6 de fevereiro de 2019

A Filha do Pântano por Franny Billingsley

Autora: Franny Billingsley
Editora: Novo Conceito
Ano: 2018
ISBN: 9788581637839
Páginas: 381 
Classificação: 
Há anos, a jovem Briony Larkin esconde alguns segredos...
Segredos que comprometeram para sempre a saúde mental de sua irmã gêmea, Rose, e que mataram sua madrasta. Mistérios que a impedem de sair de Swampsea. 
Consumida pela culpa, Briony só encontra alívio nas profundezas do pântano, cercada pela presença dos Antigos os espíritos que assombram o lugar.
O problema é que só as bruxas podem vê-los, e na sua aldeia elas são condenadas à morte. Por isso, ela vive com medo de que seu segredo seja descoberto, mesmo que ela acredite merecer as piores punições por todo o mal que já fez às pessoas que ama.
A chegada de Eldric faz sua vida mudar, pois ele representa o que ela sempre desejou ser, tudo aquilo que ela teme sentir.
Prender-se à magia ou libertar-se para o amor? Caberá a Briony fazer a decisão mais importante.

Virada do século XX, Inglaterra. A revolução industrial tem cada vez mais espaço trazendo consigo facilidades e tecnologia. Mas no vilarejo de Swampsea todo esse avanço não é visto com bons olhos, principalmente pelos Antigos. Criaturas mágicas que ainda vagueiam livremente pelo local. Em Swampsea julgamentos de bruxas ainda são comuns e moças são enforcadas caso a pequena população entenda que tiveram um comportamento suspeito.

Briony Larkin é filha do pastor e gêmea de Rose, que possui problemas de saúde mental. Briony soube desde muito nova que era uma bruxa. Segredo este que foi contado por sua madrasta que também lhe deixou bem claro que deveria sempre tomar cuidado com seus poderes devido a sua facilidade em machucar as pessoas, principalmente se estivesse irritada.

Briony sempre carregou o peso da culpa por saber que podia facilmente fazer mal as pessoas que ama e sempre se puniu por isso. O único lugar que a fazia se sentir viva e pertencente a algum lugar era no Pântano, junto aos Antigos. Porém, ninguém poderia saber seu segredo, uma vez que seria julgada e enforcada caso descobrissem. Briony nunca se sentiu digna de ser amada ou de ter uma vida normal até que tudo muda com a chegada de Eldric. Ela começa a se questionar se é mesmo indigna de viver um amor devido aos seus segredos.

Fazia tempo que eu não lia um bom livro de fantasia como A Filha do Pântano. Um livro carregado de seres sobrenaturais e com uma história cheia de segredos. Franny Billingsley nos presenteia com toda a sua criatividade. Briony é uma personagem inteligente, astuta e que não deixa a desejar em nada e sua irmã Rose, é uma personagem incrivelmente enigmática. Não consegui entender muito bem o porquê do pai delas ser tão distante com elas e praticamente negligente mesmo sendo um pastor. Já Eldric é o típico garoto lindo e simpático ao extremo mesmo sem motivos, uma vez que foi tirado de Londres por seu pai para viver no meio do Pântano onde a tecnologia mal havia chegado. Qualquer outro jovem não estaria feliz com essa decisão, mas como Eldric precisa ser o boy incrível e clichê, é claro que ele era perfeito em todos os sentidos.

Na minha opinião, o livro só não recebeu cinco estrelas devido a autora não ter explorado os diversos personagens fantásticos que conhecemos ao longo da história. Somos apresentados ao Pântano que pode ser considerado um personagem de tão enigmático e seus muitos seres sobrenaturais, mas ao invés de aprofundar suas histórias, a autora preferiu apresenta-los de forma bem superficial e focar o enredo apenas em Briony e em sua luta interna por se culpar o tempo todo por acreditar que é uma garota má. Afinal, é o Pântano e seus seres que fazem o livro ter todo um ar de mistério e sobrenatural, mas essa atmosfera não recebeu a devida atenção. Não achei a leitura uma das mais fáceis devido a linguagem dos personagens ser baseada na época do século XX e achei que a história só fica realmente interessante quase no final do livro.

Mas para quem ama fantasia como eu e procura algo diferente e com uma diversidade esplêndida de seres fantásticos, esse é o livro certo.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥