23 de abril de 2012

Carnaval: Seis milênios de história por Hiran Araújo




Autor: Hiran Araújo
Editora: Gryphos
ISBN: 8575100378
Ano: 2002
Páginas: 650
Classificação: 
O carnaval carioca deve muito a Hiram Araújo. Munido de paciência, dedicação e, sobretudo, carinho pela mais importante festa brasileira, este incansável pesquisador vem reunindo, junto a si, um conjunto valioso e único de informações sobre o carnaval. É exatamente um vasto apanhado de boa parte de todo esse conhecimento que compõe a obra 'Carnaval - seis milênios de história'. Além de constituir-se numa leitura interessante e divertida para o público em geral, o livro reúne material básico e indispensável a quem quer que se decida a pesquisar o carnaval.

Se você gosta de Carnaval, esse é um livro que não pode faltar na sua estante. Apesar de extenso, o livro tem uma linguagem leve e de fácil leitura. Quando você percebe, já passou mais da metade do livro e já começa a bater aquele sentimento de não querer que a história acabe.

Ele reúne muitos dados históricos, análises técnicas e curiosidades sobre essa festa profana. Eu que sempre achei que conhecia carnaval, descobri que não sabia nada! Além disso, o autor é simplesmente uma das maiores autoridades quando o assunto é Carnaval. Hiran Araújo é historiador especializado em festas populares e responsável pelo Centro de Memórias da LIESA - Liga Independente de Escolas de Samba. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele é o historiador oficial do carnaval carioca! 

Mas o livro não retrata apenas os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro; ele começa pela história e origem da festa profana na Grécia antiga, passa pelo entrudo, apresenta as outras manifestações culturais, tais como, frevo, caxambu, o corso e finaliza com o surgimento e desenvolvimento dos blocos carnavalescos que culminaram nas escolas de samba. Um passeio agradável pela história das festas populares do Brasil.

Boa leitura e até o próximo Carnaval!

5 comentários

  1. Hum..

    Achei um livro interessante... é tipo de literatura que não estou acostumada,mas de vez em quando é bom mudar de tema..

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Interessante, porém não gosto de carnaval kkk'
    Então acho que não é um livro que eu vá ler e gostar kk
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. UAU 650páginas..
    Extenso é apelido.. Os livros da Mariah Keyes são extensos dessa forma

    ResponderExcluir
  4. Interessante! Mas eu não leria (n msm) pq eu n curto carnaval, onde eu nasci nos n temos essa cultura entao nem sambar o basico eu sei... e 650 paginas são demais pra mim!

    ResponderExcluir
  5. Eu ODEIO o carnaval e esse é um livro que eu não leria nem se eu ganhasse. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥