19 de setembro de 2013

Jogos Vorazes por Suzanne Collins


Livro I

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 400
Classificação: 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

O mundo já não é mais o mesmo. Após uma guerra e consequentemente, o fim da América do Norte, o governo, mais conhecido como A Capital, controla a mãos de ferro Panem. Um conjunto de doze distritos, onde cada um deles é responsável por produzir algo à Capital. 

A fim de mostrar que tem o controle sobre os distritos, a Capital criou o Jogos Vorazes. Uma competição anual onde um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos de cada distrito são escolhidos através de um sorteio e obrigados a lutar até a morte, até que apenas um dos 24 jovens reste com vida.

Katniss vive com sua irmã e sua mãe no distrito doze. Distrito responsável pela mineração e onde é muito comum pessoas morrerem em explosões nas minas, sendo esta a forma que seu pai faleceu. Katniss, por ser a mais velha e por ver sua mãe praticamente definhando após a morte de seu esposo, se sente responsável por colocar a precária comida sobre a mesa, fazendo caças que são proibidas e que os pacificadores fazem vistas grossas, já que se utilizam destas para comerem melhor. E é desta forma que ela consegue algum dinheiro para que não morram de fome.

O dia em que a Capital fará o sorteio para saberem os nomes dos escolhidos de seu distrito já está se aproximando, e tanto Katniss quanto sua irmã mais nova estão apreensivas, assim como todos no distrito, pois qualquer uma das duas pode ter o nome escolhido, mas Katniss tem fé que o nome de sua irmã não será sorteado, uma vez que este é o primeiro ano que seu nome entra na urna, diferentemente do dela que se encontra lá repetidas vezes. Mas o que elas não podiam esperar, era que o nome da irmã mais nova de Katniss, de apenas doze anos, fosse o sorteado e é num ato de desespero e a fim de proteger sua irmã, que Katniss se oferece para ir em seu lugar, mesmo sabendo que corre um grande risco de nunca mais voltar, já que faz anos que alguém do distrito doze venceu os jogos.

Junto com ela, também é sorteado um garoto, Peeta, o mesmo que um dia ajudou Katniss quando ela tinha certeza que morreria de fome com sua família. E desta forma, ambos do distrito doze são escolhidos e sabem que mesmo sendo do mesmo distrito, apenas um pode permanecer vivo.

Jogos Vorazes definitivamente possui uma das histórias mais incríveis e mais chocantes ao mesmo tempo. Afinal, ter a sacada de criar uma história em que jovens têm que literalmente se matar entre si e que isso é simplesmente uma forma de entretenimento para pessoas assistirem é realmente brilhante além de chocante, pelo simples fato de ver que pessoas se divertem ao assistir tal coisa.

Quem não leu o livro certamente já viu o filme, e como estou fazendo a resenha após já ter saído o filme, acho que vale fazer algumas comparações entre ambos.

Todos nós sabemos que o filme nunca é idêntico ao livro, por mais que os produtores tentem ao máximo fazer com que fiquem parecidos. O que posso dizer desta adaptação é que o filme é o resumo, do resumo do resumo do livro. Sim. A Katniss passa por muito mais situações difíceis e sofre o pão que o diabo amassou naquela arena. É claro que no filme nós podemos perceber que ela sofre e muito, mas nada comparado ao que ela verdadeiramente passa no livro. Para vocês terem uma noção, até surda de um ouvido ela fica, mas este é só um dos muitos detalhes que ficam de fora do filme.

Porém, o filme possui um ponto muito positivo e que por incrível que pareça, vence com relação ao livro, que é o fato de no filme, termos a visão de tudo o que está acontecendo durante os jogos, inclusive na Capital, coisa que não temos no livro. Isto porque o livro é contado em primeira pessoa pela Katniss e isso nos limita única e exclusivamente ao que ela vê, sente, passa e acha que está acontecendo, e isso é sem sombra de dúvidas um lado negativo do livro. Pois a todo tempo ela deduz que talvez tal coisa esteja acontecendo na Capital, mas não podemos ter certeza disto, já que ficamos limitados a visão dela. Certamente se o livro fosse contado em terceira pessoa saberíamos de tudo o que realmente acontece com todos os personagens, mas não é isso o que acontece e é nisso que o filme ganha muitos pontos, pois no mesmo, podemos saber o que verdadeiramente se passa na Capital durante os Jogos. Com isso, o que tenho a dizer sobre ambos é que de uma forma ou de outra o livro e o filme se completam, pois no filme podemos ter uma visão que não temos no livro e no livro também sabemos de muitas coisas que não acontecem no filme.

A resenha de Em Chamas entrará aqui no blog antes do filme, pois quero lê-lo antes do mesmo, coisa que não consegui fazer com Jogos Vorazes. Logo, não poderei fazer tais comparações, mas acredito que eles irão seguir a mesma linha. Pelo próprio trailer de Em Chamas, já podemos perceber que teremos uma visão geral do que acontece e não só do que a Katniss acha que está acontecendo, mas também já sabemos que muita coisa do livro ficará de fora do filme. Com isso, por mais que tenham gostado do filme que é verdadeiramente bom, leiam os livros. Muito mais coisas acontecem e valem a pena serem lidas, além de certas coisas eles terem literalmente mudado com relação ao livro. Me pergunto inclusive como eles farão para reverter tal mudança.

E que venha Em Chamas...

Um beijo!

17 comentários

  1. cara eu não quero ler esse livro, não adianta essa história não me desce a garganta xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme e amei..Meu Box dos Jogos Vorazes deve estar chegando por ai e não vejo a hora de lê-los deve ser angustiante viver em um mundo como de Katniss DEUS ME LIVRE rsrsrs
    Pretendo ler EM CHAMAS antes de ver o filme também!!
    Essa trilogia pelo que me parece é bem envolvente, sinto que chorar um pouquinho ao lê-la rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler Jogos Vorazes (me mata!), e nem assisti ao filme (melhor, assim as emoções com a leitura serão naturais haha).
    Acabei de pedir o livro emprestado para meu amigo, porque SIM, eu preciso lê-lo =)

    Beijinhos, já estou seguindo ^___^
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  4. ADORO a trilogia Jogos Vorazes. Quando peguei o primeiro volume para ler, passei 2 dias lendo direto, pois não conseguia desgrudar rs
    Vi o primeiro filme e é como vc mesma disse, é o resumo do resumo do livro. Mas foi bom ter uma noção de como seria o campo de batalha.

    ResponderExcluir
  5. Jogos Vorazes é um dos meus livros favoritos, quer dizer, a trilogia toda <33, assim que peguei esse livro pra ler não queria mais largar, na época não estava com a continuação em mãos e foi muito sofredor isso, sério! De fato o filme é um resumo do livro, sempre que vejo um filme e leio o livro antes acho ruim, já quando leio o livro depois acho o filme bom, rsrsrs. Mas enfim, pegue logo Em chamas, você não vai se arrepender, Peeta é super apaixonante. É ou não é??

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não o li o livro, mas assisti o filme ( e não me conformo de ter visto primeiro, porque gostei muito, e tenho certeza que o livro deve ser centenas de vezes melhor).
    Pelo visto o filme é bem resumido mesmo, eu achei que ele sofreu pouco pra quem tava competindo em um jogo mortal... Ai quero muito ler logo os livros!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua resenha.Acredita que eu nunca li o livro ou assisti ao filme???

    ResponderExcluir
  8. Sou muito suspeito pra falar de "Jogos Vorazes", pois sou fã incondicional da trilogia. Achei que o filme, mesmo não mostrando tudo o que acontece, é muito fiel ao livro. Nem preciso falar o quão ansioso estou para o lançamento de "Em Chamas".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Uma das melhores trilogias que existem !
    A continuação é maravilhosa, EM CHAMAS é o melhor livro ! Não dá para parar de ler...
    Final CHOCANTE...aguardo esse filme enternamente ! #chegalogonovembro

    PS: Comparando com todos livros que estão virando filmes, achei Jogos Vorazes MUITO fiel ao livro, fiquei bem satisfeito.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, só vi o filme, só pelo filme já achei o máximo e como o livro é sempre melhor, minha expectativa está alta!

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  11. Yayy mais uma na família thg :p Sou super fã da trilogia e você vai amar Em Chamas, a maioria prefere esse. Que bom que gostou e eu adoro o filme, ele realmente complementa o livro

    ResponderExcluir
  12. Jogos Vorazes é um dos meus livros favoritos, confesso que demorei a ler o último livro da trilogia adiando a despedida de personagens que me conquistaram. Além disso, Jogos Vorazes realmente tem uma história incrível e chocante ao mesmo tempo. Quanto ao filme, concordo com vc, resumo do resumo mas ótimo.
    Agora estou mega ansiosa por Chamas :)

    ResponderExcluir
  13. Nunca li Jogos Vorazes, acredita? =(
    Poxa, fico muito triste com isso pois amei o filme e sei que amaria muito mais o livro.
    Quero muito comprar o box em breve \o/
    Agora tenho que tentar diminuir minha lista de leituras né KKK

    ResponderExcluir
  14. Meu primeiro contato com Jogos Vorazes foi através do filme, amei e estou doida para ler o livro. Você tocou em um ponto importante... no filme temos uma visão geral dos fatos. Também pretendo ler Em Chamas antes do filme.

    ResponderExcluir
  15. O filme é realmente muito bom para quem não leu o livro, acho que faltou muita coisa importante e não gostei de como o filme retrata o Peeta, aquela cena dele jogando o pão para a Katniss como se ela fosse um cachorro é revoltante. Uma cena importante, pois foi o momento em que katniss conseguiu força para seguir em frente. As cenas finais da arena não vale nem comentar.
    Adoro os livros da série e jogos vorazes é meu favorito.

    ResponderExcluir
  16. Não li essa série ainda nem assisti ao filme porque quero ler primeiro, hehe. Sou louca para ter essa trilogia, mas ainda não consegui comprar.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto demais de distopias, e esse livro é bem eletrizante!

    Amooo! hehe

    sério, é uma leitura que eu recomendo a todos =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥