22 de maio de 2017

A Última Camélia por Sarah Jio

Autor: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
ISBN9788581638355
Ano: 2016 
Páginas: 304
Classificação:  

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o último espécime de uma camélia rara, a Middlebury Pink, esconde mentiras e segredos em uma afastada propriedade rural inglesa. 
Flora, uma jovem americana, é contratada por um misterioso homem para se infiltrar na Mansão Livingston e conseguir a flor cobiçada. Sua busca é iluminada por um amor e ameaçada pela descoberta de uma série de crimes. 
Mais de meio século depois, a paisagista Addison passa a morar na mansão, agora de propriedade da família do marido dela. A paixão por mistérios é alimentada por um jardim de encantadoras camélias e um velho livro.
No entanto, as páginas desse livro insinuam atos obscuros, engenhosamente escondidos. Se o perigo com o qual uma vez Flora fora confrontada continua vivo, será que Addison vai compartilhar do mesmo destino?

A escolha de ler esse livro foi pautada na ideia de abrir a mente e ler algo fora das minhas escolhas óbvias, e posso dizer que foi uma experiência bem interessante... mas antes de revelar minhas observações segue a resenha.
----
O livro discorre sobre duas jovens, que mesmo com mais de meio século de diferença entre elas, têm suas histórias cruzadas: Flora uma jovem americana que em virtude de dificuldades financeiras de sua família acaba se envolvendo em um perigoso negócio de contrabando de flores raras e Addison, uma jovem paisagista, apaixonada por mistérios e que tem em seu passado um segredo sombrio.
E qual o ponto comum na história das duas? Bom, tudo começa na mansão Livingston, numa afastada propriedade rural inglesa.
Em 1940, Flora inicia seu fatídico acordo com o senhor Prince, um grande contrabandista de flores. Nesse acordo Flora deveria se infiltrar na mansão Livingston como babá e encontrar uma camélia extremamente rara, que acreditava-se existir unicamente naquela propriedade, a Middlebury Pink. Após encontrar a camélia e informar ao senhor Prince, ela seria recompensada com dinheiro suficiente para quitar todas as dívidas da família e ainda sobraria. Esse plano, porém, sofreu um revés devido aos laços de carinho criados entre Flora e a família Livingston. Flora, assim como outras mulheres na mesma época, some de maneira inexplicável após alguns meses.
Mais de meio século depois, em 2000, a família do marido de Addison, compra a propriedade da mansão Livingston. Addison e seu marido vão passar o verão na propriedade e ao chegar a mansão Addison descobre um livro com o registro das camélias existentes na propriedade, além de anotações que chamam atenção para um grande mistério que pairam pela cidade, o desaparecimento inexplicável de mulheres próximo aos anos 1940, nesse ponto que as histórias de Addison e Flora se cruzam.
O que aconteceu com Flora? E com as outras mulheres? O que é o segredo sombrio de Addison? Addison está em perigo?
----
Como disse anteriormente, foi uma experiência muito interessante ler esse livro, que me surpreendeu de diferentes maneiras. Confesso que no início do livro não parecia me apetecer tanto, porém com a evolução do enredo fui ficando cada vez mais envolvido e gostei muito do fechamento.
Foi o primeiro livro que li da autora e o mesmo é cheio de mistérios e dramas, um prato cheio para os amantes desse tipo de leitura. Vale ressaltar que o livro é montado intercalando capítulos que contam hora os acontecimentos de Addison hora os de Flora, fazendo com que a evolução das duas histórias ocorra de maneira gradual no livro, levando a um grande desfecho simultâneo.
Agora falando sobre o livro em si, temos folhas amarelas com letras de bom tamanho, espaçamento e margens adequadas, propiciando uma leitura confortável. Minha única ressalva é que na minha opinião, apesar da flor da capa ser muito bonita, deveria ter sido colocado uma imagem mais próxima da descrição da Middlebury Pink, uma flor branca com manchas rosas.

Um comentário

  1. Como sou fascinada por uma boa história de mistério, adoraria ler esse livro.
    E achei essa ideia de contar a história de duas mulheres em épocas diferentes genial!

    Bem, faz muito o meu gênero de leitura! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥