10 de outubro de 2013

Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios... por Pedro de Camargo

Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632940
Ano: 2013
Páginas: 192
Classificação: 
Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.

Você sabia que o seu período mestrual afeta a sua decisão de compra? Que existem técnicas sensoriais que estimulam o seu desejo pelo consumo? 
Se você não tem a mínima ideia sobre o que eu estou falando; ou se todos os meses fica impressionada com a fatura do seu cartão de crédito... você deveria ler este livro. 

Esse livro é um mix de pesquisas científicas focadas no cérebro humano e como ele reage a diferentes estímulos com as pesquisas sensoriais que os publicitários usam a exaustão para propiciar um ambiente adequado para que você estoure o limite do seu cartão de crédito. 
Nada que esteja relacionado a um produto é por acaso. Da embalagem até o local em que ele se encontra. Tudo é planejado pela equipe de marketing. 

Reparem bem...
Já perceberam que os produtos mais caros sempre estão na altura dos seus olhos na prateleira dos supermercados, e que os produtos mais baratos estão sempre próximo ao chão? 
Ou que os produtos essenciais, como arroz, feijão e carnes ficam sempre nos fundos do mercado? 
Quem já notou um cheirinho agradável de baunilha quando entrou em uma loja de roupas? Ou uma música ambiente que dependendo da loja pode ser relaxante ou bem animada? 
Tudo isso tem um por quê. 
Se você, assim como eu, estudou publicidade, provavelmente já sabe algumas das respostas dessas perguntas. 

Se você não faz a menor ideia do por quê, poderá encontrar as respostas para essas e muitas outras perguntas que você nem fazia ideia de que deveria se questionar, nas páginas deste livro. 
Pedro de Camargo abriu o baú de segredos dos publicitários!!
Todas as coisas que eu escutei na minha faculdade, foram explicadas minuciosamente para que o público consiga entender as estratégias utilizadas pelo comércio para conseguir estimular o consumo e para que você não volte a ser iludida a cair na tentação de gastar mais do que deve com coisas que não precisa. 

Tá. Mas por que na capa do livro diz que a culpa é dos hormônios?
Porque os hormônios são tudo galera! As mulheres irão me entender perfeitamente. 
Quando estamos de TPM, ficamos naturalmente mais deprimidas. Nessa época, tendemos a ter o desejo por doces (especialmente chocolates) aumentado. Por que? 
Simples. Quando ingerimos chocolate, nosso organismo libera dopamina, o hormônio do prazer. E esse hormônio também é produzido quando fazemos... compras. 

No livro são explicadas, através de várias pesquisas científicas, como funciona o nosso cérebro e como temos nossas decisões afetadas pelos hormônios que estamos produzindo em determinados momentos (como na fase pré-mestrual) e como tomando consciência de que estamos passando por uma fase de desequilíbrio hormonal, podemos gerir melhor nossos gastos. 
Funciona mais ou menos assim...
Lá na época da pré-história, não tinha comida disponível e farta para todo mundo. Por isso, nosso cérebro se desenvolveu para: 
1. Recolher o máximo de comida disponível e tentar estocar. Por isso, quando vamos ao supermercado hoje, compramos milhares de coisas que não vamos consumir. Instintivamente, é o nosso cérebro com o medo pré-histórico de faltar comida.
2. Quando conseguíamos comida, precisávamos comer o máximo possível, pois não sabíamos quando seria a próxima refeição. Por isso, quando vamos a uma churrascaria ou em self service comemos desesperadamente, até sairmos rolando do local. É o nosso cérebro, mais uma vez, nos mandando um sinal de alerta pre-histórico. 

Acontece que nós não estamos mais na pré-história. O homem se desenvolveu culturalmente, mas seu cérebro não. 
Eu sei. Ficamos mais inteligentes, mas as funções biológicas e químicas do seu cérebro são as mesmas dos seus ancestrais, pois mudanças biológicas levam milênios para acontecer; mudanças culturais acontecem em apenas décadas! Nosso cérebro não esta conseguindo acompanhar...
E não pense que é só o cérebro que esta perdendo a corrida evolucionista!!! Pense bem. Pra que serve o apêndice hoje? Se fossemos tão desenvolvidos como pensamos, não teríamos mais essa parte do corpo que só serve pra inflamar atualmente. É mais um resquício da nossa demora evolucional.  

O livro não aborda apenas compras de sapatos e roupas, mas todos os gastos desnecessários que fazemos na sociedade que vivemos. Em cada final de capítulo, o autor dá um resuminho e dicas de como superar a tentação. 

As páginas foram bem trabalhadas pela editora, que colocou pequenos aminoácidos nos rodapés das páginas e letras um pouco maiores que as convencionais nos textos, o que facilita a leitura. Apesar de ser cheio de pesquisas científicas que comprovam os argumentos do autor, o livro não é maçante, e a leitura flui com facilidade. Mas isso não quer dizer que você vai passar uma página atrás da outra. Você precisa prestar atenção e absorver o que esta sendo dito ali. Senão, sua fatura vai continuar alta! 

Esse livro é Indicado para alunos e profissionais de publicidade, marketing, psicologia e consumidores compulsivos. Se você se encaixa em uma dessas categorias, leia esse livro! Se você compra de vez em quando e fica com aquele arrependimento depois, esse livro também irá lhe ajudar a atender por que isso acontece com você. 

É um livro mais indicado para mulheres, mas se você, homem, quiser ler, poderá passar a entender melhor sua esposa/namorada e parar de brigar com ela todas as vezes que ela chega em casa com um novo par de sapatos. 
Ela sabe que já tem 30 pares! Mas a culpa não é dela!!! A culpa é dos hormônios...


18 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas
    fiquei com vontade de ler, parece ser uma leitura bem
    leve e agradável

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hum...Não é meu estilo de leitura e eu não leria =S
    O assunto é interessante mas não tenho paciência pra esses autos...
    Achei a capa engraçada rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. AMEIIII, confesso que a sua classificação me desanimou um pouco... Mas amei sua resenha... E adorei sobre o dicionario da publicidade hahaha

    Seguindo seu blog, adoraria te ver lá no meu...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  4. O ciclo menstrual pode afetar na hora de comprar? preciso avisar isto para o meu pai urgente, ele vai ter que me entender, rsrsrs
    Não conhecia este livro, mas deve ser bom e útil.
    Beijos.
    Seguindo, se puder visitar meu blog :)

    Rafa Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa parece ser bem interessante mesmo. Eu já estudei sobre isso, e realmente a gente se deixa enganar bem fácil pelas técnicas que influenciam a compra. mesmo eu não me considerando uma leitora compulsiva em relação a quase tudo, sapatos e chocolate e livros é um caso a parte haha. Ainda bem que a culpa é dos hormônios uahsuah

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que você é publicitária Natália, quero fazer faculdade de publicidade e tal, morro de curiosidade pela profissão. Mas mudando o foco do comentário que é o que realmente importa, não sou fã de livros desse gênero e pra ser sincera não me interessei muito não, acho que é o tipo de livro que se temos curisidade basta procurar no google, rsrsrs. Mas sim, comprar é bom demais! o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me formei em Jornalismo Gabriela, mas, enquanto fazia a faculdade, eu "puxava" várias matérias de publicidade. Com isso, eu já fiz metade da faculdade de publicidade também. Em 2014 pretendo termina-la.

      Excluir
  7. Quando li a resenha deste livro não pude deixar de pensar em 'Os delírios de consumo de Becky Bloom'... Enfim, parece ser um livro interessante, que nos ensina a consumir de acordo com o que nós realmente precisamos e confesso que acho que estou precisando ler rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece interessante mas não sei se leria. Porém confesso que vi algumas semelhanças kkkkk.
    Meu problema é o chocolate e os livros, meu marido que o diga :)

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de livros com a temática da obra, mas com o trabalho da editora, e o design fiquei bem curioso quanto a leitura, sua resenha me deixou mais curioso ainda e acho que vou ler sim o livro, para entender um pouco mais sobre o consumismo rsrs *--*

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha. Adorei a resenha! Realmente, acho que as mulheres quando estão de TPM, procuram saciar o nervosismo e tensão do período menstrual com algo... e aí é que o cartão de crédito explode. Acho o Pedro de Camargo um amor de pessoa (me respondeu de forma super carinhosa quando entrei em contato com a NC), e acho a proposta do livro super interessante (por mais que eu nem goste desse tipo de leitura, viu). Acho que pros estudantes de Publicidade é um prato realmente cheio! E, eu, consumista como sou... tô louca pra ler esse livro e ver se aprendo a me controlar mais. Hahaha. Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Não me encaixo em nenhuma das alternativas, mesmo assim me deu vontade de saber mais sobre esse livro...

    ResponderExcluir
  12. Não faz muito o meu gênero, mas agora quando eu comprar além da conta vou culpar os hormônios kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ser um tema sério, só o título já me faz rir. Pois agora o que vai ter de gente culpando os hormônios, rs.
    Enfim, tenho este livro e tentarei ler o mais breve possível (Não tão breve assim), pois tenho tantos para ler =/ Enfim... acho que o livro é para homens também, muitos homens na verdade. Pois o que eu conheço de rapaz comprando tudo por impulso (Vai em loja de games para ver, até parcelar em 9872654 vezes parcelam, rs).

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente. Não sei se iria ler o livro, ele tá com cara de auto ajuda e fujo da maioria deles...hehehehehe

    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  15. Esse livro nao me chamou muita atenção nao, tentei gostar dele mas no momento nao me agradou muito, quem sabe futuramente eu nao o leia.


    xx

    ResponderExcluir
  16. Confesso que desde que vi esse livro, não me interessei. Apesar de ter uma narrativa mais fluida, simples e nada maçante, continuo sem me interessar. Fico com a impressão de ler algo mais técnico. Enfim, esse eu passo!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. A ideia é bem interessante. Gostaria de ler e tentar entender alguns deslises meus. rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥