3 de novembro de 2013

A Bruxa de Near por Victoria Schwab

Autora: Victoria Schwab
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201673
Ano: 2013
Páginas: 240

Classificação: 
Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...

Lexi Harris vive na cidade de Near com sua irmã mais nova, Wren, e sua mãe. Sua casa fica localizada onde termina a vila e se inicia o páramo*, lugar que as pessoas acreditam que só as bruxas e os caçadores podem viver. Após a morte de seu pai, nada parece estar completo como antes e só ela sabe a falta que faz suas histórias contadas com tanto amor. Tudo em sua rotina é perfeitamente igual, assim como todas as noites quando conta histórias para sua irmãzinha dormir, até certa noite, quando vai apagar as velas para se deitar, Lexi vê através de sua janela uma forma estranha bem a sua frente. Ela tem certeza que é alguém, mas como poderia se este "alguém" se desfaz como se fosse feito de vento bem diante de seus olhos?

Como a vila é pequena, qualquer notícia se espalha de forma rápida, com isso, logo pela manhã há rumores de haver um estranho na vila, uma vez que isto não é normal, pois ninguém aparece em Near desta maneira e não há uma única pessoa que todos não conheçam. Porém, nas noites seguidas ao surgimento deste estranho que ninguém sabe quem é e onde se enconde, crianças começam a desaparecer e é claro que associam o estranho ao desaparecimento das crianças.

Lexi, ansiosa para conhecer alguém diferente... Alguém que não seja de sua vila, tenta de todas as maneiras encontrar este estranho que todos vêm culpando, pois além de querer conhecê-lo, quer ter certeza se é mesmo ele quem está raptando as crianças de suas camas durante a noite, até que consegue finalmente encontrá-lo, mas não consegue obter suas respostas. Certa noite, indo procurar alguma pista sobre os desaparecimentos, Lexi acaba encontrando com o estranho, que nada mais é do que um garoto, perto da casa de uma das crianças desaparecidas. Lexi fica com pé atrás, mas sente em seu coração que ele não é o culpado, pois seu pai sempre lhe ensinou a confiar na sua intuição. Este garoto que todos chamam de estranho e que Lexi chama de Cole, se oferece para ajudá-la a encontrar as crianças e juntos tentam de todas as formas entender como as crianças têm sumido sem ao menos deixar rastros. Mas é quando a noite fica mais escura do que deveria, que o vento parece cantar uma estranha canção e a sussurrar o seu nome, que Lexi percebe que as histórias que não só ela, mas que todos os jovens e crianças cresceram ouvindo sobre a Bruxa de Near podem não ser simplesmente só histórias.

Eu particularmente gosto muito de histórias que envolvam bruxas. Principalmente quando envolvem lendas de bruxas e os personagens descobrem que tudo vai muito além de simples histórias, e A Bruxa de Near retrata exatamente isso. Ao iniciar a leitura e perceber que se tratava de personagens que moravam em uma vila, fiquei um pouco receosa que a história fosse parecida com outras que já li e que envolviam pessoas que viviam em pequenas vilas, mas tive o prazer de me surpreender e ver que a história possui algo único.

O livro é contado em primeira pessoa por Lexi que se mostrou uma garota corajosa, que enfrenta seus medos assim como tudo e todos em busca de seus objetivos. Em nenhum momento há devaneios da personagem ou algo do tipo e isso sem sombra de dúvidas é um ponto positivo do livro. A leitura fluiu muito bem e a história não possui furos. O que fez com que o livro não recebesse nota máxima foi o romance entre Lexi e Cole que na minha opinião, se desenvolveu de uma forma forçada. Em um momento, temos dois jovens que sequer se conhecem direito e logo depois, dois jovens que se amam. A autora tentou justificar este amor repentino, mas não me senti muito convencida. Também tenho que comentar que como sempre, a Planeta está de parabéns devido ao capricho que possui com todos os seus livros. A capa é linda, a tradução e a diagramação estão impecáveis assim como a revisão, e as folhas são amareladas.

A Bruxa de Near, assim como bem diz em sua orelha, é uma parte conto de fadas, parte história de amor assim como possui um suspense bem denso durante toda a sua leitura. Também é uma história sobre o medo. Seja de bruxas, seja de seus próprios fantasmas. Para quem curte histórias com todos estes toques, este é o livro recomendado.

*Páramos são planaltos desérticos encontrados a grandes altitudes, principalmente em cadeias montanhosas como os Andes e no México, inexistentes no Brasil.

18 comentários

  1. Ai adorei!
    Gosto muito de historias com bruxas mas tem sido dificil de encontrar algum, principalmente que a historia seja boa.
    Gostei da capa do livro e ja estava interessada. Sua resenha so aumentou minha vontade em ler o livro. Agora quero descobrir quem tem levado as criancas e que lenda sobre as bruxas eh essa contada para as criancas da vila.
    Parabens pela resenha.
    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha e fiquei louca de curiosidade com o livro. Adoro histórias sobre bruxas, e realmente lembre os contos de fada.
    Mas também me fez lembrar do filme A garota da capa vermelha, e não só por causa da capa, mas pela resenha e sinospe do livro.
    É um livro que eu vou amar ler se tiver a oportunidade, mas que não tenho pressa em fazê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro e estou um pouco indecisa sobre ter me interessado ou não pela leitura. Você ressaltou alguns pontos bastante positivos para livros me conquistarem e outros que são decisivos para eu decidir ler ou não.
    Contos de fadas não são meu forte e na verdade, não tenho um gênero preferido (claro que algumas leituras são mais prazerosas que outras), mas o que define isso é a história e a escrita. Em "A Buxa de Near", senti que a autora pode ter deixado algumas coisas soltas e por isso esse romance entre Lexi e Cole ficou meio vago.
    Digamos que darei uma chance ao livro assim que eu tiver a oportunidade, mas não entrará para as minhas prioridades.

    ResponderExcluir
  4. Olá Laisy!
    Sou apaixonada por livros contados em primeira pessoa, só por esse ponto o livro já me conquista, rs.
    A capa desse livro é maravilhosa!
    E a sua resenha foi a primeira que li do livro, e confesso que me encantei :)
    Parece ser um livro realmente envolvente. Denso, como você mesmo isso, mas sinto que irei amar!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Ótima resenha. Parabéns, uma resenha bem escrita que me prender. Fiquei interessada no livro, mesmo não sendo tão fã de fantasia.

    A capa é realmente linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei!!!
    Estava na espera de uma resenha desse livro, adoro histórias de bruxas mas estava com um pouco de receio, agora que deu pra ter uma ideia melhor com certeza não vou deixar passar essa leitura. A capa é linda!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie, ultimamente tenho lido algumas histórias de bruxas e esse livro me conquistou com a sinopse. Acho que a história é interessante, envolvente e instigante.
    A capa é maravilhosa também!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!!
    Bruxas também são meu forte e a historia me parece ser bem envolvente e exitante!!
    Adorei essa capa achei muito charmosa!!
    Um bom mistério deixa tudo mais interessante!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Noossa adoreii!
    Parece ser um daqueles livros que te prende do inicio ao fim.
    Quero ler.

    ResponderExcluir
  10. Se eu te falar que faz um bom tempo que nao leio nada que envolva bruxa tu acreditas?! Acho que faz anos, gostei da historia parece ser muito boa e a narrativa tambem; Adorei a capa, espero poder ler logo!



    xx

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha Laisy, desde que vi o lançamento lo livro estou muito ansioso para lê-lo e tenho muitas expectativas ao seu respeito e oque me atraiu logo de cara, foi a estética maravilhosa de A Bruxa de Near, essa capa é linda e meu desejo só aumenta com uma premissa tão boa. Como já disse, sua resenha me agradou bastante e o livro que recebeu quatro estrelas, pra mim ficou com gostinho de cinco e a obra é mais que desejada *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não fui conquistada pela estória.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Olá Laisy!! Tudo bem??
    Adorei o tema do livro, adoro tudo que envolve mistério, bruxas e o sobrenatural! E esse livro parece ótimo! Fiquei muito curiosa sobre a história, me interessei muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei a capa desse livro, amooo contos de fadas e amooo histórias com bruxas, sempre tem um pouco de mistério, suspense e claro são envolventes. Gostei muito da sua resenha, e com certeza vou ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Então esse livro é recomendado pra mim, pois gosto de suspense, sobrenatural, mistério, e personagens que são fortes. Nada de mimimis adolescentes e chatos, ou jovens que não se sentem parte do mundo em que vivem. A pena é que muitos autores inventam de colocar romances que poderiam muito bem não existir. Qual o problema das personagens serem amigas até o final?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Como adoro livros que envolvem sobrenatural com mistério e suspense, com certeza essa leitura seria uma boa pedida!
    Sua resenha me prendeu,imagina o livro!
    Parabéns pela resenha tão maravilhosa!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  17. Ainda teimo em falar que essa menina é a cara da Katy Perry KKKKKKKKKKKK me lembra muito, enfim.
    Temáticas assim, foram poucos que li e gostei da maioria. Sempre me agrada. Por isso, esse é um dos meus desejados desde o lançamento. Uma pena não ter ganhado nota máxima =)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥