3 de setembro de 2013

Histórias Extraordinárias por Edgar Allan Poe


Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Larousse do Brasil
ISBN: 8576351005
Ano: 2005
Páginas: 119
Classificação: 
Narrativas repletas de suspense, mistério e terror.
Uma carta roubada que causa um grande embaraço no mundo político. Uma mansão envolta em uma atomosfera de morte. Um gato preto que leva seu dono à perdição. Uma desavença entre dois amigos que resulta em uma terrível vingança. Um baile de máscaras cujo principal convidado é o destino. Uma farsa inocente na corte de um rei brincalhão que termina em tragédia. Um estranho inseto que leva a uma surpreendente descoberta.
Os contos de Edgar Allan Poe estão entre o que de melhor já foi produzido na literatura de suspense. A primeira e a última história deste volume ( A carta roubada e O escaravelho de ouro, respectivamente) sã narrativas policiais que influenciaram autores como Sr. Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. 

Quando fui apresentada ao Edgar Allan Poe, me disseram que ele era o percursor do gênero policial, e que influenciou dois grandes nomes da literatura inglesa: Agatha Christie e Sr. Arthur Conan Doyle. 

Como eu nem gosto dos livros dos dois autores... (só tenho a coleção completa de ambos), pensei com meus botões... "vou ter que ler tudo de Allan Poe também"

Comecei comprando este exemplar, onde são apresentados sete contos. Dois deles são policiais e os outros são de terror. Sim! Ele escrevia histórias de terror também!

Eu vou ser sincera. Amei as histórias de terror dele. Não é um terror como estamos habituados, com algum monstro que causa pânico nos personagens. É um terror psicológico. No lugar de um individuo normal em uma situação sinistra, ele coloca uma pessoa sinistra em uma situação normal. 

Não entendeu? Eu explico melhor... Os personagens de seus contos já são loucos!! O que ocorre com eles nos contos são situações comuns, como estar em uma casa durante uma tempestade e começar a ouvir alguns sons estranhos. Normal! Só que com uma pessoa louca, isso se transforma em um conto sensacional de terror!!

Bem, os contos são os seguintes: 
  • A carta roubada
Neste conto, uma carta com informações comprometedoras é roubada, e cabe ao detetive Duplin (exemplar de Poirot na versão francesa) descobrir onde a carta esta escondida, visto que a polícia revirou a casa do ladrão (um ministro) e nada descobriu. Duplin mostra que as coisas simples são as menos óbvias e que a carta estava bem debaixo do nariz de todos. 
  • A queda da casa de Usher
Um amigo resolve visitar um outro amigo que encontra-se muito doente. Acontece que a irmã desse amigo (gêmea) morre e uma tormenta começa a cair sobre a casa. Durante a tormenta, ele pega um livro e começa a ler para o amigo, e todas as coisas relatadas no livro passam a ser ouvidas pelos dois companheiros. Como termina? Vocês vão ter que ler o conto. 
  • O gato preto
Era uma vez um homem que amava os animais, mas depois de se entregar ao vício da bebida, ele muda radicalmente de comportamento tornando-se extremamente violento e passa a maltratar os aninais que tanto amava, e a esposa. Em um dia de descontrole, ele mata um gato que era muito afeiçoado a ele, inclusive arrancando-lhe um dos olhos. Depois de um tempo, ele encontra um outro gato na rua e percebe que este animal tem as mesmas características do que ele matou e com remorsos o leva pra casa. 
Em casa, ele acaba matando a própria esposa em outro acesso de fúria e decide esconder o corpo na parede (erguendo uma nova parede em volta do corpo). Dias depois, ele percebe que o gato sumiu e fica aliviado de ter se livrado da imagem que lhe trazia más recordações, quando a policia aparece procurando pela esposa desaparecida. Ao descerem ao porão, ele bate em uma das paredes e de repente surge um miado. Os policiais sem entenderem nada, tentam descobrir de onde vem aquele barulho e descobrem o gato emparedado junto com o corpo da esposa. A vingança do gato estava completa. 
  • O barril de Amontillado
Depois de uma briga sem importância, um amigo planeja a morte do outro. Para isso, ele leva o amigo até uma adega muito escura e longa com o pretexto de provar um novo vinho. Ao chegar lá, ele prende este amigo e ergue uma parede entre eles, ficando a observar o desespero do amigo ao perceber que esta preso. 
Será que o prisioneiro conseguirá se libertar? 
  • A máscara da morte vermelha
Um rei, fugindo de uma praga que assola seu reino, decide se trancar em um castelo com alguns poucos nobres e largar seu povo à morte enquanto ele dá festas e banquetes. 
Ele decide promover uma festa à fantasia; e no meio da festa aparece um ser com uma fantasia exatamente igual a peste que assolava o reino. Todos ficam horrorizados na festa e ao final eles descobrem que este ser na verdade é a morte, e que não há lugar para se esconder dela (por mais que você tente...)
  • Hop-frog
Conta a história de um rei que possuía um bobo da corte anão, coxo e muito feio. Depois de ser muito humilhado, o bobo da corte planeja uma terrível vingança contra o rei e seus ministros. 
O rei planeja uma festa a fantasia e o bobo sugere que ele utilize uma fantasia de gorila. Para fazer a fantasia, ele utiliza piche. No meio da festa, o bobo amarra o rei e seus ministros em um grande lustre no meio do salão, suspende-os e... o final dessa história você confere no livro. 
  • O escaravelho de ouro
Um homem encontra um escaravelho banhado a ouro. Durante muito tempo ele fica observando aquele estranho inseto e descobre que através dele será possível encontrar um tesouro perdido. 
Para ajudar nesta empreitada ele conta com a ajuda de um amigo e de seu velho escravo (que foi liberto, mas sem ter pra onde ir continuou ao lado do antigo amo). 
A caça ao tesouro acaba de começar e você esta convidado a ajudar a desvendar o mistério que existe por trás do escaravelho. 

Os meus contos favoritos foram "A queda da casa de Usher" e "O gato preto". E vocês? Quais gostaram mais?

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Edgar Allan Poe eu sugiro que você assista o filme The Raven (O corvo). 




19 comentários

  1. Oi, flor!
    Gosto bastante dos contos do Poe, mesmo achando que eles são muito cansativos para se ler tudo de uma vez. Agora, você revelou muito do enredo dos contos!
    Eu tenho uma seleção de contos dele e os que mais gostei foram O Gato Preto e O poço e o Pêndulo... Esse ultimo se você ainda não leu, precisa ler!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não gostar de contos me interessei pelo trabalho do autor já que gosto demais de policiais e terror...E Agatha Christie é minha diva do gênero policial *-* Tenho a coleção inteira ainda mas to caminhando rsrsrs
    Acho que vou arriscar ler algo dele !!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro ano passado porque peguei da biblioteca da minha escola, e adorei, é maravilhoso saber que foi Edgar que influenciou tando Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, mas continua influenciando muitos escritores, isso é muito bonito. E, haha, o meu conto favorito foi O Gato Preto
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha serei bem franca, eu não gosto de contos, li alguns, mas poucos me agradaram, não sei se iria ler!

    Quem sabe um dia dou oportunidade, pois gosto de terror!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  5. cara eu sou meio medrosinha pra alguns livros e não sei pq me sinto medrosa quando vejo livro do poe ashuashu
    mas acho q iria adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  6. O primeiro conto que eu li dele foi o Escaravelho de Ouro, virei fã imediatamente!! Esse é um livro que eu quero MUITO, não entendo com alguém poder não gostar dele.

    ResponderExcluir
  7. Adoro Poe e esse foi o primeiro livro que li dele.
    Acho que foi ai também que comecei a gostar muito desse tipo de leitura.
    Meus contos favoritos: A carta roubada, A queda da casa de Usher e O gato preto.

    ResponderExcluir
  8. Achei os contos bem interessantes. Gostei dos contos A queda da casa de Usher e O gato preto! Após ler as suas descrições das histórias acho que iria ficar com um pouquinho de medo durante a leitura. Ia ter que ler de manhã ou, caso lesse de noite, teria que assistir um desenho animado antes de dormir rs

    ResponderExcluir
  9. Edgar Allan Poe, tenho curiosidades sobre obras desse autor desde que eu vi The Following !

    ResponderExcluir
  10. Na verdade eu tenho um tremendo trauma desse Poe desde que vi um episódio da série Gilmore Girls onde uns homens faziam apresentações com corvos. Rsrsrs, muito maçante, desde então eu associei esse Poe a maçante e não me interesso por nada dele. Mas a verdade é que fiquei curiosa por esse livro, achei interessante ele colocar situações normais com pessoas malucas, isso foge totalmente do esperado. Fiquei realmente curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!!
    Confesso que nunca li nada dele,mas achei bastante interessante viu;Me acabei de rir imaginado o gato se vingando kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  12. Amo histórias de terror, mas infelizmente leio poucas, prometi que ano que vem adicionarei mais livros de terror na minha estante rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Edgar Allan Poe é o melhor na categoria terror. Amo, amo, amo e amo.
    A trama que ele cria é sempre fantástica e criativa - sou uma fã assumida. rsrsrs.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com muita vontade de ler esses contos! Principalmente para desvendar o mistério do O escaravelho de ouro, mas sou muito fraca para histórias de terror e não sei se aguentaria ler os outros :-( Mas parece ser bom mesmo

    ResponderExcluir
  15. Faz um tempão que tento ler algo do Edgar Allan Poe, mas não consigo por milhares de empecilhos. Se o cara influenciou dois dos grandes nomes da literatura de todos os tempos, já está mais do que aprovado. Espero finalmente conseguir ler seus contos.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Um escritor que influenciou Agatha Christie deve ser demais! Fiquei curiosa para ler "O gato preto", "O barril de Amontillado", "A máscara da morte vermelha".
    Tive a impressão que já ouvi algumas destas historias com pequenas modificações, como lends urbanas, principalmente esta do gato preto.

    ResponderExcluir
  17. Acho esses contos FANTÁSTICOS!
    Tenho alguns livros do autor aqui em casa e sempre recomendo.
    Essa temática é tão interessante, eu ao menos acho, eletrizante e tudo mais.
    Pena que algumas edições de colecionador são tão caras.

    ResponderExcluir
  18. Poe é um gênio do terror psicológico. Gostei bastante dos contos e pretendo lê-los.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo esse autor, assim como amo suspenses e mistérios!

    Tenho uma edição tao linda desse livro, capa dura, que todo mundo baba

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥