22 de abril de 2012

CBF Nike



Autor: Aldo Rebelo e Silvio Torres
Ano: 2001
ISBN: 9788586821172
Editora: Casa Amarela
Páginas: 259
Classificação: 

"Um trabalho democrata, revelador, que merecidamente foi noticiado mundo afora."
(Alex Bellos - The Gardian, Londres, Inglaterra)

"Nunca o Brasil assistiu a coisa parecida. Até agora, ninguém ousara importunar os homens que dominam o futebol do país. Nem o governo. "(Ilza de Salles Freaza - Jornal Expresso, Lisboa, Portugal)

"O trabalho de Aldo rebelo e Silvio Torres é fundamental para quem quer passar o futebol brasileiro a limpo."

"O lançamento deste livro é um novo gol, uma nova vitória da torcida, na cidadania." (Juca Kfouri - Jornal Lance, Rede TV, CBN)

Acho que informação nunca é demais, e como o negócio comigo é compartilhar, eu vou compartilhar boas dicas com vocês.

Pra começar vamos com um livro bastante polêmico que terminei recentemente. Trata-se do livro reportagem CBF Nike de Aldo Rebelo (atual ministro dos esportes) e Silvio Torres que relatam todas as investigações feitas pela CPI da câmara dos deputados e que culminou em um processo contraditório envolvendo a Nike, maior patrocinadora do futebol brasileiro, o presidente da CBF Ricardo Teixeira, a FIFA e várias confederações de futebol do país.


Apesar de a CPI não ter avançado a ponto de conseguir prender os acusados, ela reuniu milhares de provas que mais tarde seriam utilizadas no dossiê apresentado pela rede de televisão inglesa BBC (vídeo abaixo) em acusações contra mais uma vez, FIFA e CBF.




Um verdadeiro escândalo!
Leitura obrigatória para os jornalistas que desejam investir na cobertura de esportes (ainda mais com todos os eventos esportivos que vem por aí) e leitura recomendada para os demais jornalistas que gostam de saber o que realmente acontece nos bastidores do poder.
A leitura é difícil. Não vou enganar ninguém. São muitos dados financeiros, tabelas e relatos da CPI, mas esclarece muito bem porque apesar do Brasil ser o país do futebol (eu sei! O Futebol é uma invenção inglesa! Mas somos conhecidos assim, não somos?), os clubes europeus conseguem ter campeonatos melhores estruturados e levar tantos jogadores para o exterior.

Boa leitura!!


4 comentários

  1. O meu ia adorar isso se lesse.. (rsrsrsrs)
    Livro bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro !
    Quero ser jornalista, mas não quero investir na cobertura de esporte, não é minha praia, então esse livro não está na minha lista de leituras kkk'
    Mas é bem interessante
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão viu esse livro e falou só que legal,mas ler que é bom nada.. kkk

    ResponderExcluir
  4. É realmente polêmico e fico admirada com o quão eclética você é. Trás sempre livros com assuntos bem diferentes. Estou gostando.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥