23 de abril de 2012

Notícia: Um produto à venda por Cremilda Medina



Jornalismo na Sociedade Urbana e Industrial

Autor (a): Cremilda Medina
Editora: Summus
Ano: 1988
ISBN: 8532303250
Páginas: 188
Classificação: 

Ao contrário da orientação normalmente dada aos estudos sobre a imprensa, como fenômeno inserido na industrial cultural, em que os esquemas de reflexão sobre o jornalismo raramente se aproximam do processo interno da elaboração da notícia, neste livro de Cremilda Medina, em nova edição revisada, o tratamento das informações jornalísticas é abordado no prórpio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em bancas: a notícia.

Quando vi o título deste livro achei que ele iría apresentar um texto polêmico, cheio de críticas a sociedade capitalista e as grandes organizações da mídia brasileira; mas o que foi apresentado é um passeio pela história do jornalismo, com suas técnicas, suas mudanças e aperfeiçoamentos e muito rapidamente ela trata da questão central: o que hoje é considerado notícia, só é notícia se vender bem.
A notícia virou um produto como outro qualquer, que está sujeito as regras da publicidade e do mercado.
Fiquei decepcionado com o livro, apesar de ter conseguido extrair algumas informações interessantes sobre a história do jornalismo carioca, mas de modo geral o livro foge do tema. Eu esperava mais.

Decepcionante...

6 comentários

  1. é meio que frustante quando esperamos que um livro fale de um assunto direcionado a algo e no fim das contas se direciona a outro totalmente nada a ver com o que esperavamos, no caso nem interessou o livro propriamente dito, depois da resenha menos ainda, ahahah

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Pelo o titulo achei que fosse sobre Marketing.. Muito bem pensado o titulo.. O livro parece ser interessante..

    ResponderExcluir
  3. Também achei que o livro foge do tema :\
    Não gostei ....
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu falei desse livro para uma professora minha de Marketing e ela ficou doida por ele...

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente.. curti n! sei la, o tema n me atraiu muito menos o resto... :( fazer oq?

    ResponderExcluir
  6. Não é o tipo de livro que me chama a atenção. Eu até que gostei da capa, mas desistiria já no título do livro. :p

    Ainda bem que existe gosto para tudo.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥