28 de junho de 2013

Bruxos e Bruxas por James Patterson

Livro I 
Autor: James Patterson 
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632216
Ano: 2013
Páginas: 288
Classificação: 
No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

A única explicação que encontro para a Novo Conceito ter decidido publicar este livro é porque tem o nome de James Patterson na capa. 
A história começa promissora, com os irmãos bruxos sendo condenados à morte. Whist (a irmã) começa a narrar os fatos que os levaram até aquele momento. Essa foi a única parte boa do livro: começar pelo final. 
Isso instiga o leitor, mas as coisas boas param por aí. 

Primeiro ficamos perdidos com os acontecimentos: O que é a Nova Ordem? Como eles conseguiram chegar ao poder? Por que estão pegando todas as crianças e executando-as? Quem é o Único que é o único? Ele é o todo poderoso da Nova Ordem. Ok; mas como ele chegou a essa posição? Essas e muitas outras perguntas não serão respondidas, pois não existe aquele personagem que explica tudo pra você. A história é narrada pelos irmãos que estão tão perdidos quanto você

Isso sem falar dos outros mundos que surgem do nada e que ninguém explica. O que são os curvos? Os retos? A terra das sombras? Explicações muito superficiais...
Pra vocês terem ideia de como é o negócio: Whit esta na cela com sua irmã, quando ele encosta na parede e começa a pensar na namorada que esta desaparecida. De repente, ele percebe que seu braço esta literalmente dentro da parede. Ele resolve então colocar a cabeça na parede, e ao invés de conseguir ver o outro lado da parede, ele vê o mundo das sombras, ou seja, uma outra dimensão. Lá, ele encontra com a namorada que diz estar morta, e que aquele é o mundo dos mortos. Bizarro, mas ok. 

Tempos depois, a namorada morta aparece para ajuda-los a sair da prisão. Peraí... os mortos podem trafegar pelo nosso mundo? Eu pensei que fosse só no Halloween!!! (Brincadeirinha gente). 
Aí ela decide que a melhor forma de sair da prisão é atravessar um portal que os levará ao mundo das sombras e de lá arrumar outro portal pra sair. Mas... pra você ir pro mundo do mortos, você não tem que estar morto? Aparentemente não... qualquer um consegue entrar e sair de lá. Legal isso, não? Se você teve algum familiar morto pela Nova Ordem deve dar pra fazer uma visita pra ele no mundo das sombras, né? 
Ah! Tem mais uma coisa... todo mundo vê os fantasminhas. Não são só os bruxos. Todo mundo mesmo! Ou seja, a explicação pra que eles possam passar pelo mundo das sombras, ver fantasmas e tudo mais, não é porque eles são bruxos poderosos. 

Segundo, eles não fazem a menor ideia de como controlar seus poderes. Por que eles não tinham percebido que eram bruxos até aquele momento? Nada é explicado e eles não passam a controlar seus poderes para virarem os bruxos "donos do pedaço" e se vingarem da Nova Ordem. As coisas simplesmente acontecem quando eles estão com raiva. Ponto. Simples assim. 

Terceiro, em algumas partes, eu tive a impressão que perdi alguma informação. Sabe quando você esta lendo um capítulo e quando passa para o próximo percebe que está faltando alguma informação pra "linkar" um com o outro? Foi exatamente isso...

Quarto, o livro não tem fim! Mas não tem fim por que é um trilogia. Não tem fim mesmo!!!! Quando você pega livros como Divergente ou Jogos Vorazes, você percebe que apesar de haver mais história pra contar, existe um final (como nos filmes). Um ápice, onde dá gancho para o próximo filme (nesse caso o próximo livro). O final deste livro é abrupto! 
Até tem um preview do que virá nos próximos livros, com a revelação de que eles devem cumprir uma profecia, que consiste em passar por 5 etapas. A primeira das etapas é que eles devem passar por todos os universos paralelos que existem, ou seja, a cada livro você provavelmente será apresentado a uma nova dimensão, que deve ser pra confundir mais você. 
Outra etapa é que eles devem morrer, ou seja, você vai voltar para o inicio do livro, o ápice da história. Mas como essa é uma das últimas etapas a serem cumpridas, vai demorar pra chegar lá...

Ai vocês vão falar: "Caríssima blogueira, a senhorita esta muito afoita. Existem mais livros a serem publicados. Tudo será explicado ao seu tempo."
E eis que a blogueira lhe responde: "Concordo. Mas onde esta a vontade de querer descobrir o que vem por aí, depois que o autor me deixou sem nenhuma informação concreta... perdida... durante 288 páginas?!". 
Resposta: Enterrada a sete palmos do chão. 

O livro é totalmente sem pé nem cabeça. Chato. E não pretendo perder meu tempo lendo o restante dessa trilogia.
#prontofalei!

13 comentários

  1. Nosssaaa... não acredito nissooo... estava louca para comprar esse livro para ler logo, mas diante dessa resenha ele vai ficar para segundo plano. Vou comprar sim porque gosto de tirar minhas próprias conclusões... mas vai demorar um pouco porque vou dar prioridade a outros... nossa... rsrsrsrs gostei da sua resenha e total sinceridade... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Então, terminei de ler esse livro e também não gostei, concordo com tudo o que tu disse. Mas diferente de ti, eu pretendo ler a continuação para ver se melhora um pouco. Eu me decepcionei muito, acontecem umas coisas estranhas e bizarras e o pior não é isso, o pior é que não ganhamos explicação nenhuma! Aquele Único que é o Único é o que? aff, enfim, parabéns pela resenha!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira pessoa que eu vejo que não gostou =/ Estou perdendo as esperanças rs.

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero ler, já comprei, espero que eu goste mais do que você, hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Puxa eu estava tão ansiosa e com grandes expectativas com esse livro, decepcionei, pior que é a segunda opinião que vejo negativa :) Que pena.
    Agora é decidir se leio ou não pra ver se mais pra frente melhora.

    ResponderExcluir
  6. Vixi eu estava tão animada pra ler esse livro, por causa do nome achei que seria bem legal e interessante, agora não sei se quero ler ele não, pois odeio livros que não explicam as coisas, isso é muito chato.

    ResponderExcluir
  7. Jurava que esse livro era bom, por causa de toda divulgação que o NC fez. Tô falando comigo mesma nesse instante, não é possível que esse livro não seja no minimo razoável. Mas não vou desisti de ler, pois sou tão curiosa que tenho que ler pra ver como o livro é ruim. kkkkk (serio, já li alguns livros com esse intuito.)

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha, bem sincera. Ele parecia tão interessante que depois dessa até me desanimei. Oo'

    ResponderExcluir
  9. Então eu estou na metade do livro e estou achando bem chatinho também tanto que estou com dificuldade de terminar a leitura, mas talvez o livro seja pra criança por que pra mim parece isso

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Mariana,
    eu também espero que você goste mais do que eu...se bem, que todos que eu conheço que estão lendo este livro tem a mesma opinião que eu.
    =(

    ResponderExcluir
  11. Ebaaa, decepcionante ¬¬
    Mais um ¬¬
    É...com livros dele não me dou bem, imagina quando vejo mais um lançamento que não agrada? Eu levo pelo não agrada, porque já sei que vou odiar.
    Ou talvez não, só lendo mesmo...

    ResponderExcluir
  12. Poxa fiquei triste. Já tive uma experiencia ruim com o James Patterson (achei Lua de Mel bem mais ou menos) e agora esse livro estava querendo pra tentar mudar de opinião. Esse livro vai ficar pra próxima =/

    ResponderExcluir
  13. Nossa... eu estava super ansiosa para ler esse livro desde que o recebi. Achei o kit lindo e a capa incrível. Vou ler com as expectativas bem baixas..

    Beijokas da Mylloka :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥