26 de novembro de 2012

Ela só queria casar... por Marcelo Cezar


Autor: Marcelo Cezar
Editora: Vida e Consciência
ISBN: 9788577222056
Ano: 2012
Páginas: 320
Classificação:  

O que você faria se morresse neste exato momento? Teria condições de deixar naturalmente e por tempo indeterminado a pessoa amada ou sua família, seus amigos, seu trabalho, sua casa, seus pertences? Como você reagiria se, em uma fração de segundos, a sua estadia no planeta chegasse ao fim? Aconteceu com Gláucia. Moça bonita, cheia de planos e prestes a se casar, ela descobriu que a Vida é muito mais do que parece e trabalha incansavelmente para que cada um desenvolva seus potenciais ocultos. Diante de um romance envolvente e personagens cativantes, Ela só queria casar... revela que só acontece o que Deus permite. E Ele só permite o que é melhor para nós! 


Gláucia é uma mulher independente, bem sucedida, que namora Luciano há anos, e que nutre um desejo muito profundo de querer casar na igreja, de véu, grinalda, damas de honra, etc. Irritada com a demora de Luciano em fazer o pedido de casamento, ela decide dar um empurrãozinho ao, até então, namorado e forja uma falsa gravidez. 

Tudo corre de acordo com os planos de Gláucia, até que na noite da despedida de solteiro dela, ela e a melhor amiga, Magali, são assaltadas e Gláucia é baleada durante a ação criminosa. Ela morre e aí começa a história...

Luciano, o noivo enganado, descobre a falsa gravidez durante a autópsia do corpo, e começa a nutrir um ódio profundo de Gláucia, e com isso, impede que o espírito dela descanse. Mas Luciano poderá contar com o apoio de Magali e Débora, meia-irmã de Gláucia, para conseguir superar o ódio e redescobrir o amor. Outras histórias paralelas acontecem ao longo do livro e conforme a história se desenvolve, percebemos que na verdade, todos estão interligados. 

Este é o segundo livro, cuja a temática é o espiritismo, que leio. A história tem uma boa pegada - O que você faria se morresse no dia do seu casamento? - porém, quando Gláucia morre, ao invés de termos um livro onde a protagonista fica perto de seus parentes e tenta consertar as burradas que fez em vida, temos uma Gláucia fraca, que não consegue se livrar dos pensamentos ruins de Luciano e seguir em frente, e que quando recebe ajuda espiritual passa a "viver" para a espiritualidade dela e deixa a cargo de Magali e Débora a tarefa de apaziguar a ira de Luciano contra ela. Gláucia não é um espírito muito ativo, se é que vocês me entendem... ela esta tão perdida, que precisa de tanta ajuda quanto Luciano, ou seja, quem rouba a cena no livro são Magali e Débora. Mas o livro, teoricamente, é sobre Gláucia...

Outra coisa que me incomodou, foi o final do livro. Sabe último capítulo de novela? Pois é... foi exatamente igual. Tudo se resolveu muito rápido. Passou o livro todo desenvolvendo uma história, para solucionar tudo em dois capítulos. E olha, que como eu disse anteriormente, ele apresenta várias histórias paralelas, logo, são vários desfechos que precisam ser apresentados no final do livro. Tudo bem... todos estão interligados, mas mesmo assim... os finais mereciam ser melhor desenvolvidos. 

Se compararmos com "O amor nunca diz adeus", o primeiro livro desta temática que li, percebemos que este possui bem mais doutrinas espíritas. 



19 comentários

  1. Olha, eu não sou fã de livros espíritas, mas minha mãe é.
    E acho que se eu der pra ela, até paro pra ler esse porque fiquei bem interessada. É curioso como a raiva e ser enganado supera a perda de alguém que supostamene se ama.
    Que coisa?!


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do tema espirita acho bem interessante já li alguns livros sobre!Achei bem interessante a historia fiquei curiosa apesar de suas observações a capa é bem bonita, não deve ser fácil mesmo seguir em frente com essa situação toda enrolada ai!!Espero ler em breve Bju

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela divulgação de autores nacionais,comecei a ficar interessada pela capa,a resenha está muito boa,fiquei curiosa para ler e descobrir o que acontecerá com Gláucia,e se ela aceitará seu destino.

    ResponderExcluir
  4. Gostei!
    Goste de livros espiritas!
    Beijinhos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. (Meu outro comentário não foi :/)

    Eu não sou muito fã de livros nessa temática. Na verdade isso se deve aos poucos que eu já li terem deixado uma impressão ruim.
    E que pena que o livro não te agradou tanto assim. :/ Pra falar a verdade, acho que ninguém gosta desses "finais de novela". Afinal, ninguém gosta de as coisas terminarem abruptamente sem nenhum desenrolar da trama.
    Adorei a resenha. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Nao faz exatamente meu tipo de leitura, por se tratar de romances e tal, e nao tenho muita vontade de ler....Ainda mais por saber q não é uma coisa tao excepcional assim IAUSHIAUSHIUASH

    Creio q seja um livro bonzinho pra quem gosta, mãããããs

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu achei bem estranho, até pq eu vi uma noticia esses dias de um rapaz que morreu logo apos se casar, imagina? Que tristeza...
    Bueno, mas eu gostaria de ler o livro, so pra saber no que tudo isso ia dar =D

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum livro com tal tema, mas me identifico com algumas coisas no espiritismo.. A sinopse me pareceu interessante, só não gostei do final de novela..

    ResponderExcluir
  9. Achei a história em si interessante, mesmo preferindo romances menos adultos, mas mesmo assim acho que leria o livro pela pegada do "espiritismo", gostaria de saber como eles vão tratar o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Adoro os livros do Marcelo. Já devo ter lido uns 8 dele. O que mais gosto é que ele nos mostra o porque das coisas acontecerem. Já obtive várias respostas para questões que me preocupavam através dos livros dele. Ele é um romancista espírita mas quem não é espírita também pode se beneficiar dos seus ensinamentos.
    Eu não tenho preconceito quanto a gênero literário. Para mim o que importa é a mensagem que a leitura me traz. E isso pode ser através de um livro espírita, um livro de ficção, um livro de banca ou um romance de livraria.
    O Marcelo segue mais a linha do Luis Antônio Gasparetto. Aprendi muita coisa com ele também.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro do Marcelo em breve.
    Fiz resenha para "O próximo passo" dele lá no meu blog: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-proximo-passo-marcelo-cezar.html

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto e leio livros com tema espírita e gostei desse pela resenha. Única coisa, uma pena que o final seja dessa forma tudo rápido demais. Valeu a dica. Adorei a capa! bjs

    ResponderExcluir
  12. eu nao curto livros espiritas e coisas do tipo
    sem contar que eu nao acho que gostaria da glaucia.
    gostei da resenha
    xp
    assim ja sei que nao lerei esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Nat,
    achei interessante a história mas não é muito meu tipo de livro, então não sei se leria :(

    ResponderExcluir
  14. Bom não sei se quero investir meu dinheiro nesse livro talvez não pq não faz muito meu género literário ;(

    ResponderExcluir
  15. Nahim...vi que algumas coisas te incomodaram no livro. Eu li ele também e amei...para minha pessoa foi perfeito!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nenhum livro com temática espírita. Achei essa situação abordada no livro tão real, que acabei ficando com um pouco de curiosidade pra lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Oi..

    Adorei a sua resenha e fiquei doida para ler esse livro..

    ResponderExcluir
  18. Uau! E o pior que não posso dizer que eu "morreria" se uma coisa dessas acontecesse.
    :p

    Livro muito interessante e eu quero ler.
    :D

    ResponderExcluir
  19. Parece interessante, mas no momento que disse "final novela" eu já olhei de lado pro livro....não sei se leria, acho que sim mas não sei... É um livro mais pra passar o tempo mesmo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥