9 de janeiro de 2013

Guerra dos Tronos: As crônicas de Gelo e Fogo por George R.R.Martin


Livro I

Autor: George R.R. Martin

Editora: Leya
Páginas: 592
ISBN: 9788562936524
Classificação:  

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

"No jogo dos tronos, ou você ganha; ou você morre."
Rainha Cersei para Eddard Starks

Se você assistiu a série da HBO - Game of Thrones - esta resenha é feita pra você, pois tentarei lhe explicar o que a série não conseguiu, e que você só irá saber se ler o livro. Se você ainda não viu a série, eu vou tentar resumir a história, mas como o livro é enorme e tem várias histórias paralelas, eu sugiro que você veja a série ou leia o livro. 
Vamos lá? 

Bem vindo a Westeros.
Aqui, existiam sete grandes casas de nobres - Starks, Baratheon, Lannister, Arryn, Tully,Tyrell e Greyjoy - que eram governados pelos Targaryen. Há muito tempo atrás, os Targaryens tomaram todas as casas e unificaram o reino, transformando o lado ocidental do mar nos sete reinos. Eles conseguiram este feito, pois possuíam dragões ao seu lado, e uma a uma as outras casas foram se rendendo. A última a se render, foi a "casa dos primeiros homens", os Starks. Assim surgiu os sete reinos. (veja o mapa abaixo). 


Os Starks são conhecidos como os primeiros homens, e isso não fica claro na série, mas eu vou explicar pra vocês...

Há muito tempo atrás, antes de existirem castelos e fortalezas, os sete reinos era o território dos filhos da floresta. "Eram um povo escuro e belo, de baixa estatura, não eram mais que crianças, mesmo na idade adulta. Vivam no meio dos bosques, lagos e aldeias secretas nas árvores. (..) Seus deuses eram os deuses da floresta, cujo os nomes são secretos. (...) Seus sábios esculpiam estranhos rostos nos represeiros  (um tipo de árvore) para vigiar os bosques." 

Um dia, os primeiros homens chegaram do oriente, atravessando o Braço Partido de Dorne, que depois passaria a ser o mar de Dorne. Eles possuíam cavalos e espadas de bronze, o que assustou o povo da floresta que nunca tinha visto aquilo. 

"Quando os primeiros homens contruíram fortalezas e fazendas, abateram os rostos e os queimaram. Horrorizados, os filhos da floresta partiram para a guerra. A terra ficou rubra de tanto sangue derramado. 
Os filhos da floresta e os primeiros homens, então, decidiram firmar um acordo. Aos primeiros homens foram dadas as terras costeiras, os prados e as montanhas; mas as florestas profundas ficariam intocadas, e nenhum outro represeiro seria derrubado. Para firmar o acordo, foram dadas um rosto a todas as árvores da ilha. Com o tempo, os primeiros homens passaram a adorar os deuses dos filhos das florestas."

É por isso, que os Starks, são conhecidos como os descendentes dos primeiros homens, e é por isso também que eles adoram os "antigos deuses", e não os deuses que as outras casas adoram. 

Existe uma muralha, construída de puro gelo e pedra, bem ao norte do território dos sete reinos. (veja o mapa)
Foram os Starks que construíram essa grande muralha, que divide o território dos sete reinos, do território dos "Outros". O território mais ao norte da muralha, são as florestas profundas, destinadas aos filhos da floresta. 

Enquanto o reino dos primeiros homens se manteve no poder, tudo funcionava muito bem. Mas, eis que outros povos começaram a atravessar o mar estreito. "Os ândalos, foram os primeiros; uma raça de guerreiros altos e de cabelos claros que chegavam com aço e a estrela de sete pontas dos novos deuses (...) os seis reinos do sul caíram perante eles. Só Winterfel, a casa mais ao norte, residência dos primeiros homens, conseguiu repelir os ândalos. (...) Os ândalos incendiaram os bosques de represeiros, e mataram todos os filhos da floresta que encontraram, declarando o triunfo deles. Por isso, os filhos da floresta fugiram para o Norte."
É por isso, que as árvores com cara de coração, que os Starks adoram, só existem no Norte. E é por isso, que os outros reinos idolatram os outros deuses. 

Um dia, os Targaryens, com seus dragões, tomariam todo o território e sub-julgariam o rei de Winterfel, e formariam os sete reinos, conforme expliquei lá no início deste post. Mas essa, é uma outra história, que ainda não obtive todos os detalhes neste livro, e portanto, prefiro não comentar ainda. 

Vamos entender agora como começou a guerra dos tronos... 
Eddard Stark possuía uma irmã, chamada Liana, que estava prometia a Robert Baratheon. Ela era linda. Um dia, o filho mais velho do rei Targaryen, Rhaego, rapta Liana, a estupra e depois a mata. É neste momento que a guerra começa. 

Muitas pessoas, principalmente quem vê a série da HBO, acredita que a guerra dos tronos começa com a morte de Eddard Starks. Isso esta errado. Os Baratheons e os Straks decidem se vingar dos Targarynes, e como as demais casas não estão satisfeitas com a dominação do "dragão", acabam se unindo a luta para derrubarem o "rei louco". 

Robert Baratheon comanda essa ofensiva e acaba tornando-se vitorioso, tendo Eddard Starks ao seu lado. Eles matam toda a família Targaryen, menos duas pequenas crianças - Viserys e Daenerys - que conseguem fugir atravessando o mar de Dorne e indo parar nas terras livres, uma região onde existem várias cidades livres, que podem ser civilizadas ou selvagens. Por esse motivo, na série e no livro, Dayenerys chama Robert de o "Usurpador"; pois ele toma o trono que deveria ser deles por direito. 

Robert torna-se o rei dos sete reinos e toma para sua esposa Cersei, irmã do cavaleiro Jaime Lannister da guarda real do rei Targaryen, que durante a guerra, se rebelou e apunhalou o antigo rei pelas costas. Ele havia prometido que protegeria o rei, e por descumprir seu juramento, ele passa a ser conhecido como "O Regicida".
Regicida = Algo ou indivíduo responsável pela morte de um rei ou de uma rainha

O que isso quer dizer? 
Quer dizer, que quando Eddard é morto, as quatro maiores casas - Starks, Baratheon, Lannister e Targaryen - começam a disputar o trono, mas já existiam ressentimentos dessas casas remanescentes da guerra anterior. Por exemplo: Os Targaryens já odeiam os Baratheons pelo que eles fizeram com eles no passado. 

Os Starks não gostam dos Lannisters (na verdade, ninguém gosta), pelo que eles fizeram com o filho de Eddard e pela falta de nobreza neles, já que eles compram todos ao redor por serem muitos ricos. Para os Starks, o mais importante é a sua honra. E por aí vai... se eu for dar os motivos de todas as casas, eu não termino esse post hoje!
E vejam bem... só quatro casas entram em guerra diretamente pelo trono. As demais, formam alianças com essas casas. 


Conforme eu disse, existem muitas histórias paralelas, e se eu for resenhar a história deste livro, não conseguiria explicar esses "por menores" que a maioria das pessoas não sabem. Então, decidi fazer um post pra falar do que as pessoas não sabem sobre "Guerra dos Tronos".


PS: Só de ver essa abertura eu já fico arrepiada. 

Agora vamos as diferenças entre o livro e a adaptação para a tv.

No livro, alguns personagens, que são retratados na série já como adultos, são crianças. O filho de Eddard, Robb, por exemplo, tem 15 anos no livro. Na série ele deve ter uns 18/19 anos. Essa mudança ocorreu devido a classificação etária da tv, que não permite que crianças façam cenas de sexo e com muita violência, como as que existem no livro. A explicação do por quê de eles serem crianças no livro, você pode conferir na entrevista de George R.R. Martin concedeu ao Google e seu internautas. (Vale muito à pena assistir tudo! É maravilhosa e vai te explicar outras milhares de coisas que eu não conseguiria te explicar neste post!)

Algumas cenas que existem na série não estão presentes no livro (como a cena de Khal Drogo arrancando a língua de um homem com a boca. Sensacional!), mas a série é bem fiel ao livro, o que eu achei maravilhoso!!!


O livro tem 592 páginas, mas isso é mentira! O livro tem o dobro! As letras são em Times New Roman 9, ou seja, é mentira 592 páginas! Os capítulos são divididos por personagens, ou seja, em cada capítulo você tem a perspectiva de um personagem sobre o evento.


Se você é fã de Senhor dos Aneis e/ ou adora um bom jogo de estratégia. Leia!!!

Se você acha que é muito grande, veja pelo menos a série, pois ela é sensacional e você não vai perder muita coisa da história. E o que você perder, eu prometo colocar nas próximas resenhas. hehehe. 
Agora vamos começar o segundo livro...

Confiram a entrevista completa com George abaixo.





41 comentários

  1. Esse post está muito bom! Bem completo! Confesso que não tinha muito interesse na série, mas depois de ler a resenha fiquei bem interessada. O cara é um gênio!

    ResponderExcluir
  2. O que eu posso dizer desse post: Fantástico!!!
    Fantástico pq estou terminando de ler o livro e estou simplesmente apaixonada por ele e segundo pela ótima resenha, realmente é muito difícil a resenha desse livro pelas várias histórias paralelas.Parabéns!
    Concordo o livro não tem 592 páginas é o dobro, com aquele tamanho de letra são duas páginas de um livro normal rs.
    A série ainda não vi, mas gostei das curiosidades que vc colocou aqui, fiquei com vontade de assisti.
    E vamos ao segundo livro!
    bjss :)

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO esse livro, não tem palavras que digam o quanto gostei dele, lembro que quando fiz a minha resenha foi muito difícil, o livro é tão intenso, tão bem escrito que ÓH MY GOSH! Impossível de ser resenhado todo o seu bem, pelo menos eu não consegui. Mas você resenhou maravilhosamente bem, esta de parabéns.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu fico impressionada com o tamanho desses livros, eu ainda não li, mas um colega meu lê e fala sobre ele as vezes.. tipo, ele disse que o autor não foca a historia apenas em um personagem, disse também pra não se apegar muito aos personagens, porque a qualquer hora ele pode matar os personagens rsrrsrs

    ResponderExcluir
  5. Não diga pelo menos assista a série. Eu comecei a ver depois de ter avançado nos livros. E realmente ela é fantástica, mas os livros (não é simplesmente uma preferência livro/cinema livro/série) são absurdamente fantásticos e bem construídos.
    Mesmo que você leia devagar e leve um ano inteiro pra terminar. Vale a pena!

    Impossível não se torcer, se decepcionar e ansiar por mais.

    Adorei o post (gigante e totalmente apropriado para um livro gigante em conteúdo, não apenas em páginas).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto uma ou duas vezes o seriado, mas nunca intendo... A história é bem interessante, mas complicada para mim. Mesmo amandou muito todos as capas desses livros, não estão na minha lista de desejados... Mas amei o post/resenha explicativa :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post está incrível!
    Sim,assisti a série da HBO - Game of Thrones.
    Quem não entendia com certeza agora entendeu, o post explica muito bem.Legal o vídeo com o George R. R. Martin.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post e agora ja tenho uma boa ideia do que vou ler (qdo eu tiver coragem, pq nao é facil encarar essa serie com 1 bilhao de pagnas rsrsrsrs)
    Post gigante combinou 100% com o livro gigante ahahahahahaha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Uau, quanta informação! Preciso me programar para ler esse livro. O fato de ele ser grande (e não grosso) complica um pouco para mim, uma vez que leio nas conduções.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu AMOOOOO essa série!! (livros e tv) rs
    Terminei de ler o quarto livro e estou ansiosa para ler o quinto!
    Para mim uma das séries mais fantásticas que já li, sem dúvida está entre meus livros favoritos! É impossível não se envolver! :D
    E depois que vc lê o primeiro, não desgruda dos demais! Quer ler, quer ver o que acontece, tem vontade de matar o autor... hahaha
    Mas faz parte, George Martin é o cara! A escrita dele é sensacional!!

    Adorei a postagem!
    Beijos
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  11. estou enrolando na leitura desse livro há meses auhauaha
    um dia eu termino!
    amei o post, tão completo *-*

    beeeeijo!

    ResponderExcluir
  12. Morro de vontade de ler essa série!! *-* Mas fico adianto por ela ser tão enorme né!!As vezes bate a preguicinha >.< Amei a resenha riquíssima em detalhes oq me deixou com mais água na boca ainda ♥ Estou me segurando pra não ver o seriado pq pretendo ler os livros primeiro!!Todas as resenhas que leio são super positivas me parece uma leitura que depois que vc começa ela flui rapidamente!!Quero muito ler *-*

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Comprei mais kd a coragem pra ler afff

    ResponderExcluir
  14. Ualll!!! Resenha e post mais completo que eu já li sobre esse livro. Parabéns.
    Mas confesso que fiquei com um nó no cérebro sobre os reinos e tdo mais kkkk na verdade tenho tdos os livros, comecei a ler o primeiro, mas tda hora eu dormia. Então deixei ele na estante, para ler qdo tiver tempo...mas cadê o tempo? Qro ler um atrás do outro, tenho quase certeza que irei gostar (e como já ganhei tdos então não adianta tenho q ler kkk)
    Martin parece msm ser um gênio!
    Qro mto ler!
    Bjs
    Daiane
    http://www.nouniversodaliteratura.com/

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo A Guerra dos Tronos e é um livro simplesmente perfeito, adoro a forma como o George narra a história e os personagens tão complexos.
    Ansiosa pela 3ª temporada de GoT, ela promete! *--*

    ResponderExcluir
  16. Oi..

    No fim do ano passado adquirir toda essa série de uma vez só agora só tenho que ter tempo de ler.. Gostei muito da sua resenha me deixou com vontade de tirar o plastico do meu.. kkk

    ResponderExcluir
  17. Caramba! Esse post é bem completo heim *0*!!!!
    Amei os mapas, nunca tinha visto uma resenha os mostrando. Isso é legal para que as pessoas vejam mais do livro. E o cabeçalho das famílias é perfeito! Adoro essa série, os livros são ótimos, mas o tio Martin aí é um assassinoooo! xD
    Muito bom o post, linda a resenha! Completo para despertar o interesse e deixar o fã orgulhoso *-*

    ResponderExcluir
  18. OI, esse é realmente um post completo! Já estou lendo o terceiro livro da série chamado A tormenta das espadas, que por sinal é o maior livro que já li e o que vou ler.
    A historia é fantásticas as capas são fantásticas, pra quem não leu: corra agora pra comprar o seu!, porque vale a pena, sei que no começo você vai ficar desanimado por conta de ser grande, mas não pare! Sei que vai ser assim, com migo foi, ganhei ele de aniversário e olhei pra pessoa com cara de : SERIO MESMO!? Mas depois não consegui para !!!! RECOMENDADÍSSIMO.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Esse post está maravilhoso. Cheio de informações incríveis, ou seja, completo.
    Infelizmente ainda não li, nem assisti a série. Tenho muita curiosidade, e sinceramente não sei por onde começar, se pela série ou pelos livros. O fato é que essa leitura será obrigatória pra mim.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. O livro é uma leitura obrigatória. Tenho a oportunidade de ler o primeiro da saga, mas ainda não fiz e nem sei quando farei, mas farei. =D
    Também quero assistir a série. :)

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo o livros e estou amando a história e até já comprei o número dois.

    Estou achando a história simplesmente fantástica :D

    ResponderExcluir
  22. Esqueci de dizer que é uma resenha SUPER completa :D

    ResponderExcluir
  23. Já assisti a série da TV e adorei a história das terras e dos personagens tão incríveis. Agora sobre o livro, não tive oportunidade de ler ainda mas sei que é a melhor coisa que tem. Rico em detalhes e personagens. Estou admirada com seus comentários a respeito da história, não fazia ideia disso tudo. Preciso desse livro pra estar mais a par dessa série tão incrível.

    ResponderExcluir
  24. A série e a história parecem realmente bem complexas e interessantes, assim como esse post incrível *-*. Se eu tinha alguma dúvida se me aventuraria nessa maravilhosa série que é As Crônicas de Gelo e Fogo, não existe mais. Sua resenha foi completa e deixou qualquer amante de livros e séries com uma ânsia enorme de conhecer esse mundo mágico. Apesar do tamanho dos livros, sempre li comentários incríveis, falando o quanto a escrita do autor é boa e o quanto você fica viciado na narrativa, espero ler todos os volumes muito em breve *--*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não li o livro, não assisti a série.... poxa, estou perdida :(
    É com toda certeza que tenho vontade de ler o livro primeiramente, e estou louca para que essa oportunidade chegue. O mais legal desse post foram os vídeos que você postou, alimentando mais minha vontade de acompanhar a série, tanto em livros como na TV :)

    ResponderExcluir
  26. Adoro a serie, sou muito fã, entretanto não li os livros ainda, essa será minha proxima meta de leitura

    ResponderExcluir
  27. Uma das séries que mais quero ler. Apesar do tamanho do livro assustar muitas pessoas (quem já leu Senhor do Anéis sabe o que digo. xP ), está no topo da minha lista!

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não li a série completa, mas pelo que leio e conheço dela., deve ser ótima! O filme é muito bom, se for medir um pelo outro, os livros serão maravilhosos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Não assisti nada ainda sobre Guerra dos Tronos então sou a candidata perfeita para ler o livro. Fiquei super entusiasmada. Obrigada pela resenha! Abração! \0/

    ResponderExcluir
  30. A série é muitoo legal. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  31. Ahhhh tenho os 3 primeiros livros da série, quero comprar os outros logo logo.
    Para completar minha coleção, e todos do autor também.
    Com certeza uma obra que deve ser lida, fantástica e super bem escrita. Uma criatividade e inteligência na trama. =D

    ResponderExcluir
  32. Já tinha visto algo sobre a serie mais ainda não li o livro, achei bem legal parece ser uma boa serie.

    ResponderExcluir
  33. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  34. Tenho vontade de ler esse livro, mas pela quantidade de paginas da um desaniminho... Mas espero podo ler ele um dia.



    xx

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é perfeito ; Quando o vi na biblioteca, percebi que ele era um tijolo e fiquei com ânsia de compra-lo, mas eu comprei e não me arrependo; História , personagens e tudo perfeitos viss' ? #recomendo (:

    ResponderExcluir
  36. Tipo de livro que todos seres do mundo deveriam ler pelo menos uma vez na vida hahah Adorei a resenha realmente deixa todos com um água na boca para lê-lo, recomendo muito!!!

    ResponderExcluir
  37. Ainda não li, mas depois da resenha, estará, sem dúvida, em primeiro lugar da minha lista. Preciso muito desse livro e do HQ tbm! rsrs

    ResponderExcluir
  38. Ainda não li esse livro, porem esta na minha lista de leitura, além disso pelas resenhas que eu li em varios blogs diferentes é uma leitura muito incrivel!! *-*

    ResponderExcluir
  39. é o tipo de livro que no início você quer chegar logo no fim e no fim não quer que acabe

    ResponderExcluir
  40. Meu, tenho a coleção mas não tive animo pra ler. Vi um filme/episodio e não gostei muito. Mas sei bem que o livro é quase sempre melhor! Vou tentar qualquer dia desses...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥