20 de julho de 2012

A arte da guerra: Os treze capítulos originais por Sun Tzu


Autor: Sun Tzu
Editora: Jardim dos Livros 
Ano: 2007
ISBN: 9788560018000
Páginas: 138
Classificação:  

O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português.A Arte da Guerra é sem dúvida a Bíblia da estratégia, sendo hoje utilizada amplamente no mundo dos negócios, conquistando pessoas e mercados. Não nos surpreende vê-la citada em filmes como Wall Street (Oliver Stone, 1990) e constantemente aplicada para solucionar os mais recentes conflitos do nosso dia-a-dia. 
Conheça um dos maiores ícones da estratégia dos últimos 2500 anos. 
Mestre Sun Tzu disse: " (...) tenham como princípio que só pode ser vencido por erro próprio e que só atinge a vitória por erro do inimigo."  
"(...) as tropas devem ser comparadas à água corrente. Da mesma forma que a água que corre evita as alturas e se precipita nas planícies, assim um exército evita a força e ataca a fraqueza."
"Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens são forem claras e seu oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta." 

Esse é meu livro de cabeceira!!!! Eu já li esse livro umas 3 ou 4 vezes e não me canso de pensar: Sun Tzu era um gênio!
Existem muitos livros sobre A Arte da Guerra que vem com os conhecimentos "mastigadinhos" para vocês. Esse é composto pelos capítulos originais, logo, ele fala de guerra no sentido de batalha; duelo de espadas, arcos, etc...mas, seus conhecimentos podem, e devem, ser aplicados em qualquer área da sua vida. 

Basta você analisar a mensagem que ele queria transmitir e trazê-la para a sua realidade. Pode ser o trabalho; aquela dieta que nunca sai conforme o esperado; um planejamento na carreira; não importa. A Arte da Guerra irá se encaixar perfeitamente na solução do seu problema, pois ele não é como os livros de motivacionais que apontam para um foco, um problema, e tentam te ajudar a solucionar ele. 
Ex:. Como ficar rico com uma grande ideia; Como esquentar a relação; etc. 
Ele é genérico, e portanto ele não foca em mudar o seu problema, mas sim mudar VOCÊ e a maneira como você vê o que acontece ao seu redor. 
Quer ver? Vamos a algumas frases presentes no livro...


"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada."

"A maior inteligência militar é atacar as estratégias dos inimigos, em seguida atacar suas alianças, depois atacar seus soldados em seu próprio campo."

"Comandar muito é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização." 

Vai dizer que lendo uma dessas frases você não pensou prontamente em alguma situação que passou, ou passa, em que isso se aplica como uma luva?
Eu recomendo e MUITOOOOOO esse livro!!!

Tá precisando deste livro na sua cabeceira também? Então clique aqui, pois a nossa editora parceira, a editora Gente, possui esse título pra você. 

Boa leitura!!

11 comentários

  1. Uma vez tive que ler esse livro para uma disciplina na faculdade e pensei bah deve ser um saco esse livro.. Mas, acabei amando o livroo

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muito interesse nesse livro mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, é um tremendo clássico e tem várias menções dele em filmes, amei os trechos que você sitou e já sei onde procurar ajuda pra dar jeito na guerra da vida xD

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima dica,varios amigos meus já leram, gostaram bastante, eu sempredigo vou ler e acabo lendo outros primeiro, mas vou deixar um tempinho pra ele.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro !
    Gostei bastante, parece ser muito bom!
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é fundamental no curso de administração...

    ResponderExcluir
  6. muito boa a resenha, realemnte dá para perceber como vc gostou do livro, heheheh, esse é um grande clássico, hehe, não tive a oportunidade de ler ainda, mas pretendo, parece ser muito bom, e pelo que vc disse ajuda em todos os assuntos..

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha e da dica que deu ao nos apresentar esse livro. Sem dúvida ele é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, li A Arte da Guerra, este está na lista com certeza é muito importante ler livros deste tipo com conteúdo interessante, muitas dessas frases são usadas por empresas e pessoas importantes.

    ResponderExcluir
  9. Me inspirou, acho que vou ler o livro. Irei recomendar para minha mãe, ela adora livros nesse estilo...
    Quem sabe esse também não seja nosso favorito!

    ResponderExcluir

  10. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  11. É interessante como a Arte da Guerra foi re-adaptada para os mais diversos cenários. Não acharia nada estranho encontrar o lançamento de "A Arte da Guerra para adestrar golfinhos" rsrsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥