14 de junho de 2012

Fortaleza Digital por Dan Brown


Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Ano: 2005
ISBN: 8575421611
Páginas: 331
Classificação:  

Antes de estourar no mundo inteiro com O Código da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, Fortaleza Digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira a última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos. Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. 

Após a divulgação dos dez livros mais lidos do mundo, decidi produzir um especial para vocês, sobre o escritor Dan Brown e suas obras. Durante duas semanas, serão publicadas as resenhas dos livros, com dicas dos filmes e críticas. 
Para começar, vamos com o primeiro livro publicado dele: Fortaleza Digital. 

Este thriller é bem envolvente, e apesar de lidar com matemática, linguagem de computadores, centros de pesquisas tecnológicas avançadas, entre outras coisas de difícil entendimento para a maioria das pessoas, a leitura é fácil e agradável. Você logo se vê envolvida com a personagem Susan Fletcher, e quando a leitura terminar, você vai ficar com a impressão de que acaba de tornar-se um pequeno gênio da informática. hehehe
Este livro prova por que Dan Brown conseguiu tanta visibilidade. Sua obra mistura suspense e ação, dois ingredientes certos quando queremos criar um best seller; sem contar que a história se encaixa com perfeição em um enredo de filme para Hollywood.
Na verdade, é uma pena que ele não tenha sido produzido; tenho certeza que daria boas bilheterias. 
O livro é muito bom, não deixando a desejar em nada na história. Não é a obra prima de Dan Brown, mas consegue um lugar de destaque entre suas obras. 
Se você tiver a oportunidade de ler; se você gosta de histórias que envolvam questões éticas, internet e muito suspense, esse livro foi feito para você. 

Boa leitura!

Não deixe de conferir o Especial Dan Brown com a vida e obra do autor, além de algumas curiosidades!

14 comentários

  1. Não me interesso muito por livros desse tipo,nunca li,quando li a sinopse dele uma outra vez não entendi muito bem do que se tratava hehe,mas agr lendo sua resenha melhorou bastante,apesar de não me interessar,parece ser bacana,pra quem gosta vale a pena! beijo =***

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Eu já li o Código da Vinci e Anjos e Demônios.. mas esse nunca li... =/

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Laisy! Eu confesso que nunca tive curiosidade de ler esse livro, até ler sua resenha! Muito boa. Eu já li "O Código da Vinci" do autor e simplesmente fiquei apaixonado. Ainda não li nenhum outro, mais por falta de tempo do que por não querer! Já estou seguindo seu Blog.

    Rubens Marques,
    acervoblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Só li O código da vinci e O simbolo perdido. O simbolo perdido é um dos meus livros favoritos. Cara, e muuuuito bom aquele livro, o Dan Brown te prende de um jeito que é impossivel voce desgrudar os olhos da pagina. Eu ficava pensando na história, no que ia acontecer e tal. Sensacional! =D

    Estou querendo ler Anjos e Demônios que parece ser legal também, acredita que eu ainda não assisti o filme? D:

    Beijos :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao li nengum livro do Dan Brown, mas pretendo pq só ouço elogios!!

    ResponderExcluir
  6. Estou querendo ler essa série do Dan faz tempo, é um clássico!

    ResponderExcluir
  7. A sinopse me desagradou bastante, não gosto muito desse estilo de livro.

    ResponderExcluir
  8. daqui uns tempos vou pegar esse livro também emprestado para ler, já "achei" uma pessoa que tem ele, nunca tive muito interesse por Dan Drown, mas depois que vi o especial dele aqui, passei a ler algumas resenhas a mais sobre os livros dele, no perdidas, mas não só aqui.. eheheh

    ResponderExcluir
  9. O Dan Drown não faz parte da minha lista de literatura... Pois, não teve nenhum livro dele ainda que me chamou a atenção..

    ResponderExcluir
  10. Esse não é o melhor livro do Dan, dos que eu li foi o que eu menos gostei !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não gosto dos livros do Dan Drown, mas tenho amigas que amaram esse... Eu particularmente falando achei chato..

    ResponderExcluir
  12. Esse foi o último livro que eu li do autor, alias já li todos, mas não sei por que deixei esse por último, sou apaixonada pelos livros dele.. gostoo muito, esempre me da uma vontadezinha de procurar saber mais sobre os temas tratados no livro.

    ResponderExcluir
  13. Outro dele que não consegui ler e quero. Bem boa essa história também. Pelo menos de resenha deu pra ver isso.

    ResponderExcluir
  14. Esse eu não conhecia. A premissa é bem legal e criativa.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥