seguir a fórmula de sucesso. A história do livro mistura ficção com fatos reais da história. Uma tarefa bem difícil para qualquer um que não estude bem o assunto. E o que temos em "Angus" é um resultado bem sucedido disso, tornando a imersão um processo natural ao longo da leitura. O enredo é fortemente influenciado por elementos da cultura nórdica e da crença cristã, embora seja muito mais abordado a temática cristã, dando ênfase principalmente no conflito entre ambas.

Uma das minhas dificuldades com a leitura foi decorar nomes, mas confesso que é meu ponto fraco seja em livros ou no convívio social, principalmente quando se trata de nomes como Seawulf Yarlansson e Birgid MacLachlan. Por que não "João" e "Maria"? Aposto que você nem percebeu que era o nome de um casal. Mas tudo bem, aceito o fato de que um nórdico chamado "João" seria no mínimo estranho em um contexto geral e passivo de morte no caso desse livro. Mas todos os personagens principais são muito bem desenvolvidos ao longo da história, cada um com a sua personalidade e com ações condizentes.

A narrativa é bastante envolvente, embora eu acredite que a grande maioria vai achar cansativo as partes que descrevem a "construção do herói". Por serem pouco inovadoras, por algumas vezes passa a impressão de que estão no livro pelo fato de precisarem estar. Não me interprete mal, não estou dizendo que elas são ruins, apenas poderiam contar com um pouco mais de criatividade. Mas as batalhas do livro são muito bem descritas, assim como os personagens. As diversas ilustrações ao longo do livro também ajudam a dar rosto aos principais elementos da história.

Mesmo sendo apenas o primeiro volume da série, é um livro que conta com início, desenvolvimento e conclusão bem definidos, deixando livre a escolha do leitor em se aventurar ou não pela conclusão da sequencia, mesmo que faça muito mais sentido continuar. "Angus - O primeiro guerreiro" é sem dúvidas uma grande aposta da editora, e com certeza uma obra nacional acima da média.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥