18 de abril de 2012

A Floresta de Mãos e Dentes por Carrie Ryan


Autor(a): Carrie Ryan
ISBN:  978856404025301
Editora: Underworld 
Ano: 2011
Número de páginas: 292
Classificação: 
O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro- entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?

Não sei nem como começar a falar sobre esse livro. Só sei que continuo com o coração disparado e com os olhos cheios de lágrimas mesmo após o término da leitura. Não por ser um livro triste, mas extremamente tocante.

Como eu nunca havia lido nenhuma resenha a respeito dele, não sabia que se tratava de um livro sobre zumbis e quando comecei a ler, achei extremamente parecido com o filme "A vila" e acabei ficando com um pé atrás no início da leitura, mas logo após mais algumas páginas, percebi que estava redondamente enganada em achar que seria um livro ruim.

A história se passa em um vilarejo onde as pessoas vivem no meio de uma floresta que é cercada, e os moradores desta vila não podem ultrapassar estas cercas, vivendo seu mundo ali, isoladas, como se elas fossem as últimas pessoas que sobraram no mundo. Esta cerca existe para protegê-los dos zumbis (que no livro são tratados como esconjurados). Você pode até pensar... "Ah não! Livro sobre zumbis ninguém merece!" Pois foi exatamente o que pensei assim que me dei conta do enredo da história, e acho até que se eu soubesse que o tema envolveria tal assunto não teria comprado. Mas digo: - Ainda bem que eu comprei. Porém, questionamentos a parte, digo com toda certeza que este é um dos melhores livros que já li até hoje.

Mesmo que o livro tenha o tema "zumbis" (algo que pode ser um empecilho para quem não gosta do tema), este não é seu principal foco. O livro fala muito sobre escolhas, amor, dedicação e questiona um pouco sobre a igreja e religião, uma vez que o vilarejo é supostamente "protegido" por uma irmandade que diz a todos o que fazer e como agir. Doutrinando-os e dizendo que as pessoas viravam zumbis porque desobedeciam a Deus. Nele, a autora também levanta questionamentos importantes, como: "esses zumbis já foram humanos um dia, tinham uma vida, um sonho, uma família antes disso tudo acontecer, mas que simplesmente vai ficar perdido no tempo".

A protagonista Mary é bem questionadora, o que faz com que ela descubra coisas que não deveria, ou que a Irmandade não gostaria que as pessoas do vilarejo soubessem e muitas das vezes é também extremamente egoísta, o que me irritou algumas vezes. O vilarejo existe há séculos, então ela e toda sua geração são de pessoas que conseguiram sobreviver todo esse tempo após esse mundo pós apocalíptico e que por já viverem somente ali naquele espaço há tanto tempo, acreditam que o mundo que temos hoje nunca existiu a ponto até de acharem que o oceano é uma lenda.

O livro é de uma ação impressionante e existem vários momentos em que você sente um medo extremo e fica apavorado. Várias vezes me peguei prendendo a respiração por conta das coisas que aconteciam e não paravam de acontecer. O livro é extremamente envolvente e rapidamente me senti ali junto com os personagens, sofrendo junto com eles e sentindo medo junto com eles. Logo no início, algo absolutamente inesperado acontece, tornando a história ainda mais surpreendente.

Eu descreveria esse livro com algumas palavras: inteligente, sombrio, em alguns momentos apavorante e hipnotizante. Há momentos em que você, com o coração na mão e com lágrimas nos olhos, quer gritar para a Amy e para os outros que existe sim o oceano, que não é uma lenda, pra que ela não desista. O livro é lindo, de uma escrita impressionante e te deixa sem fôlego do início ao fim literalmente.

Logo, este eu faço questão de dizer que SUPER RECOMENDO!!!

12 comentários

  1. Nunca tinha visto nenhum poste em nenhum lugar sobre este livro, pq como diz e sobre zumbis e não sou muito de ler sobre este assunto. Mas como todos nos tempos que ter mente aberta e tirar um pouco o fato de sempre a mesma coisa de Anjos, vampiros, lobisomens e Etc e tal. Li essa resenha e sinceramente quando terminei de lela fiquei com lágrimas nos olhos. Sim, pode ser bobo eu falar "COM LÁGRIMAS NOS OLHOS" , mais realmente fiquei...pela protagonista ser alguém que só quer conhecer e não poder. Como nos na vida real passamos entre pessoas no nosso dia dia e tentar cegar-nos de algo que e impossível ninguém percebe que está errado.

    Agora fiquei LOCA de vontade de ler esse livro e poder comentar algo MELHOR sobre ele !

    Ameiiiiiiiiii essa resenha Laisy...PARABÉNS, SUA LINDA! *--------------------*

    ResponderExcluir
  2. Amei a história desse livro.. Ela me lembrou em alguns aspectos ao livro Delírio da Lauren Oliver,mas só num pq o foco dos 2 é totalmente diferente

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler esse livro desde de quando lançou, e a capa me atraiu muito kk'
    Você descreveu ele como um livro hipnotizante.. Uau, agora que quero ler mesmo kkk' Parece ser ótimo
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já que vc recomenda vou separar para ler.. Deve ser muito bom...

    ResponderExcluir
  5. Eu já sou suspeita né AMO ZUMBIS rsrsrs!!Fiquei amarradona na historia e sua resenha esta otima me deixou muito curiosa tenho a impressão que hoje em dia esse tema qndo abordado fica meio que igual sem muito mais pra contar e axei esse bem diferente!!AMEI A CAPA!!Ta na lista de compra já ;)

    ResponderExcluir
  6. Boa resenha fiquei com vontade de ler. Não é mais só sobre vampiros,lobisomens,fadas,sereias,bruxas.... Agora temos Zumbis, nossa lembra alguns filmes que só dava eles.

    ResponderExcluir
  7. EU SUPER QUERO LER!
    Até agora só tenho achado livros super recomendados nesse blog! Esse 5 de 5 simplesmente me deixa louca, não dá pra dizer outra coisa!
    O fato de nunca ter lido livro de zumbis e esse ser um livro de zumbis foi o que justamente me fez ficar ainda mais interessada. Todo mundo fala de zumbis ultimamente e, como o que aconteceu com Crepúsculo, eles meio que estão na moda. Ai eu fico procurando uma boa recomendação pra conhecer logo esse mundo de zumbis... Pode acreditar, sua recomendação me valeu muito! Estou sendo motivada a querer ler mais livros que valham a pena, nada de me obrigar a ler um livro que não me agrada. Afinal, não é por que gostamo e nos identificamos que a gente lê? To tentando transformar o ato de ler numa coisa mais livre, agradável.
    Voltando a falar do livro, isso tudo super me fisgou, além de que esse nome é super...

    ResponderExcluir
  8. primeira vez que ouço falar desse livro, que interessante , ai adorei , essa capa deixa a gnt curioso ..

    ResponderExcluir
  9. Nossa! É a primeira vez que vejo esse livro, não conhecia. A capa é linda e a resenha me fez viajar, tem tudo que eu gosto.
    Esse vai pra lista de final de ano, fiquei super com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa e a resenha, também não gosto de zumbis mas fiquei super curiosa com o livro pretendo ler um dia

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Amei a recomedação, amei a capa, amei a resenha, amei a historia enfim amei tudo! Odeio historias sobre zumbis mas retiro tudo o que eu disse, esse livro me deixou sem palavras absolutamente agora quero o imediatamente!

    ResponderExcluir
  12. Pela capa - que por sinal é muito linda - não achei que fosse um livro de zumbis. É interessante que os zumbis não são os principais no livro.

    Eu amei essa capa e já vou colocá-lo na minha lista de desejados.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥